ASN RN Atualização
Compartilhe

Inscrições para etapa potiguar do Desafio Liga Jovem 2024 podem ser feitas até 7 de junho

No Rio Grande do Norte mais de 1.350 participantes já estão inscritos
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – As inscrições para a etapa estadual da 2ª edição do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), estarão abertas até a próxima sexta-feira (07). A competição, uma das maiores iniciativas de empreendedorismo educacional do Brasil, já atraiu mais de 40 mil participantes em todo o país, com mais de 1.350 inscritos somente no RN.

Realizado em colaboração com o Instituto Ideias de Futuro, o desafio busca reconhecer e premiar projetos de estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior que estejam desenvolvendo habilidades em criatividade, inovação, planejamento e liderança, em linha com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.desafio liga jovem.com.br.

Este ano, o Desafio Liga Jovem busca estimular ainda mais a inovação entre os jovens, introduzindo uma nova categoria especialmente para educação superior. Com essa adição, a competição agora contempla quatro categorias distintas:

  • Imagina (8º e 9º ano do Ensino Fundamental);
  • Cria (Ensino Médio);
  • Inspira (Educação Profissional)
  • Avança (Educação Superior). 

A ampliação da iniciativa permitirá compreender como os estudantes de todo o país percebem e lidam com as questões sociais de suas comunidades por meio do empreendedorismo tecnológico. Na primeira edição, os mais de 5 mil estudantes inscritos apresentaram um panorama dos temas mais impactantes em seu cotidiano. Educação, Meio Ambiente, Acesso a Serviços, Saúde Mental e Saúde em Geral são os 5 problemas sociais mais apontados nos projetos desenvolvidos em 2023.

Para gestor do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, Everton Lucena, o programa marca o compromisso do Sebrae no Rio Grande do Norte com o fomento ao empreendedorismo tecnológico nas escolas e a expectativa é que seja um importante instrumento de inclusão social e de difusão da cultura empreendedora entre os jovens.

“Esperamos que o Desafio Liga Jovem seja um instrumento de inclusão, incentivando que os jovens estudantes aproveitem para mergulhar na cultura do empreendedorismo e da inovação e que possam aproveitar ao máximo essa experiência para desenvolver habilidades valiosas e impulsionar suas próprias ideias criativas”, destaca Lucena.

Etapas da Competição

O Desafio Liga Jovem inclui cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional. O Esquenta nas Redes, que já impactou centenas de estudantes desde o seu início, acontece simultaneamente ao período de inscrições. Esta fase preliminar de engajamento oferece aos participantes a oportunidade de completar missões e ganhar prêmios como celulares, smartwatches e vales compras, que serão entregues no segundo semestre. Esta fase é opcional e não influencia a pontuação final.

A Virada Empreendedora, que ocorrerá de 7 a 9 de junho, será uma jornada intensiva de aprendizado focada em Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas. Durante esse período, as equipes serão desafiadas a produzir um vídeo de até cinco minutos apresentando o projeto desenvolvido. Os 24 melhores projetos de cada estado serão selecionados para avançar para a etapa Estadual.

Na etapa Estadual, programada para agosto, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma online, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por estado, responsáveis por definir a equipe vencedora de cada categoria, que seguirão para a etapa regional.

Na etapa Regional, que ocorrerá entre setembro e outubro, as melhores equipes de cada estado competirão remotamente. A equipe vencedora de cada categoria receberá como prêmio uma viagem para a final nacional e um celular de última geração para cada integrante, incluindo o orientador. A etapa Nacional acontecerá em dezembro, reunindo 20 equipes em uma capital tecnológica brasileira. Lá, os grupos apresentarão seus projetos a uma banca de jurados, visando evidenciar o potencial de suas inovações. Todos os custos de viagem para esta fase final serão cobertos pelo Sebrae.

Critérios de avaliação

Os projetos serão avaliados por especialistas com base em cinco critérios: entendimento do público-alvo, criatividade e inovação, impacto no dia a dia da comunidade, sustentabilidade financeira e protótipo.

Para mais detalhes, o regulamento completo pode ser consultado e baixado diretamente aqui.