ASN RN
Compartilhe

Cordeiro Potiguar ampliará ações para 50 produtores no Oeste do RN

Em Mossoró, onde atenderá a 20 produtores nesse ano, projeto do Sebrae realizou ações na Festa do Bode, encerrada neste domingo (10)
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O Projeto Cordeiro Potiguar, desenvolvido pelo Sebrae RN, está ampliando sua atuação na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Nesse ano, passará a beneficiar diretamente 50 novos produtores de ovinos nos municípios de Mossoró, Upanema e Apodi. A iniciativa, antes denominada de Rota do Cordeiro, é estratégica para fortalecer a ovinocultura, uma das atividades agropecuárias mais representativas da região. Atualmente o projeto contempla 20 criadores nas cidades de Assú e Afonso Bezerra.

Em Mossoró, onde o projeto deve alcançar 20 produtores, o Cordeiro Potiguar realizou intervenções durante a 25 edição da Festa do Bode, que teve início na última quinta-feira (7) e encerrou neste domingo (10). Durante o evento, o projeto desenvolvido pelo Sebrae promoveu realização de exames em animais e degustação de cortes especiais de cordeiros.

Segundo Everton Monteiro, analista técnico do Sebrae RN e gestor estadual do projeto, as intervenções são decisivas para a competitividade do setor. “Com ações como essa, com realização de exames de ultrassonografia e andrológicos, conseguimos ver como está a qualidade das matrizes e dos reprodutores e, a partir dos resultados, oferecemos a assistência necessária para obtermos melhores resultados em termos de reprodução”, explica.

-

Elias da Silva Júnior foi um dos produtores beneficiados com a iniciativa. Fotos: Allan Phablo

A atividade beneficiou produtores como Elias da Silva Júnior, criador de ovinos das raças Dorper e Santa Inês, no município de Rafael Fernandes, Alto Oeste Potiguar. Com animais expostos na Festa do Bode, ele aproveitou a iniciativa do Sebrae para realizar exames gratuitamente em parte do rebanho exposto na Festa do Bode e aprovou o serviço.

“O serviço é excelente e, rapidamente, constatamos que entre as fêmeas examinadas tinham duas em gestação. Isso é muito importante para nós criadores que estamos expondo e negociando os animais na feira. É uma ação muito positiva, que ajuda pequenos e grandes criadores”, elogia.

Com investimento previsto de R$ 600 mil em 2025, o Cordeiro Potiguar aposta em estratégias como transferência de embriões, inseminação artificial e assistência técnica periódica, subsidiando até 70% dos custos por meio do Sebraetec. Para Carlos Henrique de Souza, médico veterinário e consultor do projeto, esse suporte é o diferencial para modernizar a atividade.

“Além de eliminar fêmeas improdutivas, o produtor pode acessar tecnologia de ponta para obter animais mais fortes, produtivos e valorizados. É um salto de qualidade para toda a cadeia produtiva”, ressalta.

Projeto Cordeiro Potiguar

Criado pelo Sebrae RN para fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura no Rio Grande do Norte, o Projeto Cordeiro Potiguar atua na melhoria genética dos rebanhos, na capacitação técnica de produtores e na valorização comercial da carne de cordeiro potiguar.

Além do ganho em produtividade, a iniciativa busca ampliar o valor de mercado dos animais e fomentar o consumo de cortes especiais, posicionando o cordeiro potiguar como produto de qualidade reconhecida no mercado local e nacional.

Interessados em participar do projeto Cordeiro Potiguar e ser assistido pelo Sebrae RN podem entrar em contato com o analista técnico Everton Monteiro pelo telefone (84) 99660-2224.

  • Cordeiro Potiguar
  • Festa do Bode