ASN RN
Compartilhe

GO!RN reúne Nordeste em Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto

O evento, que acontece nesta sexta-feira e sábado, tem como objetivo principal, ampliar o debate sobre as perspectivas e os reflexos do impacto da atuação dos negócios no Nordeste.
Por Especial GO!RN 2023
ASN RN
Compartilhe

Natal – Como parte da programação do GO!RN 2023 foi aberto na manhã desta sexta-feira (3), no Centro de Convenções de Natal, o Fórum Nordeste de Investimentos e Negócios de Impacto. O evento tem como objetivo principal, ampliar o debate sobre as perspectivas e os reflexos do impacto da atuação dos negócios, com visão socioambiental nessa nova economia, as fontes alternativas de investimentos e o papel da inovação tecnológica nesse cenário no Nordeste brasileiro.

:O encontro reuniu integrantes do ecossistema de impacto social do Nordeste. O superintendente do Sebrae deu boas vindas aos participantes. Fotos: Moraes Neto.

Promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, o fórum reúne os principais atores do ambiente de negócios de impacto de todas as regiões. A abertura contou com a presença da governadora do estado, Fátima Bezerra, dos diretores do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (superintendente) e João Hélio Cavalcanti (técnico), autoridades municipais e estaduais, além de representantes de instituições parceiras e empreendedores de negócios de impacto.

A governadora externou a importância do fórum para o segmento e explicou o motivo de o Rio Grande do Norte ter sido escolhido para sediar o encontro, que Fátima Bezerra considera um marco histórico para os negócios de impacto socioambiental.

“Não é por acaso que o primeiro Fórum Nordeste está sendo realizado exatamente no Rio Grande do Norte. É pelo pioneirismo. O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado onde nasceu o marco regulatório voltado para esse tema tão importante. Ainda no primeiro ano do primeiro mandato, em 2019, criamos e sancionamos a Lei 10483, instituindo a política estadual de investimento em negócio de impacto social. Depois criamos o Comitê estadual de Negócios e Investimentos de Impacto Social, sempre em parceria com o Sebrae, que nos trouxe as propostas”, frisou a governadora.

Durante o fórum ocorre uma série de debates entre governos estaduais e sociedade civil para a proposição de políticas de impacto socioambiental positivo na região. Dentre eles, a relação da política pública dos negócios e investimentos de impacto com o mercado, destacando as experiências no Brasil e em outros países.

Também participaram da abertura do fórum, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, a Coordenadora geral de Economia Verde e de Impacto da Secretaria de Novas Economias do MDIC, Heloísa Moreno, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a presidente da AGN, Márcia Maia, o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Jeová Lins de Sá, a coordenadora do Parque Tecnológico Augusto Severo, Angela Paiva e o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo.

Debates juntos, sociedade e estado

A coordenadora geral do Fórum e gerente na Unidade de Desenvolvimento Rural e Negócios de Impacto do Sebrae RN, Mona Paula Nóbrega, explica que o encontro representa uma grande oportunidade para um debate inédito entre governos e a sociedade civil para a proposição de políticas de impacto socioambiental positivo que contribuam para impulsionar uma economia mais inclusiva e regenerativa.

Um dos debates mais concorridos ocorreu numa mesa redonda sobre o ecossistema de impacto e os desafios socioambientais do país e do Nordeste brasileiro com os empreendedores que atuam com foco no impacto socioambiental no Nordeste. Também entrou na pauta das discussões os Editais Impacta RN e Regenera, ambos lançados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. Também foi lançado o Mapeamento Sebrae Startups de Impacto Socioambiental.

Nestes dois dias, empreendedores, governos, aceleradoras, incubadoras, empresas e outros participantes estão discutindo os desafios do segmento com o objetivo de promover recomendações de políticas públicas para o desenvolvimento dos negócios de impacto e a criação de um ambiente normativo favorável à multiplicação destes empreendimentos A programação do Fórum prossegue até este sábado (4) na sede do Sebrae, no bairro de Lagoa Nova, aonde ocorrerão discussões mais técnicas entre os participantes do evento.