ASN RN
Compartilhe

Cajuína Potiguar conquista mercado com apoio do movimento Feito Potiguar

Iniciativa fortalece produção local e amplia visibilidade da marca de Severiano Melo no cenário estadual
Por Daísa Alves
ASN RN
Compartilhe

Diretamente de Severiano Melo, no Alto Oeste potiguar, a Cajuína Potiguar tem ampliado sua presença no mercado estadual após a adesão ao programa Feito Potiguar. A empresa foi uma das contempladas com o Selo Feito Potiguar durante o lançamento oficial do movimento na região, realizado em Pau dos Ferros, no mês de junho. Até agora, a iniciativa já reconheceu 101 empresas do Rio Grande do Norte, contemplando segmentos como agronegócio, alimentos e bebidas — incluindo produtores rurais, artesanais, agroindústrias e indústrias.

A Cajuína Potiguar é uma bebida artesanal feita a partir do suco natural de caju clarificado, sem adição de açúcar, água, gás ou conservantes. Segundo Marcos Maciel, proprietário da marca e contador por formação, a ideia de produzir localmente surgiu do desejo de agregar valor ao seu cultivo de caju, até então comercializado in natura para supermercados e indústrias.

Após um período de pesquisas e testes, Marcos iniciou a produção experimental da bebida. Com apoio do Sebrae-RN, consolidou seu negócio e obteve o registro no Ministério da Agricultura, dando início à comercialização. Mais recentemente, tem contado também com o apoio do Feito Potiguar para ampliar a inserção da marca no mercado.

“Meu produto só era conhecido entre amigos e na região. Através do Feito Potiguar, consegui divulgar e expor minha cajuína, fazer com que o consumidor tivesse a oportunidade de conhecer um produto de qualidade, provar e aprovar. Hoje entrego a cajuína em diversos comércios, e isso só foi possível a partir do movimento”, relata Marcos.

Entre as oportunidades conquistadas, ele destaca a participação no Festival Gastronômico de Martins, viabilizada pelo Feito Potiguar. No evento, além de expor o produto, a bebida integrou os dois pratos vencedores do concurso gastronômico. “O primeiro lugar usou a Cajuína Potiguar como ingrediente no preparo, e o segundo teve a bebida como acompanhamento do prato”, cita.

Marcos recebe o certificado do selo Feito Potiguar das mãos do diretor operacional Marcelo Toscano (á esquerda) e do gerente da Agência Sebrae Alto Oeste Renato Gouveia (à direita). Foto: Ceará Fotos

A partir dessa visibilidade, a Cajuína Potiguar passou a ser comercializada em Natal, Caicó, Mossoró e Severiano Melo. Em breve, iniciará uma parceria com uma distribuidora para atender rotas na Região Metropolitana de Natal, no Alto Oeste e na Costa Branca. Atualmente, a produção é de 500 garrafas por dia — podendo chegar a 1.000 — e deve aumentar para atender à crescente demanda, segundo Marcos.

O empreendedor avalia que o interesse pelo produto se deve, em grande parte, ao fato de ser uma fabricação pioneira no Rio Grande do Norte, especialmente diante da forte procura por alimentos naturais. Apesar de a produção artesanal exigir tempo e cuidado, o que limita sua entrada em grandes redes, a marca já se prepara para representar o estado no 1º Concurso Nacional de Degustação de Cajuína, em novembro, em Fortaleza.

Apoio aos pequenos negócios

Ralph Cavalcanti, analista técnico da Agência Sebrae de Pau dos Ferros, explica que a instituição tem apoiado Marcos em ações voltadas para acesso a mercados, possibilitando sua participação em eventos estratégicos para a promoção e comercialização da bebida.

“O Sebrae não só apoia iniciativas de regularização de produtos, como também desenvolve ações de promoção e comercialização por meio de feiras e exposições. Avaliamos sua trajetória como positiva e com perspectivas favoráveis de crescimento, sobretudo por valorizar produtos não alcoólicos que refletem nossas características de territorialidade”, destaca Ralph Cavalcanti.

Marcos já participou, com apoio do Sebrae, do lançamento do Feito Potiguar em Pau dos Ferros, do Festival Gastronômico e Cultural de Martins 2025 e, recentemente, da EXPOAP — Exposição Agropecuária de Apodi.

Sobre o Feito Potiguar

O Programa Feito Potiguar é uma iniciativa do Sebrae-RN, em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern), a Federação do Comércio (Fecomércio) e a Federação das Indústrias (Fiern). Conta ainda com o apoio institucional da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e do Governo do Estado. A ação integra uma estratégia ampla de fortalecimento da economia regional, estimulando a produção local e promovendo a conexão com os mercados consumidores.

  • CAJUÍNA POTIGUAR
  • Feito Potiguar