Natal – Entretenimento, educação, ferramentas industriais e acessibilidade. Esses elementos, aplicados à robótica e à inteligência artificial, foram temas de debate e exposição de projetos no Espaço Robótica do Go!RN 2024. Nos dias 20 e 21 de setembro, o Centro de Convenções de Natal sediou o Encontro de Robótica e Inovação do Rio Grande do Norte (ERI-RN), realizado dentro desse espaço dedicado.
No local, estavam disponíveis tanto equipamentos quanto momentos de discussão e estudo. Segundo Aquiles Burlamaqui, coordenador do Encontro, a programação deste ano foi ampliada. “Trouxemos mais do que apenas robótica educacional, ampliamos para incluir também robótica científica”, explicou.
“A ideia do Encontro, durante o Go!RN, é agregar, unir todos os projetos e pessoas que pesquisam e trabalham com robótica no Rio Grande do Norte”.
Aquiles Burlamaqui, professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN).
Um exemplo dessa ampliação foi o painel “Pesquisas em Robótica e I.A.”, no qual foram apresentados dois projetos de pesquisa. Um dos projetos abordou soluções aplicadas a veículos automotivos, como o uso de IA por meio de um chatbot para dúvidas sobre o veículo, além de tecnologias para detectar em tempo real as condições do carro, incluindo o comportamento do motorista. O segundo projeto apresentou um estudo de caso em que imagens de falésias capturadas por drones forneciam dados para a construção de modelos 3D.
Para os participantes, um dos grandes destaques foi a Mostra de Robótica. Cerca de 20 projetos de instituições e escolas que trabalham com essa tecnologia no RN foram expostos ao público, que teve a oportunidade de conhecer mais sobre os equipamentos, seu uso e construção, além de informações sobre os grupos responsáveis pelos projetos.
Com uma cenografia curiosa, o projeto do grupo Labcrie, um espaço maker voltado para a formação de professores da rede pública estadual, chamou a atenção. Utilizando um microcontrolador com teclado externo, as “bananas” funcionavam como sensores que, a partir da variação de tensão, acionavam um sistema capaz de emitir notas musicais, operando com baixa corrente.
De porte maior, também estavam expostos robôs industriais e semi-industriais, produzidos por estudantes do Projeto de Robótica do SESI Escola, mostrando a inovação e o aprendizado na formação dos estudantes.
Outro projeto de destaque foi o URA, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Automação e Robótica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo do projeto é utilizar robótica de baixo custo para democratizar o acesso à tecnologia em todos os níveis de ensino no país. O projeto abrange três eixos: envolve alunos da universidade, ensina robótica a professores de escolas públicas para a produção de protótipos aplicáveis em suas disciplinas e capacita estudantes, que chegam a participar de competições de robótica com seus aprendizados. Durante a Mostra, além de conhecer os protótipos, o público tinha a oportunidade de montar robôs na oficina de montagem.
Sobre o GO!RN
O GO!RN 2024 acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, reunindo uma ampla variedade de participantes, desde startups, micro e pequenas empresas, até investidores, geeks, entusiastas de tecnologia e games, além de personalidades do cenário digital local e nacional. O evento promovido pelo Sebrae-RN e mais de 40 correalizadores, incluindo a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado, FAPERN, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Metrópole Parque e o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, entre outros parceiros de destaque.
-