ASN RN Atualização
Compartilhe

Exposição apresenta modelos de veículos elétricos para descarbonização do setor

A exposição faz parte da programação. do Go!RN que também realizou um desfile dos veículos pelas ruas de Natal e debateu o processo de transição energética no setor de mobilidade.
Por Laís Maia - Especial GO!RN 2023
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Os potiguares que ainda não conheciam tiveram a oportunidade de ver de perto veículos que não requerem combustíveis fósseis ou outras substâncias emissoras de gases poluentes para funcionar. Os modelos foram expostos no GO!RN na Mostra de Veículos Elétricos e Híbridos, que apresenta veículos das fabricantes Starvolt, Renault, Shineray e Volvo , além do primeiro buggy elétrico do Brasil, projetado pelo SENAI-RN. As opções não ficam restritas somente aos automóveis. Patinetes, triciclos e até bicicletas também já podem ser movidos à eletricidade.

A exposição faz parte das celebrações do Dia Potiguar da Mobilidade Elétrica, que também colocou a inovação e a sustentabilidade em movimento com a denominada ‘Volta Elétrica’, uma iniciativa organizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. A Volta Elétrica foi realizada neste sábado (4) e engajou a população da cidade em um desfile de veículos elétricos e híbridos. Os veículos fizeram um percurso simbólico da sede da instituição até o Centro de Convenções, onde acontece o GO!RN.

As opções não ficam restritas somente aos automóveis. Patinetes, triciclos e até bicicletas também já podem ser movidos à eletricidade. Fotos: Moraes Neto

A Mostra de Veículos Elétricos e Híbridos apresentou as últimas novidades do setor e atraiu os olhares e interesses do público participante do evento, no Centro de Convenções de Natal. A Starvolt foi uma das expositoras da Mostra de Veículos, trazendo sua expertise de seis anos no mercado de veículos elétricos. A montadora, sediada no Parque Industrial de Macaíba com loja em Natal, exibiu a moto elétrica SV-2, com motor de 3.000 Watts e autonomia de 90km, e a SV1, com motor de 2.000 Watts e 140km de alcance. Completando sua linha, a Starvolt apresentou um veículo 3×1 com motor de 350 Watts e autonomia de 40km.

O representante nacional da Starvolt, Ricardo Vasconcelo, enfatizou a crescente aceitação dos veículos elétricos e a projeção de expansão no setor, alinhados a um movimento global.

“Estamos presenciando uma tendência mundial que se consolida a cada dia. Já existem países, como a Noruega, que deram um passo decisivo rumo à sustentabilidade, proibindo a venda de novos veículos a combustão e adotando exclusivamente os elétricos”, ressaltou Vasconcelos.

-

Entre os modelos, está o buggy elétrico, o primeiro do Brasil e produzido no estado.

O SENAI-RN exibiu o primeiro Buggy elétrico brasileiro, projetado para uso nas dunas e fabricado em Parnamirim pela empresa Selvagem. Resultado de um projeto iniciado em 2021 com colaboração alemã, o veículo possui autonomia de 80 a 100km, atinge 120km/h e tem motor de 60cv.

Para o coordenador técnico do projeto do Buggy elétrico (CTgás), Davinson Rangel, o desenvolvimento do Buggy elétrico simboliza um avanço para o turismo sustentável e atende a futuras regulamentações ambientais.

“O desenvolvimento de veículos elétricos, como o Buggy que já é um ícone turístico do nosso estado, é um passo adiante para um turismo sustentável. Com a proibição iminente da entrada de veículos a combustão em destinos como Fernando de Noronha, a partir de 2025, nosso Buggy elétrico não só serve ao turismo local mas também se alinha com uma visão de sustentabilidade para veículos leves.”

Perspectivas da mobilidade elétrica

Além da exibição de veículos elétricos, a programação do GO!RN abordou temas cruciais sobre o futuro da mobilidade. Um dos destaques foi a palestra “O cenário da mobilidade urbana elétrica no mundo e no Brasil: Desafios e Oportunidades”, apresentada pelo gerente de Vendas da PG Prime/Volvo, Vanderson Oliveira, e pelo consultor técnico comercial do Grupo WEG, Roberto Wagner.

Um dos temas abordados na palestra foram as vantagens financeiras e a experiência aprimorada de dirigir um veículo elétrico. “O custo de manutenção de um carro elétrico é significativamente menor do que o de um veículo a combustão. Adicionalmente, no Rio Grande do Norte, benefícios como a isenção do IPVA contribuem para a economia anual dos proprietários de veículos elétricos”, explicou o gerente de vendas da PG Prime, Vanderson Oliveira. O especialista também destacou que os veículos elétricos oferecem uma condução silenciosa e respostas imediatas, o que eleva a segurança e a experiência ao dirigir.

Sobre o GO!RN

Maior evento de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital, o GO!RN aconteceu nesta sexta (3) e sábado (4) no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. Realizado pelo Sebrae-RN e mais 40 correalizadores do ecossistema de inovação, o evento ofereceu vasta programação com conteúdos e experiências aos aficionados e fãs da tecnologia e inovação.

O GO!RN 2923 é promovido pelo Sebrae e pelos seguintes correalizadores: LIGA CONTRA O CÂNCER, JA Rio Grande do Norte, Jerimum Valley, RN Júnior – Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte, PONG, Darkwaves, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN, GDG, Prefeitura do Natal, Metrópole Parque, Seahub Coworking, FIERN – Sistema Indústria, Potiguaras Valley, ITNC -IFRN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, FERN, CDL Jovem Natal, GruPy-RN, Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX | RN, PHP-RN.

Também são correalizadores do evento a Comunidade SaltValley, AGIR – Agência de Inovação da UFRN, Universidade Potiguar – UnP, Funpec, WiE, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), OWASP Natal, Potilivre, Pyladies, SETIRN – Sindicato das Empresas de Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, LIDE RN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Banco do Nordeste, Women Techmakers (WTM), DevOpsDays, SESI Robótica, ERIRN, Liga Ventures, Poti Ventures, Grupo Rede+, ShiftT, FI Boost, Avati Aceleradora, Troposlab e WOW Aceleradora.