Natal – Um dos instrumentos de fomento a iniciativas culturais e negócios criativos do estado, o Edital de Economia Criativa 2021 do Sebrae no Rio Grande do Norte será aberto para inscrições na próxima sexta-feira (30). Todos os detalhes dessa chamada pública serão repassados um dia antes, na tarde desta quinta-feira (29), durante a solenidade de lançamento oficial do edital. O evento está programado para as 17h, com transmissão ao vivo via canal da instituição no YouTube (www.youtube.com/SEBRAERN).
Além do anúncio das categorias e os valores que serão fornecidos para cada projeto selecionado, o lançamento vai contar ainda estreia do documentário “Outras Conexões”, dirigido e produzido pelo escritor e cineasta potiguar Carito Cavalcanti, que será exibido durante a live. O material reúne imagens e depoimentos dos autores dos projetos contemplados no edital do ano passado. Para marcar a abertura do Edital de Economia Criativa 2021, o Sebrae realizou ao longo desta semana uma série de transmissões diárias para aquecer a classe artística e cultural potiguar e dar um novo ânimo ao segmento, culminando com a abertura do edital na sexta-feira (30).
“Durante o lançamento, vamos falar sobre as principais características do edital e apresentar a landing page da Economia Criativa. Por meio dessa página, será possível enviar as dúvidas sobre o edital. Vamos ainda oferecer duas capacitações para quem desejar elaborar um projeto. Essas são algumas das novidades desta edição”, adianta a gestora estadual do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Ana Maria Ubarana.
As inscrições estarão abertas desta sexta-feira (30) até o dia 30 de maio e neste período, os inscritos poderão acessar a página da Economia Criativa do Sebrae-RN, participar de capacitações gratuitas sobre Canvas e Como elaborar um vídeo para a apresentação de um projeto, além de encaminhar dúvidas sobre o edital. O 7º Edital de Economia Criativa do Sebrae tem como principal objetivo o estímulo ao empreendedorismo cultural, promoção e fomento de iniciativas na área da economia criativa, aquecendo assim essa cadeia produtiva. Até o ano passado, o Sebrae já tinha investido um montante de R$ 2,12 milhões destinados, através desse tipo de edital, à valorização de novos produtos, serviços, bens culturais e patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte.
O Edital de Economia Criativa do Sebrae já está inserido no calendário de incentivos culturais do Rio Grande do Norte e acumula diversos projetos de sucesso, apoiados com esses recursos. Uma das principais características dessa chamada pública do Sebrae é que os recursos são destinados ao pagamento dos fornecedores de cada projeto, e não diretamente ao autor do projeto. Isso facilita a prestação de contas ao final, uma vez que todos os pagamentos ocorrem ao longo da execução do projeto. A verba serve para cobrir parte das despesas apresentadas na planilha, exposta no momento da inscrição, conforme o valor da cota e a natureza da despesa.