ASN RN Atualização
Compartilhe

Queijaria Artesanal Nivardo Melo valoriza tradição e fortalece setor leiteiro no RN

Espaço didático da Agência Sebrae na Festa do Boi oferece demonstrações ao vivo, consultoria e regularização de queijarias, conectando produtores e consumidores
Por Especial Festa do Boi 2025
ASN RN Atualização
Compartilhe

Um dos pontos mais visitados na Agência Sebrae na Festa do Boi é a Queijaria Artesanal Nivardo Melo, instalada na Fazendinha Modelo Daniel Dias Fonseca. O espaço didático homenageia o ícone caicoense Nivardo de Melo e valoriza a tradição do queijo potiguar, integrando a Festa do Boi 2025, um dos maiores eventos do agronegócio do Nordeste, que segue até o dia 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).

Durante o evento, a queijaria se transforma em um ambiente de aprendizado e orientação, permitindo que produtores conheçam as adequações, estruturas e equipamentos necessários para suas queijarias, enquanto futuros empreendedores podem avaliar investimentos e requisitos legais. Os esclarecimentos são feitos por consultores especializados, que oferecem atendimento inicial no local.

Espaço apresenta estruturas e equipamentos necessários para queijarias. (Foto: Luana Tayze)

No espaço, os visitantes acompanham demonstrações ao vivo da produção de queijos de diversas regiões do estado, com destaque para produtos regionais como queijo de manteiga, coalho e doces de leite, todos produzidos por empreendedores locais. As oficinas permitem que o público vivencie o processo de produção, interaja com os queijeiros e valorize diretamente o trabalho e a qualidade dos produtos.

Pedro Medeiros, gerente da Agência Sebrae Seridó Ocidental, em Caicó, ressalta a conexão da queijaria com a Lei Nivardo Melo, que regulamenta a produção de queijos artesanais de leite cru no RN.

“A Queijaria Artesanal Nivardo Melo concretiza a Lei Nivardo Melo, criada em 2017 para promover a legalização das queijarias artesanais. Diversas queijarias já foram regularizadas, abrangendo tanto as artesanais quanto as industriais. O espaço permite aos produtores visualizar as adequações necessárias, e o Sebrae oferece consultoria para auxiliar na jornada de formalização, apresentando queijeiros já regularizados em operação.”

Galego da Serra produz queijo manteiga para o público da Festa do Boi. (Foto: Isaac Silva)

Para Lucenildo Firmino, conhecido como Galego da Serra, participar das oficinas produzindo queijo ao vivo é um momento de conexão com o consumidor e com outros produtores. “É de grande importância estar presente na Festa do Boi, especialmente na Agência Sebrae e na Queijaria Nivardo Melo, produzindo queijo ao vivo. É uma excelente oportunidade para todos os queijeiros, permitindo divulgar nossos negócios, trocar experiências e aprender continuamente.”

Érika Nascimento, 30 anos, supervisora de operações, acompanhou a produção do queijo de manteiga feita por Lucenildo na noite de domingo (12) e estava animada para adquirir os produtos. “É muito interessante poder ver o que vou provar e comprar. Saber de onde vem e como é feito.”

Já na terça-feira (14), foi a vez da produção do queijo coalho, realizada em parceria pela Queijaria Rio Cobra e pela Fazenda Lima. Micarla Lima, que produziu o queijo pela primeira vez no espaço da Agência Sebrae Festa do Boi, acredita que a principal vantagem dessa participação é a oportunidade de apresentar ao público o processo completo de produção, revelando não apenas a etapa final, mas também o contexto que a envolve — os cuidados com o rebanho, a qualidade do leite e todos os detalhes que contribuem para a excelência do produto.

Micarla Lima, da fazenda Lima, prepara queijo coalho. (Foto: Luana Tayze)

“Ao produzir o queijo artesanal com leite próprio, o trabalho e a dedicação se intensificam, pois controlamos toda a cadeia produtiva, desde o manejo do gado até a finalização do queijo. O público presente acompanha apenas a etapa de produção, mas é essencial que compreenda o contexto amplo que sustenta essa atividade”, reforça.

-

Agência Sebrae Festa do Boi

O Sebrae-RN participa da Festa do Boi 2025 com um espaço de 5 mil m² voltado à inovação, sustentabilidade e fortalecimento da economia potiguar, chamado Agência Sebrae Festa do Boi. De 10 a 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, o público encontra palestras, oficinas, exposições, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios em diversas cadeias produtivas.

A programação inclui a Fazendinha Modelo, a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, o espaço Feito Potiguar e atividades da Economia Criativa, além de ações de educação ambiental e neutralização de carbono.

Mais informações: agenciasebraefestadoboi.com.br

  • AGÊNCIA SEBRAE FESTA DO BOI 2025