ASN RN
Compartilhe

Go!RN 2024: evento de inovação e negócios se torna carbono neutro com ações sustentáveis

Iniciativas de compensação e gestão de resíduos destacam o compromisso com a sustentabilidade no evento; mais de 500 kg de resíduos foram coletados e triados para reciclagem
ASN RN
Compartilhe

Nesta edição de 2024, o Go!RN, além de ser o maior evento de inovação e negócios do Rio Grande do Norte, é um evento carbono neutro, com ações sustentáveis em sua essência. Durante a programação, a quantidade de emissões de gases foi monitorada e medida para implementação de ações a fim de compensar os gases de efeito estufa. Todos os resíduos gerados também foram quantificados e triados para reutilização, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

A intenção é que o movimento gerado pelo Go!RN não aumente a quantidade de gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO₂), e, se possível, reduza as emissões. Para isso, a emissão total de carbono foi calculada e será neutralizada por meio do plantio de espécies nativas em áreas de preservação do estado.

Até o final do evento, mais de 6 mil pessoas foram entrevistadas, contabilizando cerca de 99 mil km de distância percorrida, resultando em uma média de mais de 10 kg de CO₂ emitidos. Estima-se que serão necessárias mais de 50 árvores para compensação. Em relação aos resíduos, foram coletados cerca de 200 kg de materiais orgânicos e recicláveis, sendo a maior parte composta por plástico, metal e papel.

Foto: Tiago Lima

“Nós focamos em tornar o evento neutro em carbono. Isso significa que estamos medindo todo o impacto ambiental gerado, incluindo o deslocamento das pessoas que participam e o uso de recursos durante o evento, para calcular a quantidade de carbono equivalente e neutralizá-la por meio de plantio”, explica Janaina Lucena, analista do Sebrae-RN.

A empresa Pipa Ambiental conduziu a pesquisa com os participantes para identificar a distância percorrida e a pegada de carbono associada às suas idas ao Go!RN. Durante as entrevistas, os participantes foram questionados sobre sua origem e o meio de transporte utilizado. Em um espaço dedicado ao tema com o nome Sustentabilidade, a quantidade de pessoas entrevistadas, o impacto em carbono equivalente e o número de árvores necessárias para compensar esse impacto foram exibidos em tempo real.

Foto: Tiago Lima

Além disso, todos os resíduos gerados no evento foram triados e separados ao longo dos dois dias de programação, para reciclagem, que será realizada por uma cooperativa. O resíduo orgânico também será tratado adequadamente e utilizado como adubo em uma horta orgânica.

“À medida que o Go!RN cresce, nossa responsabilidade em relação à sustentabilidade também aumenta. Em cada edição, especialmente nos eventos presenciais, lidamos com uma mobilização maior de público, o que gera mais resíduos. Como organização, isso nos motiva a tornar o evento cada vez mais sustentável. O público já demonstra sensibilidade e engajamento em pensar de maneira sustentável em todas as nossas ações”, ressalta Jéssica Sena, analista do Sebrae-RN e coordenadora do evento.

O aumento do dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera, proveniente da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento, representa uma grave ameaça ao planeta. Esse fenômeno contribui para o aquecimento global, resultando em temperaturas mais altas, derretimento de calotas polares e aumento do nível do mar, colocando em risco áreas costeiras. Além disso, a acidificação dos oceanos prejudica a vida marinha, enquanto a perda de habitats ameaça a biodiversidade. Combater as emissões de carbono é essencial para garantir um futuro sustentável.

Sobre o Go!RN

O Go!RN 2024 acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, reunindo uma ampla variedade de participantes, desde startups, micro e pequenas empresas, até investidores, geeks, entusiastas de tecnologia e games, além de personalidades do cenário digital local e nacional. O evento é promovido pelo Sebrae-RN e conta com mais de 40 correalizadores, incluindo a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado, FAPERN, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Metrópole Parque e o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, entre outros parceiros de destaque.

  • Carbono neutro
  • gorn
  • Sustentabilidade