ASN RN
Compartilhe

Aplicativo auxilia produtores na gestão dos negócios rurais

Após maratona promovida pelo Sebrae e a Startupdays, solução criada pela equipe “Cabritas” para auxiliar o planejamento e gestão do agronegócio foi anunciada como a grande vencedora da competição
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Parnamirim – Marcando a retomada dos eventos presenciais na Festa do Boi, o Sebrae Rio Grande do Norte, em parceria com a Startupdays, promoveu o Hack Inova Agro, entre os dias 13 e 20 de novembro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O evento envolveu diversos profissionais, estudantes e empreendedores com o objetivo de encontrar soluções e gerar insights para os desafios do agronegócio no Rio Grande do Norte e em todo Brasil. Ao todo, seis equipes participaram e desenvolveram soluções em torno de três dores comuns aos produtores norte-rio-grandenses. 

O desenvolvimento de um aplicativo para ajudar produtores a melhorarem a gestão e o planejamento das suas atividades garantiu à equipe “Cabritas” o primeiro lugar na maratona. Composta pela engenheira da computação e empreendedora, Luana Wandecy, a publicitária Carla Mendes e a administradora, Natália Dantas, a equipe apresentou a melhor solução para os desafios enfrentados por produtores rurais. “Quando falamos no cenário do agro no RN e no Brasil, é preciso ter em mente que grande parte vem de geração em geração cultivando e produzindo com base em conhecimentos passados de pai para filho ou levando em conta experiências do dia a dia. Mas nós entendemos que a partir de pequenos ajustes mais técnicos, essa produção pode ser potencializada gerando mais emprego e renda para o estado”, explicou a líder do grupo, Luana Wandecy.

Pensando nesse contexto, as “Cabritas” desenvolveram um aplicativo capaz de gerar insights poderosos e de fácil interpretação aos gestores e produtores do agronegócio, usando como recurso principalmente imagens. “Quando trabalhamos na solução, pensamos em um público que de certa forma ainda é receoso em relação à tecnologia. Principalmente por não ter isso ainda tão inserido no cotidiano. A gente queria que eles percebessem valor e pudessem utilizar a solução com facilidade”, explicou Luana.

A Analista Técnica do Sebrae, Jéssica Sena, esteve durante toda a maratona acompanhando as equipes participantes e destacou a importância do alinhamento das dores e soluções com a real necessidade dos produtores. “Além da mentoria e da programação pensada para auxiliar no desenvolvimento das soluções, tivemos vários momentos para incentivar o diálogo direto com os produtores presentes na Festa do Boi. Isso, sem dúvidas, foi fundamental para conhecer melhor o cenário do agronegócio do estado e as necessidades dos produtores, de forma que melhores soluções fossem desenvolvidas”, explicou Jéssica.

O diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, entregou a premiação às primeiras colocadas e ressaltou a dedicação e a entrega de todos os participantes do Hack Inova Agro. “Independente do resultado, é muito gratificante ver a dedicação de todos trabalhando com o objetivo de encontrar soluções inovadoras, através de tecnologia, criatividade e colaboração, que possam promover o desenvolvimento do setor do agronegócio no estado”, destacou João Hélio.

A cerimônia de premiação do Hack Inova Agro aconteceu no espaço Agência Sebrae Festa do Boi com a entrega de computadores e mochilas para os integrantes da equipe em primeiro lugar, mochilas e smartphones para a equipe em segundo e Amazon Alexa Echo Dot para os classificados em terceiro. O primeiro inova Agro teve como equipes vencedoras:

1° lugar: Cabritas

2° lugar: Rusticus

3° lugar: Jerihackers