Após um ciclo de capacitações, o Projeto Transcender encerrou suas atividades em grande estilo. Como prática final da iniciativa, o grupo realizou a Feira Transcender, em que os participantes montaram estandes de vendas com produtos de gastronomia, confeitaria, cosméticos, brechó e automaquiagem. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (12), no espaço de convivência da sede do Sebrae no Rio Grande do Norte. Além da feira, houve a entrega dos certificados de participação no projeto.
O objetivo do Projeto é fomentar a inclusão e a diversidade no mundo dos negócios para o público LGBTQIA+. A proposta do Transcender é estimular o comportamento empreendedor por meio de formações que apoiam o planejamento de negócios e a inserção desse público no mercado. Na edição de 2025, a iniciativa atendeu 21 potenciais empreendedores vinculados ao Programa Municipal Transcidadania, da Prefeitura de Natal. Com o encerramento das capacitações, os participantes terão agora encontros de mentorias de negócios.

Sobre a experiência, Stephany Victória contou que, quando surgiu a oportunidade de participar, se surpreendeu e, a princípio, resistiu. “Eu não acreditava que este espaço do Sebrae era para mim”, relatou. Com o passar do tempo, ela se engajou e se destacou na feira, sendo responsável pelo curso de automaquiagem.
Para Carla Jany, outra participante, o curso representou uma oportunidade valiosa. “Foi muito importante participar junto ao Transcidadania e à Prefeitura do Natal. Tivemos aprendizado sobre empreendedorismo, foi gratificante poder interagir e hoje estar concluindo o curso e recebendo nosso certificado. Sei que temos um grande sonho pela frente e vamos continuar empreendendo”, afirmou. Ela contou que, após o curso, iniciou a venda de produtos cosméticos e perfumaria.
Elisete Lopes, gestora do Programa RN Plural, explicou que o grupo vivenciou o ciclo de vendas dos seus produtos e serviços a partir de uma metodologia voltada para o sucesso de empreendimentos. “Esta é a segunda turma trabalhada pelo Sebrae-RN. Tivemos o projeto-piloto no ano passado e pretendemos ampliar nos próximos anos”.
O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, ressaltou o compromisso social da instituição. “O Sebrae faz parte do Sistema S, e esse S tem e deve ter relação com o Social. Buscamos, por meio do empreendedorismo, diminuir as desigualdades e promover novas oportunidades de negócios para todos”.