Beleza, encantamento e identidade regional são os destaques do espaço do Sebrae-RN na Feira Brasil Mostra Brasil, onde dez expositores atraem o público com trabalhos feitos à mão, iniciativas artesanais sustentáveis e produtos alimentícios com o selo Feito Potiguar. A feira começou na última sexta-feira (23) e segue até domingo (31), no Centro de Convenções de Natal, localizado na Via Costeira.
O espaço contempla uma diversidade de tipologias de artesanato, como pintura à mão, cerâmica, crochê, costura criativa em chita e tecidos sustentáveis, bolsas produzidas a partir de lonas reaproveitadas e peças em madeira – além de produtos alimentícios regionais, como queijos e outros laticínios, antepastos e molhos italianos artesanais. Além da exposição, os empreendedores recebem orientação especializada para potencializar suas vendas e conquistar novas oportunidades de negócios.

Para Márcia Medeiros, da marca Márcia Pinturas à Mão, de Currais Novos, a feira representa mais do que uma vitrine. Trabalhando há cerca de 40 anos com pintura artesanal, Márcia já passou por técnicas como o bordado, mas foi nas telas de tecido que encontrou sua identidade. “Faço camisetas, toalhas, roupas infantis e peças decorativas com temas da nossa região, como algodão, pássaros – galo de campina, concriz – e flores como a xanana. Nenhuma pintura é igual à outra”, destaca. Participando pela primeira vez da Brasil Mostra Brasil, ela afirma que a experiência tem proporcionado muito mais do que vendas: “Aqui conhecemos novas pessoas, trocamos ideias com outros artesãos e criamos amizades”.
Já Eli Castro, da RON Artes e Decor, de Parnamirim, leva ao público peças de madeira reaproveitada. “Utilizo galhos de podas e madeiras descartadas, que iriam para o lixo ou para a fogueira, e transformo em objetos decorativos. É um trabalho sustentável e de respeito à natureza”, explica. Atuando há dois anos no artesanato, ele destaca o impacto do apoio do Sebrae. “A parceria é muito importante porque amplia a divulgação do nosso trabalho. Cada feira é uma oportunidade de aprendizagem. Nunca imaginei ser artesão, e em cada evento descubro algo novo. Temos muitos clientes turistas e regionais, que indicam nossas peças para amigos, o que aumenta nossa rede de vendas”, completa.

Segundo o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a Feira Brasil Mostra Brasil é um dos eventos mais estratégicos para o setor.
“É uma vitrine fundamental para quem vive da economia criativa. Muitos artesãos lançam seus produtos aqui e continuam vendendo durante meses após a feira. É também um espaço de intercâmbio, de integração e de experimentação do mercado. Eles podem testar a aceitação de novas peças e, muitas vezes, essa participação representa uma virada de chave no negócio”, afirma o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.
Ele ressalta ainda os resultados do acompanhamento técnico aos empreendedores. “Observamos uma evolução sustentável dos artesãos que contam com o apoio do Sebrae e do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Muitos que antes viam o artesanato como atividade complementar, hoje o têm como principal fonte de renda e como projeto de vida”, conclui.