Mossoró/RN – Professores, alunos e representantes de instituições de ensino de Mossoró e região participaram, nesta quinta-feira (29), na Agência Sebrae no Oeste, em Mossoró, do lançamento da 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ). A competição, realizada pelo Sebrae Nacional, é uma das principais iniciativas brasileiras de estímulo à educação empreendedora entre jovens. A expectativa do Sebrae-RN é ultrapassar a marca de 3 mil inscritos, superando os 1,8 mil registrados na edição anterior. Ao nível nacional, a meta é alcançar 80 mil inscrições.
As inscrições para o Desafio já estão abertas e seguem até o dia 30 de junho, por meio do site oficial do projeto: www.desafioligajovem.com.br. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas, além de jovens vinculados a outras instituições de ensino, que formem equipes e proponham soluções criativas para desafios locais e globais.
Durante o lançamento, o gestor estadual do Desafio Liga Jovem, Éverton Lucena, destacou que os benefícios do projeto vão muito além da competição em si. Segundo ele, o DLJ promove mudanças significativas no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
“O Desafio é uma semente que possibilita muitos frutos. Proporciona o desenvolvimento de competências empreendedoras, liderança e autoconhecimento. São frequentes os casos de alunos que começam com o Desafio e levam adiante essa ideia de propósito, de fazer a diferença na realidade em que estão inseridos. Esse é o grande diferencial do projeto: o propósito”, ressaltou.
A ação é uma parceria do Sebrae com o Instituto Ideias do Futuro, que atua na execução do projeto. Representando o instituto, Andréia Gandolfe destacou que o DLJ constitui uma verdadeira rede de conexões, promovendo transformação social a partir de ideias simples, mas de alto impacto.

“É uma rede na qual os atores passam por uma verdadeira transformação, com ideias focadas na educação empreendedora, mesmo nos lugares mais distantes, capazes de provocar grandes mudanças positivas nas comunidades”, afirmou.
Educação empreendedora
O Desafio Liga Jovem é uma competição nacional que estimula estudantes a desenvolverem projetos inovadores e sustentáveis, com foco na resolução de problemas sociais e ambientais. As propostas são avaliadas por bancas julgadoras compostas por especialistas, e as melhores ideias recebem premiações a nível estadual e nacional que incluem mentorias, capacitações e bolsas de estudo.
O gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, explica que o Sebrae tem papel decisivo no desenvolvimento da educação empreendedora. Prova disso, segundo o gestor, é a criação de programa nacional voltado à área.
“O Sebrae acredita muito na educação empreendedora. Acredita tanto que criou um programa nacional e batemos nas portas das escolas, institutos federais, das universidades, qualquer lugar que promova a educação, e que queira se conectar ao empreendedorismo, que, para nós, é um conjunto de comportamentos. E ficamos muito felizes em perceber que podemos contar com agentes multiplicadores, parceiros da iniciativa, dispostos a fazer a diferença”, frisa.
Mobilização regional
Na área de atuação da 12ª Diretoria Regional de Educação (Direc), que abrange Mossoró e região, cerca de 50 escolas estão aptas a participar da competição, sendo a maioria do ensino médio. O professor Lisboa Rego, representante da Direc, destacou que a mobilização será intensa para ampliar a participação dos estudantes.
“Vamos mobilizar as escolas através de reuniões com as coordenações e iremos às salas de aula falar diretamente com os alunos, explicar o projeto. No ensino médio, já temos a disciplina de empreendedorismo, e participar da competição será muito relevante para a formação dos nossos alunos, principalmente porque, na jornada, teremos o apoio do Sebrae”, pontuou.
O universitário Lucas Alexandre, integrante da empresa júnior Sinergy, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), também marcou presença no lançamento e já vislumbra possíveis projetos para submeter à competição. “Considero a competição inspiradora e, com os esclarecimentos de hoje, já penso em, junto com o grupo, preparar um projeto voltado para o combate à fome, que envolva energias renováveis”, revelou.
Sobre o Desafio Liga Jovem
Nesta edição, são esperadas 80 mil inscrições de alunos divididos em três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior. A grande novidade é a presença – na grande final – de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores, sendo três equipes representadas por estado. Os vencedores do DLJ3 vão receber uma viagem internacional de até 10 dias, com tudo pago
O Desafio Liga Jovem tem como objetivo central empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de uma trilha de aprendizado, de vivências inspiradoras e prêmios.
Os alunos deverão propor uma solução criativa e de impacto para um problema da escola ou da comunidade, utilizando tecnologia como aliada. Pode ser a criação de site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.