ASN RN
Compartilhe

Novo formato marca início de turma do Empretec em Mossoró

Cidade é a terceira do país a vivenciar o novo modelo, que inclui redução de dias, atualização de dinâmicas, materiais e conceitos
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O Sebrae no Rio Grande do Norte deu início, nesta segunda-feira (19), a mais uma edição do Empretec, seminário reconhecido nacional e internacionalmente por seu impacto na formação de empreendedores. O evento, no Hotel Thermas, em Mossoró, marca a estreia do novo formato do programa na cidade, agora com duração de cinco dias — redução em relação aos seis dias tradicionalmente praticados. Trata-se da terceira turma no Brasil e primeira na Região Oeste a vivenciar o novo modelo, já realizado em Nova Cruz e Santa Cruz (RN).

Esta é a 367ª edição do Empretec no Rio Grande do Norte. Conforme o gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, que participou da abertura do seminário, além de redução no número de dias, o novo formato da capacitação também inclui atualização de dinâmicas, materiais e conceitos.

“Para o empreendedor, o fator tempo é um recurso essencial e, atento a isso, o Sebrae Nacional adotou essa nova e recente prática, que temos o privilégio de sermos a segunda turma no Brasil com essa versão. Atualizada e ainda mais assertiva, seguimos contribuindo para o aprimoramento das características empreendedoras de quem empreende ou deseja empreender em nossa região”, afirmou.

Com 30 participantes, entre empresários e potenciais empreendedores, a turma segue até a próxima sexta-feira (23), em uma jornada intensa de desenvolvimento pessoal e profissional. O Empretec é uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. O seminário é voltado ao fortalecimento de competências comportamentais essenciais ao empreendedorismo, como iniciativa, persistência, planejamento, qualidade e eficiência, entre outras.

De acordo com Agelda Feitosa, analista técnica do Sebrae RN, com o início da nova turma, o Sebrae reafirma o compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios e com o desenvolvimento de uma cultura empreendedora sólida.

Temos aqui 30 empresários ou potenciais empreendedores que apostam no conhecimento para fortalecer seus negócios ou transformar suas ideias em realidade. Enquanto Sebrae, ficamos muito felizes de poder estar contribuindo nesse sentido, de tornar os pequenos negócios mais fortes e sustentáveis”, ressalta.

Virada de chave

Entre os participantes, figuram histórias de superação e vontade de transformar sonhos em negócios sustentáveis. Tamiris Bezerra é cabeleireira no município de Areia Branca e está otimista com os resultados que poderá alcançar a partir da participação do Empretec. Ao relembrar experiências negativas como empreendedora, ela aposta na capacitação para trilhar uma jornada de sucesso à frente do salão de beleza.

“Eu já errei muito como empreendedora. Já caí, levantei, já fali, e confesso que cansei de ficar indo em busca daquilo que eu achava que era certo, e quero ir atrás do que realmente é o certo. E eu acredito que o Empretec tem esse caminho para mim. Minha intenção, agora, é ir pelo caminho mais correto”, compartilha.

 Jocicleide Gadelha (rosa) é uma das 30 participantes da turma.

Já a psicóloga Josicleide Gadelha, que pretende abrir uma clínica multidisciplinar na comunidade da Maisa, zona rural de Mossoró, enxerga no seminário a chance de adquirir o conhecimento necessário para dar o primeiro passo no negócio.

“Tenho o desejo de empreender, mas não sei bem por onde começar, e acredito que o Empretec me dará o direcionamento. Preciso entender melhor como funciona um negócio, o planejamento, e, a partir daí, colocar o aprendizado em prática no projeto do espaço que pretendo iniciar em breve”, revela.

Além de Mossoró, o município de Natal também realiza a capacitação durante esta semana. O seminário voltará a acontecer na Região Oeste no mês de julho, com realização de turma no município de Apodi.

  • #capacitacao
  • #empretec