ASN RN Atualização
Compartilhe

Conheça as ações do Sebrae-RN em prol da sustentabilidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Sebrae-RN divulga relatório com números dos impactos de suas ações de sustentabilidade em Natal
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, o Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) publicou no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), um relatório destacando os avanços em suas práticas sustentáveis de 2021 a 2023. O documento quantifica o impacto positivo de suas iniciativas, incluindo usina fotovoltaica, reúso de água, coleta seletiva, e uso do biodigestor para o tratamento dos resíduos orgânicos em sua sede, além da implementação de ecopontos em suas instalações.

Pelo terceiro ano consecutivo, foram monitoradas as ações ambientais, por meio de boas práticas em sustentabilidade, com objetivo de evitar as emissões de gases de efeito estufa e assim contribuir com a redução das mudanças climáticas.

De acordo com as Analistas Técnicas do Sebrae-RN, Rejane Monteiro e Janaína Lucena, as boas práticas adotadas pela instituição demonstram que, mesmo por meio de pequenos gestos, é possível gerar um impacto positivo na sustentabilidade e contribuir para um futuro mais sustentável.

“Para que não se exceda o aumento médio global da temperatura em 1,5°C, precisamos reduzir pela metade as emissões globais de gases de efeito estufa até 2030. Compreendemos que para isso, o esforço da iniciativa privada, incluindo micro e pequenos negócios, também é essencial. Por meio de nossas boas práticas, esperamos inspirar mais empreendedores a adotarem ações sustentáveis”, enfatiza Janaína Lucena.

Elas ressaltam também que as ações sustentáveis atualmente conferem credibilidade às empresas. “Muitas instituições financeiras agora exigem que as empresas adotem critérios ESG como pré-requisito para conceder crédito. Assim, as práticas de sustentabilidade estão se tornando cada vez mais um diferencial competitivo”, explicou.

Dentre os números divulgados no relatório do Sebrae, chama a atenção a reutilização de 456,4 m³ de água, a economia de 757 MWh de energia pela usina fotovoltaica da sede e o desvio de 25,4 toneladas de resíduos do aterro sanitário por meio de suas iniciativas.

Além disso, as iniciativas adotadas pelo Sebrae-RN resultaram na prevenção da emissão de 96,62 toneladas de CO2. Isso equivale ao impacto ambiental de 7.711 carros percorrendo 100 km cada, 193 viagens de avião de ida e volta entre Natal e São Paulo, ou ainda ao plantio de 676 árvores.

Autogeração de energia renovável e outras boas práticas

A sede do Sebrae-RN em Natal é equipada com uma usina fotovoltaica projetada para atender a toda demanda energética do edifício. Sem essa instalação, a mesma quantidade de energia, se fornecida pela rede da Cosern, resultaria na emissão de 51,98 toneladas de CO2. O uso da usina fotovoltaica evita essas emissões.

A instituição também utiliza um sistema de reúso de água proveniente dos condicionadores de ar. Entre 2019 e 2023, foram coletados 456,4 m³ de água, reutilizados na manutenção das áreas externas e irrigação das áreas verdes, evitando a emissão de aproximadamente 1,63 toneladas de CO2.

Biodigestor em funcionamento na sede do Sebrae-RN, em Natal. (Fot: divulgação)

Na sede do Sebrae-RN em Natal, os visitantes também encontram um ecoponto para resíduos eletrônicos, estabelecido em parceria com a Empresa Natal Reciclagem, e um biodigestor para gestão de resíduos orgânicos. Instalado em 2023, o biodigestor acelera a decomposição da matéria orgânica, produzindo biogás e fertilizante. “O biogás gerado é utilizado nas demandas internas da copa da instituição, e o fertilizante é empregado para nutrir as áreas verdes do Sebrae”, detalha Rejane Monteiro.

Compromisso do Sebrae com as ODS

A partir das boas práticas de sustentabilidade, o Sebrae-RN contribuiu e se conecta diretamente com 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles:

ODS 6: Água potável e saneamento

ODS 7: Energia Limpa e Sustentável

ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico

ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura

ODS 10: Redução das desigualdades

ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis

ODS 12: Consumo e produção sustentáveis

ODS 13: Ação contra a mudança global de clima

ODS 15: Vida terrestre

ODS 17: Parcerias e meios de implementação

Desde 2022, o Sebrae-RN é integrante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando seu compromisso com os princípios de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A adesão garante o comprometimento da instituição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que também busca conscientizar através do exemplo diversos públicos sobre a importância da sustentabilidade.

O relatório completo com as boas práticas em sustentabilidade na sede do Sebrae-RN, com os indicadores ambientais e emissões evitadas de gases de efeito estufa, está disponível para download aqui.