Areia Branca/RN – Com o objetivo de fortalecer a gastronomia local e valorizar o potencial econômico da Costa Branca potiguar, o Sebrae no Rio Grande do Norte realizou, nesta semana, uma capacitação em 15 restaurantes do município de Areia Branca. A iniciativa integra os preparativos para o Festival Ventos e Mar, que acontecerá de 17 a 19 deste mês, na praia de Upanema. O Sebrae é parceiro da Prefeitura de Areia Branca no evento, que valoriza duas das principais vocações econômicas locais: a produção de atum e o turismo de aventura, com a prática de kitesurf.
Conduzida pelo chef e consultor do Sebrae Warison Albino, a capacitação trabalhou o desenvolvimento de pratos à base de atum, ingrediente símbolo da cidade — conhecida como a capital do atum. A proposta é incentivar os empreendimentos participantes do festival a explorar o pescado em novas criações gastronômicas, inserindo o produto de forma permanente em seus cardápios.
“A ideia foi aprimorar o que os restaurantes já fazem bem, mas estimulando um processo criativo que valorize os nossos ingredientes e a identidade regional, colocando o atum como protagonista nas receitas”, explica Albino.
Ainda conforme o consultor, o trabalho abordou outros aspectos da gastronomia além do preparo de pratos saborosos e diferenciados. Temas como atendimento, apresentação de pratos e boas práticas de manipulação também foram tratados na capacitação.
“Não é apenas sobre o sabor, é sobre toda a experiência do cliente. Desde a estética do prato até o cuidado com o atendimento e o ambiente, tudo conta para agregar valor ao produto e fortalecer o posicionamento dos restaurantes”, reforça.
Referência gastronômica
Um dos participantes da capacitação, Paulo Vitor Moura, proprietário de uma hamburgueria em Areia Branca, destacou a importância da iniciativa. Para ele, participar da ação representa um diferencial competitivo e mais visibilidade para o negócio.
“Aprender com um chef profissional faz toda a diferença e agrega valor ao negócio. Além disso, levar ao festival um prato diferenciado, à base de atum, vai dar visibilidade à nossa marca e ao que produzimos aqui”, afirma.
Os estabelecimentos capacitados participarão do concurso gastronômico, que integra a programação do festival Ventos e Mar, apresentando pratos autorais elaborados a partir do atum. De acordo com o analista técnico do Sebrae RN Lecy Gadelha, a expectativa é que muitas das receitas criadas durante a capacitação passem a integrar os cardápios de forma permanente, consolidando o pescado como referência da gastronomia local.
“Areia Branca é considerada a capital do atum, e essa capacitação vem para despertar nos proprietários de restaurantes locais o potencial que esse produto tem. A partir disso, que eles se apropriem dessa riqueza com orgulho, passando a ofertar esses pratos diferenciados à base de atum em seus cardápios, fortalecendo a gastronomia, seus negócios e valorizando a produção e a identidade local”, ressalta.
Além da capacitação dos restaurantes para o concurso gastronômico, o Sebrae RN terá atuação estratégica durante o Festival Ventos e Mar. Em estande no evento, fará exposição das principais vocações da chamada Economia do Mar, tema de projeto desenvolvido pela instituição junto aos municípios da Costa Branca Potiguar.
Também articulará encontros de negócios entre empreendedores locais durante os três dias de evento. As ações fazem parte da estratégia do Sebrae RN de promover o desenvolvimento dos territórios potiguares, estimulando a inovação e a competitividade dos pequenos negócios.