ASN RN
Compartilhe

Ficro celebra 35 anos como vitrine da economia e negócios de Mossoró e região

a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro) celebra 35 anos, dedicados ao fortalecimento da economia regional e se consolida como vitrine de novos negócios
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Mossoró – Maior feira multissetorial do Rio Grande do Norte, a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro) celebra 35 anos, dedicados ao fortalecimento da economia regional e se consolida como vitrine para o estímulo à geração de novos negócios em Mossoró e cidades vizinhas. O evento reúne centenas de expositores dos mais diversos setores econômicos da indústria e do comércio mossoroenses e evidencia o protagonismo dos negócios locais. A programação teve início na quinta-feira (26) e segue até domingo (29), na Estação das Artes Elizeu Ventania, das 18h às 22h.

Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), a Ficro teve a abertura oficial nesta sexta-feira (27), no espaço dedicado à Agência Sebrae. Durante a cerimônia, que celebra as três décadas e meia do evento, autoridades políticas e representantes de entidades parceiras ressaltaram a importância da feira para o crescimento da economia mossoroense.

O Sebrae no Rio Grande do Norte, idealizador da feira, é parceiro na realização da Ficro. Em seu discurso, o diretor superintendente, José Ferreira de Melo Neto, enalteceu o papel decisivo do evento como impulsionador econômico regional.

“Nós criamos a Ficro em 1988, e seguimos firmes como parceiros na realização da feira 35 anos depois, sempre trazendo inovação nas ações que realizamos no evento, que é um verdadeiro celeiro de inspiração para empreendedores e indutor econômico na região. É um orgulho para nós que fazemos o Sebrae poder contribuir para o crescimento do evento”, frisa.

Força das parcerias

O presidente da Acim, Nilson Brasil, agradeceu aos parceiros presentes à abertura do evento, e relembrou a evolução da Ficro ao longo das mais de três décadas de atividades.

“Eu fico imensamente feliz em ver o quanto a feira cresceu nesses 35 anos, e o quanto estamos contribuindo para o crescimento da economia, para a criação de mais negócios. Mas nada disso seria possível sem os nossos parceiros, que ajudam a fazer da Ficro a maior feira do Rio Grande do Norte”, enalteceu.

Segundo a organização da Ficro, cerca de 30 mil pessoas devem visitar a estrutura da feira, que ocupa toda a extensão das Artes Elizeu Ventania. São 140 estandes e expectativa de R$ 22 milhões em negócios realizados ao longo dos quatro dias de evento.

Vitrine aberta

Presente à abertura do evento, o diretor Técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, avalia que o evento se configura como oportunidade para empreendedores que desejam fortalecer a marca e ampliar os negócios. Ele ressalta as ações desenvolvidas pela Agência Sebrae no evento como diferencial para o crescimento empresarial.

“Os anos têm nos mostrado o quanto o Sebrae faz a diferença na vida das empresas que apoiamos. Uma feira como essa ajuda a evidenciar as empresas que aqui expõem e isso faz uma grande diferença nos negócios pela visibilidade gerada aqui, na Agência Sebrae, ou nos estandes espalhados na feira. De forma concreta, isso constrói um diferencial competitivo e fortalecimento da marca no mercado”, pontua.

Para o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ao reunir em um só local os mais diversos setores da indústria e do comércio local, a Ficro é uma representação da pujança da economia mossoroense.

“Temos aqui 140 estandes ocupando toda a Estação das Artes, com empresas que apresentam seus produtos e serviços de muitos setores diferentes. Uma prova do quanto a economia de Mossoró é forte e representativa para o Rio Grande do Norte”, ressalta.

Também estiveram presentes à abertura oficial do evento representantes políticos estaduais, federais e lideranças de entidades classistas.

Agência Sebrae

Dentro da estrutura da Ficro, a área destinada à Agência Sebrae contempla uma série de ações desenvolvidas pelo Sebrae RN para empreendedores de Mossoró e região, nos quatro dias de feira. O espaço conta com passarela onde, diariamente, são realizados, desfiles de moda com produção autoral de marcas locais.

Também há exposição das peças em estandes para comercialização. Dez empresas participam da iniciativa: Arremate, Nanda Shoes, Básico Básico, Maria Mar, Haraflor, Bruna Monique, X-Tribes, além da Fitness com Amor, Syrillus e Lisli. No desfile desta sexta-feira (27), apresentaram suas novas coleções as marcas Maria Mar (moda praia), Haraflor e Bruna Monique, do município de Pau dos Ferros.

Além do segmento da moda, a Agência Sebrae na Ficro realiza ações voltadas à gastronomia, com funcionamento de quatro estabelecimentos destinados à alimentação (O Mirante da Serra, Estação Café, U7 Hamburgueria e a Mamute Komburguer), e dois representantes do segmento de bebidas: Cachaçaria Fulô do Mato e a cervejaria artesanal É o Fraco. Todos funcionarão no local até amanhã (29).