ASN RN
Compartilhe

Pequenos negócios quadruplicam número de vagas criadas pelo RN no mês de janeiro

Os pequenos negócios geraram um total de 1.720 novas vagas de emprego no mês, contribuindo integralmente para o saldo positivo de 1.457 empregos criados no estado
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Natal – Mal o ano começou e as micro e pequenas empresas já demonstram a rapidez e o potencial de absorção de trabalhadores com carteira assinada. O segmento dos pequenos negócios, as microempresas especificamente, foi o único responsável pelas vagas abertas no Rio Grande do Norte em janeiro (1.720 frentes de trabalho no total) , já que as médias e grandes empresas registraram déficit de 263 postos de trabalho no mês. Por isso, o saldo de empregos formais no Rio Grande do Norte em janeiro ficou em 1457 vagas abertas, resultado da demissão de 16.379 trabalhadores e a contratação de outros 17.836. Todas as novas vagas foram abertas em microempresas.

As informações estão no Mapa do Emprego do RN, publicação elaborada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que nesta edição apresentada os dados do mercado de trabalho potiguar no primeiro mês do ano a partir dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro, divulgados na tarde desta sexta-feira (15).

Desempenho Expressivo

Analisando a geração de empregos a partir do porte das empresas, o segmento dos pequenos negócios, que reúne as microempresas e pequenas empresas, foi responsável por sustentar o saldo positivo de empregos no estado no primeiro mês do ano. Foram geradas 1.720 novas vagas pelo segmento, embora não tenha ocorrido criação de novos postos de trabalho nas pequenas empresas, enquanto as médias e grandes empresas registraram encerramento de vagas no período, com um déficit de 150 vagas para as médias empresas e 113 vagas para as grandes empresas.

A quantidade de vagas gerada pelos pequenos negócios no primeiro mês de 2024 é quatro vezes maior (305 %) que o saldo obtido pelo segmento em janeiro do ano passado, quando foram geradas 425 vagas.

Por isso, o segmento foi responsável pele integralidade das vagas de emprego abertas em janeiro, , contribuindo para um saldo positivo de 1.457 empregos criados no estado. Esse saldo representa um aumento de 329% em relação ao resultado obtido em janeiro do ano passado, quando o saldo de emprego formal apresentou um déficit de 637 vagas.

Setor de serviços contrata mais

A maioria das vagas ficou concentrada no setor de serviços, que foi o recordista no mês de abertura de 1.232 novos postos de trabalho. Os demais setores também criaram vagas em janeiro, exceto o setor da industrial e o agropecuário, que perderam 64 e 450 vagas, respectivamente. A construção e o comércio, ambos, geraram um saldo de 739 vagas, cada.

O Mapa do Emprego do RN mostra que a maioria das vagas criadas no estado foi aberta em Mossoró, que registrou um saldo de 583 postos de trabalho, eem Natal, com 381 vagas, no primeiro mês do ano. A geração de oportunidades de trabalho também foi positiva em Parnamirim, com 226 vagas, São Gonçalo do Amarante, com 92 vagas, e Currais Novos, com 110 vagas. Por outro lado, houve encerramento de postos de trabalho em Macaíba (-184 vagas), Apodi (-127 vagas), Baía Formosa (-67 vagas), Baraúna (-75 vagas) e Ipanguaçu ( -77 vagas).