Na manhã desta quarta-feira (18), a Diretoria Executiva do Sebrae-RN recebeu a equipe técnica da Prefeitura de Parnamirim para uma reunião estratégica com foco no estímulo ao empreendedorismo no município. O encontro contou com a presença da prefeita Raimunda Nilda da Silva Cruz, conhecida como Professora Nilda (Solidariedade), eleita no último pleito, além da equipe técnica do Sebrae-RN.
Entre os principais temas abordados, destacaram-se o funcionamento da sala do empreendedor no município, ferramentas de IA para o serviços públicos, como o EngajAI, Hub Mei e Liza, ampliação da atuação do atendimento territorial, especialmente no turismo, e adesão ao JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que trata da inclusão da disciplina de educação empreendedora na rede municipal de ensino. Segundo a prefeita, essa parceria representa um avanço significativo para o município. “Este foi um primeiro passo para que avancemos no fortalecimento das ações de empreendedorismo no nosso município. Até o segundo semestre, iremos implantar a disciplina de educação empreendedora nas escolas da nossa rede”, afirmou.
O superintendente do Sebrae-RN, acompanhado da equipe técnica da instituição, ressaltou a importância desse diálogo com a gestão municipal, destacando o impacto positivo que o fortalecimento do empreendedorismo pode trazer para a economia local.
“Parnamirim se destaca no cenário do empreendedorismo no Rio Grande do Norte. De acordo com o Boletim de Negócios, elaborado pela equipe do Sebrae-RN com base em dados da Receita Federal, o município é o segundo do estado em número de pequenos negócios abertos, totalizando 25.986 empreendimentos, ficando atrás apenas da capital, Natal, que possui 91.954, e à frente de Mossoró, com 24.358. Até esta data, o Sebrae realizou mais de 12.600 atendimentos na cidade, com mais 2.400 empresas atendidas”, disse.
A cidade possui uma rede de ensino com 67 escolas, atendendo 25.043 alunos e contando com 1.600 professores, segundo dados da Prefeitura. A inclusão da disciplina de educação empreendedora promete beneficiar milhares de estudantes, capacitando-os para um futuro de autonomia e inovação no mercado de trabalho.
A ampliação dos serviços da Sala do Empreendedor também foi um ponto central da reunião, em virtude da sua capacidade de ampliação da rede de atendimento do Sebrae na cidade. A iniciativa visa oferecer suporte e orientação para os pequenos empresários da cidade, facilitando o acesso a informações, formalização de negócios e incentivos para crescimento econômico.
Com esse encontro, a Prefeitura de Parnamirim e o Sebrae-RN deram um passo importante para fortalecer a cultura empreendedora no município, promovendo oportunidades tanto para estudantes quanto para micro e pequenos empresários locais. Em abril, um novo encontro será realizado no Parque Aristófanes Fernandes, para apresentação das soluções e construção de plano de ação.
-