ASN RN
Compartilhe

Fórum discute compliance e qualidade nas oficinas de costura potiguares

Promovido pelo Sebrae e Instituto Riachuelo, o Fórum de Boas Práticas reuniu nesta terça-feira (19) proprietários de oficinas de costura do RN para discutir com Grupo Guararapes protocolos de qualidade a serem adotados pelas unidades industriais
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Natal – As ações para melhoria dos produtos e das relações com os colaboradores como estratégia competitiva foram alvo dos debates do Fórum de Boas Práticas do Encadeamento Produtivo. Promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o Instituto Riachuelo, o evento reuniu, nesta terça-feira (19), empreendedores da área de oficinas de costura que fazem parte da cadeia de suprimentos do Grupo Guararapes no estado. Especialistas do grupo ministraram palestras envolvendo questões de compliance e padrões socioambientais. O evento contou com a presença dos diretores do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (Superintendente) e João Hélio Cavalcanti (Técnico), o diretor industrial da Indústria Guararapes, Jairo Amorim, do presidente do Instituto Riachuelo, Gabriel Kanner, do presidente da Associação Seridoense de Confecções – Asconf, Janúncio Nóbrega, de representantes do Senai-RN, consultores especializados e empresários do segmento de confecções.

O Fórum de Boas Práticas integra as ações e Projeto de Encadeamento Produtivo, desenvolvido pelo Sebrae e o instituto. O programa estipula uma série de capacitações, workshops e oficinas temáticas, que serão realizadas ao longo deste ano para trabalhar temáticas, como melhoria do processo produtivo, gestão de pessoas, finanças, planejamento estratégico e a área de sustentabilidade Segundo a gestora estadual do projeto, Verônica Melo, o Encadeamento Produtivo tem como objetivo desenvolver os pequenos negócios do setor de confecções, visando o pleno atendimento aos requisitos da cadeia, possibilitando a ampliação dos negócios, através da melhoria da competitividade das empresas envolvidas em toda a cadeia.

-

Competitividade

Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a parceria entre o Sebrae, o grupo Guararapes e, mais recentemente o Instituto Riachuelo, é essencial para o encadeamento produtivo com as 107 oficinas de costura instaladas no estado. “Estou convencido que o que faz o Pró-Sertão ser uma referência nacional e ter todo esse êxito aqui no nosso estado é a parceria entre o Sebrae, o Senai, a Guararapes e o Instituto Riachuelo com as oficinas de costura”, afirma Melo.

O presidente do Instituto Riachuelo, Gabriel Kanner, destacou que o Pró-Sertão inclui na cadeia produtiva da Guararapes 107 oficina de costura instaladas em todo o estado. “Apenas ano passado, foram injetados mais de R$ 70 milhões no interior do Estado através das oficinas. Esse é o maior programa privado de distribuição de renda do Rio Grande do Norte e com certeza um dos maiores do Brasil”. Segundo o executivo, em um ano de existência do instituto, as ações têm gerado frutos no RN, referindo-se aos projetos desenvolvidos em parceria com o Sebrae que vão além do Pró-Sertão. “São projetos, como o do bordado e do artesanato, que estamos desenvolvendo, e o Agro Sertão para retomada da produção de algodão. É emocionante ver produtores rurais, que há 30 anos não plantavam, hoje plantando o algodão. Essa vai ser mais uma fonte de renda para famílias do interior”, prevê Gabriel Kanner, agradecendo a parceria do Sebrae nessas iniciativas.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, falou da importância da capacitação ao participar do fórum. “Quando falamos de qualidade e boas práticas, isso faz com que ganhemos competitividade e aumentemos a nossa relação com a âncora [Grupo Guararapes]. Isso é estratégico para o desenvolvimento das empresas. Hoje o Rio Grande do Norte é um polo quando falamos em oficina de costura. Todos os empresários são dignos de reconhecimento e de aplausos. Nós [o Sebrae] queremos e iremos fortalecer ainda mais aquilo que vocês estão desenvolvendo”, assegurou o diretor.

Para Jairo Amorim, diretor industrial do Grupo Guararapes, o programa é um orgulho para a empresa e é uma referência hoje no Brasil. “Nós ganhamos com isso porque sempre cuidamos das pessoas que trabalham nesse programa. Por isso, a gente trouxe para esse fórum dois temas fundamentais, que são as boas práticas e compliance , essa palavra que está muito em moda mas que eu resumo dizendo que é a tendência de respeitar os direitos dos trabalhadores para além do que está previsto em lei”.

Temáticas

-

Isso porque o Fórum de Boas Práticas abordou dois assuntos essenciais para o sucesso do encadeamento produtivo: compliance e qualidade do produto. O primeiro foi apresentado pelo coordenador da Gestão de Cadeias da Riachuelo, Raphael Figueiredo, que falou sobre Auditoria nos Padrões Socioambeintais. Em seguida, a gerente da Unidade de Controle Interno e coordenadora do Compliance do Sebrae-RN, Tâmara Melo, mostrou as práticas de compliance da instituição. Sobre qualidade do produto falou o gerente do Grupo de Qualidade da Riachuelo, Rodrigo Favero.

O presidente da Associação Seridoense de Confecções (Asconf), Janúncio Nóbrega, destacou a importância do encadeamento produtivo para fortalecer toda a cadeia do setor de confecções no Rio Grande do Norte, tendo como principal parceiro o Grupo Guararapes e o Sebrae como um grande apoiador . “O entrosamento entre as oficinas e a indústria Guararapes é essencial para melhorar todo o processo de produção, porque compartilhamos ideias e informações garantindo a eficiência da produtividade”, afirma, lembrando que nos tempos atuais a qualidade é essencial, independentemente da classe à qual os produtos se destinam. Daí a importância da inovação em todo o processo produtivo.

Ao final do evento, ocorreu uma mesa redonda com os diretores Zeca Melo (Sebrae-RN), Jairo Amorim (Guararapes) e os empresários Anny Fabíola (Grupo Medeiros) e Zeca Araújo (Zaja Confecções), com a participação especial do presidente do Instituto Riachuelo, Gabriel Kanner.