ASN RN Atualização
Compartilhe

Cenário potiguar de games evidencia crescimento no GO!RN 2024

Com área dedicada para jogos locais, robótica e e-Sports, evento reforça o uso de games na educação e promove debate sobre desafios na produção de jogos
Por Especial Go!RN 2024
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Assim como nas edições anteriores, o GO!RN 2024 conta com uma área dedicada a games e temas relacionados. Neste espaço, os visitantes podem participar de palestras, explorar o universo da robótica, experimentar jogos desenvolvidos por potiguares e até vivenciar a experiência imersiva de um planetário. Além disso, o espaço abriga a Arena de e-Sports, onde será realizado um campeonato de games promovido pela Federação de eSports do Rio Grande do Norte. O evento acontece até amanhã (21), no Centro de Convenções de Natal.

No Palco Games, as discussões começaram com temas como RPG e sua conexão com a psicologia, além de explorarem as tecnologias de realidade aumentada e virtual. “Um dos principais focos é o uso educativo dos jogos, destacando seu grande potencial na área da educação. A mensagem é muito interessante, pois une jogos, tecnologia e ensino, e o público tem participado ativamente”, explica a coordenadora do espaço e trainee do Sebrae-RN, Marea Graciano.

O PONG (Potiguar Indie Games), grupo de desenvolvedores de jogos do RN, também está promovendo uma programação especial dentro do GO!RN 2024. “Este ano estamos apresentando 33 jogos, todos desenvolvidos por pessoas do Rio Grande do Norte. Esses jogos foram criados de diversas maneiras: alguns com apoio da Lei Paulo Gustavo, tanto a nível municipal quanto estadual, o que possibilitou que a comunidade recebesse recursos para o desenvolvimento”, destacou Klébia Karina, coordenadora do grupo.

A integrante do grupo celebrou o rápido crescimento das pessoas engajadas na temática. “Estamos vendo um crescimento muito grande na produção de jogos, com várias surpresas ao longo do tempo. O papel da PONG é justamente aproximar os desenvolvedores do mercado, facilitando essa conexão. O avanço tem sido rápido, e isso é extremamente positivo para o desenvolvimento do cenário de games no Rio Grande do Norte.”

De acordo com Klébia, “hoje as pessoas estão começando a viver de games, não é mais algo tão inacessível, e já temos muitos desenvolvedores que estão conseguindo avançar nesse mercado. Isso é muito gratificante.”

Os desafios na produção de Games

Durante a programação do primeiro dia no espaço, Dex Drakon, um artista piauiense e desenvolvedor de jogos, compartilhou suas experiências no desenvolvimento de Asleep, um jogo que está em produção desde 2021. Em sua palestra, ele explicou os desafios enfrentados na produção e no financiamento do projeto, que envolveu a busca por editais, fomento coletivo e outras estratégias de captação de recursos.

“Estou desenvolvendo esse jogo há alguns anos, e a experiência de como financiar o projeto é algo que quero compartilhar com a comunidade”, explicou Drakon. 

O desenvolvedor também destacou a importância de eventos como o GO!RN para promover networking e o intercâmbio de experiências entre desenvolvedores. “Esses eventos são essenciais, pois permitem que a gente conheça outros profissionais do setor e aprenda com suas experiências. É uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional.”

Sobre o GO!RN

O GO!RN 2024 acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, reunindo uma ampla variedade de participantes, desde startups, micro e pequenas empresas, até investidores, geeks, entusiastas de tecnologia e games, além de personalidades do cenário digital local e nacional. O evento promovido pelo Sebrae-RN e mais de 40 correalizadores, incluindo a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado, FAPERN, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Metrópole Parque e o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, entre outros parceiros de destaque. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial: https://gorn.com.br.

-