O levantamento mais recente “Empreendedorismo Feminino no Rio Grande do Norte – Especial 08 de março”, elaborado pelo Sebrae-RN, aponta que 42% das empresas no estado têm mulheres como principais sócias, totalizando 118.593 negócios ativos. Para alavancar ainda mais esse protagonismo empresarial feminino, o Sebrae RN realizou na noite de segunda-feira (31), em Mossoró, o “Workshop Sebrae Delas: Você é o seu negócio”. O evento reuniu 100 empreendedoras em uma iniciativa exclusivamente voltada ao público feminino.
Realizado na sede da BYD Carmais, o workshop ensinou a fortalecer negócios por meio de estratégias assertivas de comunicação e marketing. O encontro foi marcado por palestras inspiradoras e momentos de troca de experiências. As especialistas Larissa Gabrielle e Isabelly Lucena comandaram as palestras. Nestas, apresentaram técnicas essenciais para impulsionar o posicionamento de marcas no mercado e estimular a liderança empresarial.
Segundo Larissa Gabrielle, além de traçar planejamento para o negócio, é preciso estar atento ao posicionamento da marca no mercado para gerar conexões. Para isso, a especialista alerta para três indicadores a serem levados em conta pelo empreendedor.
“É o tripé imagem, comunicação e propósito do negócio. Essas três coisas precisam conversar para que o seu negócio crie conexões com seus clientes. É importante que o empreendedor conecte as pessoas a partir de um propósito, de um diferencial, a história, sua autenticidade”, orienta.
Já Isabelly Lucena, empresária vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, etapa estadual na categoria Pequenos Negócios – 2024, compartilhou sua jornada como empreendedora. Ela é fundadora da Provides Soluções Empresariais, empresa formada apenas por mulheres. Em sua apresentação, abordou temáticas como liderança e comunicação no contexto empresarial e destacou o papel decisivo do Sebrae na construção do protagonismo empresarial.
“Liderança passa por comunicação, e trabalhar esses dois aspectos fará toda a diferença no seu negócio. Aprendi isso ao longo da jornada como empresária e de muitas capacitações do Sebrae das quais participei e que fizeram toda a diferença para ser a profissional que sou. Costumo dizer que sou fruto do curso Empretec do Sebrae, que tem papel fundamental, e ajuda a pensar estrategicamente o negócio”, pontua.
Para Rafaela Rodrigues, analista técnica do Sebrae RN, além de inspirar mulheres com histórias exitosas, a ação tem propósito de construir um ambiente mais favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino.
“Muitas mulheres têm ideias e não sabem por onde começar um negócio, estão inseguras. Com as capacitações, estamos levando mais que inspiração a essas mulheres. Estamos ajudando a despertar propósitos, posicionamento por meio de conteúdos e informações valiosas, capazes de transformar ideias e negócios”, frisa.
Novos horizontes
Entre as participantes, Cláudia Guimarães, proprietária de um salão de beleza, relatou o impacto transformador do evento em seu negócio. Para a cabeleireira, o “Workshop Sebrae Delas: Você é o seu negócio” abriu novos horizontes em um momento decisivo do seu negócio.
“Eu estou querendo fazer umas mudanças na minha marca, e o evento foi muito importante, por fazer com que eu abrisse a minha visão e tivesse uma noção sobre o que eu quero para o meu futuro. Aqui, eu consegui ter bons insights e estou saindo do evento muito grata pelo Sebrae ter esse cuidado de promover um evento grandioso e tão enriquecedor, pensando em ajudar aos empreendedores”, elogia.
O “Workshop Sebrae Delas: Você é o seu negócio” é a primeira de uma série de estratégias desenvolvidas pela Agência Sebrae no Oeste, sediada em Mossoró, voltadas ao empreendedorismo feminino. Segundo Agelda Feitosa, analista técnica do Sebrae RN, o intuito é, por meio de capacitações e orientação, contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo feminino na região.
“O Sebrae está empenhado em desenvolver estratégias que elevem a mulher à condição de protagonista de suas histórias, de seus negócios, e isso passa por levar conhecimento, por gerar conexões e, assim, tornar concretos sonhos de mulheres que apostam no empreendedorismo como estratégia transformadora de realidades”, ressalta.