Natal – O encerramento do GO!RN 2023 no sábado (4) trouxe um desafio adicional para os correalizadores do evento, que precisam conceber uma próxima edição que seja igual ou superior a deste ano. O evento superou todas as expectativas da organização. A relevância dos conteúdos abordados, a diversidade de palestrantes, a estrutura montada e a multiplicidade de áreas interrelacionadas atraíram um público superior a 10,4 mil pessoas durante os dois dias, ultrapassando as estimativas iniciais de 8 mil visitantes. O maior evento de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital ocorreu nos últimos dias 3 e 4, no Centro de Convenções de Natal.
O GO!RN 2023 registrou mais de 16 mil inscritos e mais da metade compareceu ao local. Ultrapassar a marca de 10 mil visitantes é um feito e tanto para um evento gratuito, que geralmente tem uma expectativa de público menor do a que os eventos pagos. A explicação para o sucesso vem do coordenador geral do GO!RN, Carlos von Sohsten, que atribui à qualidade dos conteúdos propostos, organização e a oportunidades de conexão com outros empreendedores.
Foram mais de 250 atividades oferecidas aos participantes, entre palestras, painéis, oficinas e outras atividades, que apresentaram novidades e tendências, além de discutir temas ligados a áreas, como inovação, tecnologia, negócios inovadores, sustentabilidade, impacto social, games, programação, robótica, startups e universo geek.
“O público veio, o público se engajou e participou ativamente da programação. A maioria das atividades teve palcos superlotados, pessoas participando dos painéis motivadas pelo conteúdo que estava sendo apresentado. As experiências proporcionadas pelo evento também tiveram um papel importante na atração do público, e, nesta edição, o evento teve uma adesão muito grande de todos os envolvidos”, comemora Carlos von Sohsten.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, prestigiou o evento e também fez considerações positivas, afirmando que a iniciativa contribui para o desenvolvimento de Natal. A prefeitura está entre os correalizadores do GO!RN.
“A edição deste ano superou todas as minhas expectativas. Sabia que seria um evento muito participativo, mas não esperava esse acolhimento, essa participação, essa presença que vemos aqui, com milhares e milhares de pessoas. Superar 10 mil participantes, realmente é um feito que merece o aplauso e o reconhecimento de toda a população. Quero parabenizar ao Sebrae e também nos parabenizar por estarmos contribuindo com essa iniciativa”, elogia o prefeito.
Para Álvaro Dias, eventos como o GO!RN trazem divisas e desenvolvimento para a capital potiguar, já que a divulga as inovações tecnológicas e contribui, de uma maneira direta, para o fortalecimento da economia e desenvolvimento da cidade. O prefeito também fez uma avaliação do ecossistema de inovação de Natal.
“Acredito que o nosso ecossistema de inovação está num bom patamar, dentro das possibilidades, mas podemos avançar mais. No que for preciso, a Prefeitura vai contribuir para que isso aconteça. Estamos à disposição para discutir e também para elaborar novos projetos e novas parcerias com o Sebrae e com outras instituições. Acreditamos que o futuro da cidade de Natal depende muito disso, da inovação e da sustentabilidade”.
Bate Papo – Carlos von Sohsten, coordenador do GO!RN.
ASN-RN – Essa edição do GO!RN já vinha com a promessa de ser um evento marcante, o que se confirmou pelo recorde de público. Que avaliação o senhor faz após o encerramento?
Carlos von Sohsten – A minha avaliação é a melhor possível. Acho que o evento superou todas as nossas expectativas. Foram 10,4 mil participantes, quando a gente falava em um público de 8 mil pessoas. Tivemos 16 mil inscrições no total. Então, o público veio para o evento, o que não é comum. E eventos gratuitos, sempre têm uma quebra muito grande entre o número de pessoas que se inscrevem e o que comparece ao evento. E essa edição mostrou que esse número pode ser menor do que a média.
ASN-RN – O senhor acredita que o GO!RN foi positivo também na visão de quem esteve presente, seja como visitante ou expositor?
Carlos von Sohsten – Conversei com diversos patrocinadores e expositores. Todos demostraram que estavam muito satisfeitos e que valeu a pena estar no evento. Empreendedores também, inclusive o empresário Adriano Caetano, proprietário da Superone, uma startup local, relatou que o GO!RN abriu portas para o negócio e ficou impressionado com o potencial do evento e que visualizou três possibilidades de parcerias. Por isso, creio que todos esses depoimentos e resultados indicam um alto nível de satisfação.
ASN-RN – Na sua avaliação, qual será o maior desafio para a edição de 2024?
Carlos von Sohsten – O desafio será justamente esse: entender como vamos fazer essa edição de 2024. Porque o evento precisa se consolidar. Não pode se transformar todos os anos, nem pode crescer de forma indiscriminada. Mas precisa estar adequado às necessidades do ecossistema. Essa edição nos mostrou que esse ecossistema adere a um evento desse porte, um megaevento. No entanto, não podemos cair no entusiasmo e querer colocar um monte de coisa no GO!RN, pois isso pode desfigurar toda essa construção que vem sendo feita desde 2016. Então, acho que será um desafio, que a gente já começa a trabalhar nesta semana. Vamos avaliar e conversar com os correalizadores para já pensar em 2024 e entender realmente qual é o próximo passo e o tamanho desse passo para garantir a continuidade e o sucesso, de forma que o GO!RN se torne um evento realmente perene, trazendo a cada ano a renovação para o nosso ecossistema.