ASN RN Atualização
Compartilhe

Vivência e conscientização: espaços interativos do Conexão ODS aproximam público da sustentabilidade

Central Sustentável, Tecendo o Futuro e Museu da Pobreza integram programação da 2ª edição do Conexão ODS
Por Especial Conexão ODS
ASN RN Atualização
Compartilhe

Mais do que um ambiente de palestras e debates, a 2ª edição do Conexão ODS — que acontece entre os dias 7 e 9 de agosto, em Natal (RN) — convida os participantes a uma imersão em experiências transformadoras e práticas sustentáveis. Com espaços interativos como a Central Sustentável, o Tecendo o Futuro e o Museu da Pobreza, o evento amplia o diálogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e inspira ações concretas para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e resiliente.

A proposta dos espaços interativos reforça a premissa de que o desenvolvimento sustentável vai além dos compromissos institucionais: exige engajamento individual, inovação social e mudança de cultura.

Foto: Pedro Garcia

Na Central Sustentável, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto o processo de triagem de resíduos sólidos e a atuação dos catadores — agentes essenciais para a economia circular e a gestão ambiental urbana. O espaço proporciona um olhar direto sobre os bastidores da coleta seletiva e convida o público a refletir sobre consumo consciente, reaproveitamento de materiais e justiça socioambiental.

Outro destaque é o espaço Tecendo o Futuro, onde o público é provocado a pensar sobre o seu papel na sustentabilidade. Por meio de uma instalação simbólica com fios, os participantes escrevem mensagens, compartilham ideias e respondem a uma pesquisa sobre sua experiência no evento, construindo coletivamente um painel de percepções e compromissos. A proposta é fomentar o protagonismo individual e coletivo na transformação dos territórios.

Já o Museu da Pobreza oferece uma experiência com forte carga simbólica e educativa. Inspirado na célebre frase do Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus — “Sonho com o dia em que não haverá mais pobreza, com o dia em que as novas gerações terão que ir a museus para saber como era viver na pobreza” — o espaço é uma metáfora que reforça o objetivo do ODS 1: erradicação da pobreza em todas as suas formas. Ao longo da instalação, painéis informativos apresentam dados atualizados sobre a Agenda 2030 e iniciativas desenvolvidas pela organização Somos Um, referência em inovação social.

Promovido pela Somos Um, pelo Pacto Global – Rede Brasil, e, nesta edição, também pelo Sebrae-RN e pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, o Conexão ODS se consolida como um dos principais encontros de lideranças empresariais fora do eixo Sul e Sudeste. Com o propósito de acelerar a transição para modelos de negócios mais sustentáveis e inclusivos, o evento conecta representantes do setor público, privado e da sociedade civil em torno de soluções que atendam aos grandes desafios globais.