Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Integrantes da equipe vencedora do Desafio Sebrae Nordeste + Sustentável, que ocorreu no GO!RN
ASN RN Atualização
Compartilhe
ASN RN Atualização
Compartilhe
As três primeiras equipes melhor colocadas posam para a foto oficial, Fotos: Moraes Neto

Natal –É mais comum do que se imagina. Parte dos produtores rurais que almejam uma certificação orgânica ainda desiste devido ao grande volume de documentação exigida tanto para obtenção quanto para a manutenção do selo. A extensa papelada não apenas desanima o produtor, como também torna-se um empecilho para agregar valor à produção, que o selo de orgânico proporciona, e, consequentemente, a rentabilidade da propriedade.

Em Angicos, localizado em pleno sertão, cinco acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas da Informação do campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) enxergaram nesse descompasso uma oportunidade em vez de somente um problema. Orientados pelo professor João Paulo Damásio, os estudantes João Victor da Cunha, Erik David, Ywry Scheller, Marcelo Junior e João Victor Queiroz criaram uma ferramenta que facilita e sistematiza toda a documentação necessária para a obtenção do selo orgânico, além de automatizar alguns controles da propriedade.

Essa e outras 11 propostas de soluções inovadoras foram apresentadas na final do Desafio Nordeste + Sustentável, que ocorreu no GO!RN, realizado no último fim de semana, no Centro de Convenções de Natal. O game teve início em junho, com a abertura das inscrições e seleção dos projetos. Os universitários também receberam capacitação baseada nas características do comportamento empreendedor, suporte para validação da proposta de negócio, consultorias e mentorias, que ajudaram os participantes no desafio estipulado às equipes.

Os participantes teriam que, após a visita da equipe a uma propriedade rural indicada pela competição, diagnosticar as dificuldades do produtor e transformá-las em soluções tecnológicas e inovadoras. Esse foi o desafio repassado e a última fase do concurso era justamente a exposição no evento. Os protótipos das 12 equipes finalistas foram analisados pela banca para definir a melhor ideia.

O desafio foi conduzido pelos consultores Maria Luisa Fontes, Bruno Félix e Marcelo Bandiera, a banca de jurados constituída por um consultor de projetos, representantes do SENAR e do MAPA, avaliou o desempenho dos participantes na apresentação dos pitches e os projetos em si a partir de critérios técnicos, como nível de inovação das ideias, projeção financeira e potencial de mercado. Ao término, concedeu o título de projeto mais inovador à equipe SerTão Devs, o grupo vindo de Angicos.

A gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega Lira, enfatizou que o Desafio Nordeste + Sustentável foi uma grande oportunidade de conectar alunos e produtores, gerando inovação na prática. “O resultado mostrou a capacidade e a riqueza de conhecimento que há dentro da academia e escolas e como isso pode e deve estar a serviço do campo e ainda gerar negócios inovadores”, avalia a gerente.

Veja os momentos da apresentação dos pitches dos 12 projetos fiinalistas:

Mais que uma mera competição de ideias de negócios, o Desafio Sebrae Nordeste + Sustentável faz parte de uma estratégia, que busca inserir mais inovação tecnológica nas propriedades rurais ao mesmo tempo em que ataca a questão da sucessão nas propriedades rurais do Nordeste. A iniciativa foi lançada por meio de edital, em meados de maio, e direcionada especificamente a estudantes de instituições de ensino superior de Assú, Alto do Rodrigues e Ipanguaçu. Foram selecionados inicialmente 30 grupos, cada um com uma proposta de projeto inovador. Após três meses de acompanhamento e orientações, os dez melhores foram aprovados para participar do GO!RN até ser escolhido o vencedor.

De acordo com o gestor do AgroNordeste no Rio Grande do Norte, Elton Alves, a ideia era que a competição servisse para aproximar a academia dos produtores rurais locais, estimulando os estudantes a desenvolverem soluções sustentáveis para redução dos desafios enfrentados pelos empreendedores rurais, e ainda, fomentar a inovação e a sucessão no campo por meio da extensão. A ação foi direcionada especificamente para acadêmicos dos três municípios.

“““““““““““““““O desafio faz parte de um esforço para viabilizar o acesso a inovação ao produtor rural. No programa Nordeste + Sustentável, um dos requisitos de ação dentro do nosso esforço estratégico é atuarmos com a perspectiva de criar um ecossistema mais inovador, um ambiente onde o produtor se sinta motivado a melhorar, seja de fato criando um novo processo ou incrementando e, melhorando aquilo que já existe. Grandes ideias já fluem naturalmente na luta diária do produtor, ele melhor do que ninguém conhece as dores e os caminhos até fazer dar certo, então unir essa juventude que está na busca incessante de solucionar as dores do mundo, foi a combinação perfeita!”, detalha Elton Alves o escopo da estratégia.

A expectativa é que esse movimento em torno da inovação tecnológica reverbere na ponta, gerando mais ganhos para o produtor, permitindo que tenha capacidade de manter uma operação sustentável. “A inovação que a gente fomenta parte da própria melhoria do contexto da propriedade. E é justamente aí onde entra o Desafio Nordeste + Sustentável, que vai gerar soluções para questões rurais, além de conectar e fomentar a sucessão familiar rural, onde a gente consiga gerar interesse nos filhos do produtores ao verem outros jovens desbravando o setor rural com iniciativas inovadoras”, revela o gestor.

Elton Alves informa que a região do Vale do aço foi escolhida para ser alvo do desafio pois já está recebendo outras ações do programa e iminência de surgimento de um ecossistema local de inovação. Isso porque a região do vale é um dos principais cinturões agrícolas do Rio Grande do Norte e precisa do uso das novas tecnologias para desenvolver e otimizar o escoamento da produção.

““““““““““““““ A região do Vale do Açu concentra grande produção agrícola do estado devido à oferta de água, principalmente pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves

Por trás da atuação do projeto, há uma realidade incontestável, o êxodo dos jovens do campo. “As nossas iniciativas têm esse intuito de primeiro de conectar o filho do produtor com a atividade, dando uma nova perspectiva a esse jovem para assumir a sucessão rural e criar soluções para o setor. Através desses editais, hackathons e eventos, conseguimos envolver professores, alunos, jovens, empresários, que passam, de repente, a enxergar perspectivas de investimento sem deixar o lugar de origem”.

““““““““““““““““““““““

Inovação como estímulo ao desenvolvimento de quem vive no sertão

O talento e a visão para identificar oportunidade dos acadêmicos campeões do Desafio Nordeste + Sustentável 2023 tiveram uma contribuição valiosa de experiência, conhecimento técnico e domínio sobre a realidade e os problemas da região, que somaram para o projeto chegar a ser vencedor. Atributos que o professor João Paulo Damásio acumula em sua carreira. A orientação do professor foi decisiva para a qualidade e o êxito da plataforma idealizada. Isso porque ele é o titular da disciplina Administração e Empreendedorismo, que está inserida na grade curricular de todos os cursos de graduação do campus da UFERSA em Angicos, da área das ciências biológicas à de tecnologia.

E foi durante as aulas que o docente conheceu o mesmo grupo de alunos, que mais tarde viria a se tornar a equipe vencedora da competição. “Eles estão no terceiro período do curso, ainda no início do curso, mas já tinham passado por essa disciplina. Percebi que tinham grande capacidade, pelas conversas e influência sobre os demais, sempre falando do ecossistema de inovação. Eles me convidaram para participar do desafio e aceitei prontamente”, relata o professor. João Paulo conta como o grupo chegou ao cerne do GROA, o negócio pensado.““““““““““““““““““““““

“Além de visitas, tivemos reuniões com o proprietário do sítio indicado com objetivo de identificar as problemáticas e qualquer tipo de gargalo ou dificuldade enfrentada para pensarmos na solução. Como se trata de um sítio com selo orgânico, o produtor relatou que uma certificação orgânica exigia muitos requisitos e muitos documentos que precisavam ser processados e organizados. Se há dificuldade para quem lida bem com planilhas, imagine aqueles sem domínio de informática”.

Segundo o docente, muitos produtores rurais não têm esse tipo de conhecimento, o que os obriga a contratar consultorias especializadas ou desistir da certificação orgânica pela falta de experiência na organização desses papéis. “Foi aí que a gente percebeu uma solução possível de ser sistematizada por meio da tecnologia. Como a área dos alunos é desenvolvimento, viram uma possibilidade de termos um aplicativo que permitisse inserir todos os dados referentes a esses requisitos e gerar relatórios dentro das exigências do monitoramento”.

O insight foi assertivo porque a ferramenta atende a uma demanda de mercado, um nicho que somente no Brasil reúne mais de 25 mil empresas certificadas, e ainda com grande perspectiva de expansão, crescimento anual em torno de 20%. O aplicativo pretende servir como base para as informações que abrangem desde irrigação, venda e colheita até todos esses processos, necessários para manter a certificação.

O professor conta como é a realidade da maior parte dos jovens que vivem em pequenas cidades do interior, onde a escassez não é somente de água devido à estiagem, mas também financeira e de perspectivas de futuro. “Eles vem dessa realidade, de alunos com auto estima baixa e pouca autoconfiança, que jamais se imaginariam vencer um desafio como esse. Esse primeiro lugar prova o contrário e os faz reconhecer competências que eles não até então desconheciam. E isso vai contagiar os que estão em volta”.

-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas