ASN RN
Compartilhe

SEBRAE e ELI Caicó realizam Happy Hour da Alimentação

Evento, que contou com a inscrição de mais de 100 empresários, apresentou tendências do food service e lançou a Comunidade de Alimentação em Caicó
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

A principal tendência para o food service, segmento de empresas que engloba empreendimentos como restaurantes, lanchonetes, docerias, bares e demais serviços que atendem aos consumidores que optam pela alimentação fora de casa é a utilização da inteligência artificial como ferramenta para o aumento da produtividade e ter mais assertividade quanto a demanda do cliente.

Pensando nesse contexto inovador, o Sebrae-RN em parceria com o Eli Agro em Caicó promoveram na última segunda-feira (30) o evento Happy Hour da Alimentação que contou com palestras sobre gastronomia, identidade cultural, inovação e tendências da alimentação. O evento contou com a inscrição de mais de 100 empresários da região.

Para o analista do SEBRAE, Ítalo Bruno, a programação do evento buscou reunir empreendedores do setor de comércio, indústria e serviços de alimentação da região de Caicó.

“A partir deste encontro, estamos criando um Grupo de Trabalho de Alimentação do ELI – Ecossistema Local de Inovação para a região de Caicó/RN, para debater quais as principais demandas do setor e quais organizações públicas e privadas podem ser envolvidas na busca de soluções”, disse Ítalo que explicou que ELI Caicó é composto atualmente por cinco núcleos: Alimentação, Moda, Saúde e Bem Estar, Tecnologia da Informação (TI) e Turismo. “Na primeira quinzena de outubro teremos nossa primeira reunião com os empreendedores interessados nesse movimento”, completou.

O empresário José Francisco Delfino, proprietário de uma hamburgueria em Caicó há seis anos, foi um dos participantes do evento. Segundo ele, apesar de trabalhar há anos no ramo de alimentação e manter a qualidade e acessibilidade dos insumos de sua hamburgueria, a experiência no happy hour trouxe uma nova perspectiva sobre o seu negócio. “Foi uma cadeia de ideias que vi aqui que abriu minha mente. Percebi o quanto o chamativo ao cliente e a forma de apresentação do produto são cruciais”, destacou.

Delfino ainda enfatizou a importância de participar desse tipo de atividade, especialmente para empresários que, muitas vezes, estão focados apenas nas operações diárias e não conseguem perceber novas oportunidades. “Muitas vezes, estamos cegos, dentro da rotina, para o que podemos melhorar no comércio. Com o que vi e ouvi, percebo uma imensidão de ideias que podemos utilizar com os produtos que já temos”, completou.

Palestras

Maria Luiza, gestora de alimentação fora do lar do Sebrae-RN, foi uma das palestrantes do Happy Hour Alimentação abordando “Inovações e Tendências do Food Service”. Alinhada a esse novo panorama, ela apresentou em sua fala as inúmeras possibilidades de uso do Chat GPT, uma das ferramentas digitais de inteligência artificial gratuitas no mercado, como alternativa para a gestão de cardápios e a revisão de processos de produção, com criação de receitas, fichas técnicas e implementação de ideias inovadoras. “Ferramentas gratuitas de inteligência artificial podem auxiliar o empreendedor a fazer análise do mercado, bem como, ter ideias de conteúdo para redes sociais”, destaca a analista.

Ações de sustentabilidade nos empreendimentos, a partir da adoção de iniciativas como o desenvolvimento de embalagens recicláveis, a arquitetura dos pontos de venda, a busca por processos que tenham desperdício zero, o desenvolvimento de cardápios sustentáveis e inclusivos, são outras ações que ela aponta para trazer impacto positivo ao meio ambiente.

“A experiência no ponto de venda deve ser outra preocupação dos empresários de alimentos e bebidas. Como você conta sua história hoje? Como você escuta seu cliente? Qual o diferencial da sua marca? Estamos na Era do Pós-verdade, em que o cliente fica ao lado de quem já conhece. Além disso, além da alimentação, o consumidor está buscando micromomentos de felicidade”, destacou a analista do Sebrae.

Outro ponto abordado por Maria Luiza, foi a tendência dos chamados “Collabs e Cobusiness”, que são modelos de serviço em que a colaboração se torna um importante esforço conjunto de ganhos já a curto prazo. Com as Collabs focadas em projetos únicos, como uma campanha de marketing, desenvolvimento de um produto específico ou evento, ou uma parceria mais formal e de longo prazo, como um co-empreendimento, pode-se oferecer/esperar resultados em múltiplos projetos ou operações contínuas de forma eficiente. No setor de alimentação, Maria Luiza trouxe o exemplo potiguar do queijo maturado com café que foi resultado de Collab da Fazenda Lima e o Café Jaçanã: “Recentemente, o campeão olímpico Ítalo Ferreira lançou sua marca de café especial. O surfista potiguar pegou sua paixão pela bebida e buscou uma Collab com um produtor de café“, frisou a palestrante.

O Happy Hour Alimentação contou também com a palestra de Adriana Lucena, consultora do Sebrae, especialista em queijos e cafés. Para ela, os empreendedores locais precisam conhecer e valorizar a identidade alimentar sertaneja, que tem como base a pecuária. “Para Caicó ter orgulho da terra da carne e do queijo, é preciso produzir e comercializar a boa carne e o bom queijo. Hoje encontramos esses produtos nas casas das pessoas, mas o turista precisa encontrar nos restaurantes. É possível usar os ingredientes tradicionais, mas apresentar os pratos de inúmeras formas diferentes”, observou.

Adriana expôs ainda em sua apresentação vários exemplos de como o sertanejo adaptou a cozinha aos produtos que eram acessíveis, com o exemplo do filhós de trigo que passou a ser feito com batata doce e os bolos feitos sem farinha de trigo. “A garantia da boa hospitalidade depende do quanto os empreendedores agregam valor aos seus cardápios, utilizando ingredientes de excelência e apoiando os produtores locais”, justificou Adriana Lucena.

A programação do Happy Hour Alimentação contou ainda com a apresentação das atividades da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ABRASEL, que iniciou uma fase de busca para associar novos estabelecimentos em Caicó e com o lançamento do Festival Gastronômico de Caicó 2024, que acontecerá em duas etapas: de 1 a 16 de novembro, com o Circuito de Restaurantes, e nos dias 15 e 16 de novembro, o festival em praça pública.

-

-

-

  • Alimentação Fora do Lar
  • Eli Caicó
  • Happy Hour Empreendedor