ASN RN Atualização
Compartilhe

GO!RN começa nesta sexta-feira e deve atrair 8 mil interessados em inovação

O evento será aberto às 9h, no Centro de Convenções de Natal, com uma programação que envolve mais de 250 atividades distintas. A edição 2023 prossegue até o sábado (4)_
Por Especial GO!RN 2023
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O Sebrae do Rio Grande do Norte está com toda a estrutura pronta para dar início ao maior evento de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do Rio Grande do Norte. O GO!RN 2023 será aberto nesta sexta-feira (3), e deve atrair até o sábado um público estimado em 8 mil pessoas. A edição deste ano dobrou de tamanho e pretende apresentar novidades e discutir temas ligados a áreas, como inovação, tecnologia, negócios inovadores, games, programação, robótica, startups e universo geek. Além disso, o evento também aborda temas como sustentabilidade e negócios de impacto socioambiental. Quem deseja participar, as inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo site https://gorn.com.br/, onde é possível conferir a programação completa.

A edição 2023 terá o dobro da estrutura oferecida no ano passad, ocupando uma área de 10,5 mil metros quadrados. Foto: Moares Neto

Promovido pelo Sebrae e 40 correalizadores, o evento traz várias novidades na estrutura e também na programação. Como já é uma tradição, a abertura será com um show de uma banda de rock. Também haverá a parada dos correalizadores com representantes de todas as instituições, grupos e comunidades que constroem de forma coletiva o evento, a partir das 9h, no Pavilhão Nísia Floresta. A ideia é difundir e estimular a inovação e a criatividade, gerando conexões com todos os atores do ecossistema de inovação tanto local quanto nacional.

O evento contará com dezenas de palestrantes convidados, empreendedores expoentes no cenário digital do Brasil. O GO!RN 2023 contará com 14 palcos e espaços temáticos, que totalizam mais de 10,5 mil metros quadrados de área montada. O evento terá no eixo de exposição 43 empresas inovadoras no coworking space e outras 10 empresas e instituições na área de estandes de instituições e patrocinadores, assim como oito aceleradoras no Hub de Aceleradoras.

Aproximação com mercado de investimentos

Um dos destaques é a rodada de investimentos, que deve aproximar as startups de investidores. Participam como âncoras 10 grandes investidores, corporates e grandes fundos de venture capital, permitindo que startups apresentem projetos e ideias de negócios inovadores a esses investidores e conquistem recursos para ampliar ou desenvolver o negócio. Até agora, a rodada tem mais de 120 startups inscritas de todas as regiões do país.

“Estamos muito otimistas quanto à entrega que faremos para o nosso ecossistema de inovação, que impactará todas as cadeias produtivas e todos os negócios do Rio Grande do Norte. Juntos com 40 correalizadores, estamos construindo um evento grandioso, que irá assim transformar a realidade de várias empresas. Esperamos que possamos dar uma grande contribuição para o amadurecimento do ecossistema potiguar”, declara o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

Sustentabilidade

O diretor esclarece que além de tecnologia e inovação, o GO!RN 2023 também aborda a questão da sustentabilidade ao sediar o Fórum de Negócios de Impacto Social do Nordeste e trazer para reflexão e discussão o processo de descarbonização da mobilidade, acelerando a transição para a mobilidade elétrica dos meios de transporte.

Durante o GO!RN, será promovida a Volta Elétrica, um passeio com veículos elétricos e híbridos, que vai marcar o Dia Potiguar da Mobilidade Elétrica, criado pelo Sebrae-RN para despertar a sociedade sobre a importância da mobilidade como fator preponderante para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, através da geração de energia limpa, e respeitar os preceitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ação está inserida no contexto de sustentabilidade e integra as iniciativas do Sebrae para iniciar um movimento de conscientização da sociedade para a descarbonização da mobilidade, com redução das emissões de gases de efeito estufa, sobretudo o dióxido de carbono. “Será uma volta elétrica pela cidade, fazendo um percurso com os carros elétricos e apresentando aquilo que a população achava que seria o futuro. Não é o futuro. Já é a realidade e isso já está acontecendo”, enfatiza João Hélio.

Games

Estão programados dois campeonatos de eSports – Free Fire e League of Legends, e ainda diversas experiências num evento totalmente gameficado, com três Arenas de Robótica e Espaço Kids e exposição de mais de dez games digitais criados no RN. Uma das novidades é a exposição de veículos elétricos, uma prévia do que deve ditar o mercado automobilístico mundial nos próximos anos. Já o ALI Experience vai ofertar aos visitantes a construção de Modelos de Negócios no Canvas. Para facilitar o acesso, a organização vai disponibilizar ônibus circular gratuito (IFRN-Midway, UFRN-Via Direta, Sebrae-Arena das Dunas, Centro de Convenções).

O GO!RN 2923 é promovido pelo Sebrae e pelos seguintes correalizadores: LIGA CONTRA O CÂNCER, JA Rio Grande do Norte, Jerimum Valley, RN Júnior – Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte, PONG, Darkwaves, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN, GDG, Prefeitura do Natal, Metrópole Parque, Seahub Coworking, FIERN – Sistema Indústria, Potiguaras Valley, ITNC -IFRN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, FERN, CDL Jovem Natal, GruPy-RN, Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX | RN, PHP-RN, Comunidade SaltValley, AGIR – Agência de Inovação da UFRN, Universidade Potiguar – UnP, Funpec, WiE, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), OWASP Natal, Potilivre, Pyladies, SETIRN – Sindicato das Empresas de Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, LIDE RN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Banco do Nordeste, Women Techmakers (WTM), DevOpsDays, SESI Robótica, ERIRN, Liga Ventures, Poti Ventures, Grupo Rede+, ShiftT, FI Boost, Avati Aceleradora, Troposlab e WOW Aceleradora.