Currais Novos viveu nessa terça-feira (9) um momento histórico para o município. A cidade sediou a 1ª Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que marcou a instalação oficial do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento reuniu gestores públicos, empreendedores, acadêmicos, representantes de entidades e sociedade civil em um amplo debate sobre os rumos do desenvolvimento local.
O encontro teve como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação, promovendo um espaço participativo para que diferentes setores pudessem apresentar propostas capazes de transformar ideias em ações concretas que impulsionem a economia, a educação e a qualidade de vida da população. Promovida pela Prefeitura Municipal de Currais Novos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a conferência contou com o apoio do Sebrae-RN, que além de oferecer consultoria especializada na elaboração da lei municipal, também integra o novo conselho.
-
A analista técnica do Sebrae-RN, Edinete Nascimento, foi nomeada secretária da nova instância e lembrou que “todo esse movimento foi iniciado em 2022, através da implementação da metodologia Ecossistema Local de Inovação do Sebrae. Hoje, Currais Novos integra a rede dos 10 ecossistemas instituídos no estado”.
O vereador Diogo Bezerra, de Acari, destacou a importância da iniciativa regional. “Estivemos na 1ª Conferência Municipal de Inovação de Currais Novos para aprender sobre esse assunto com nossa vizinha, que está se tornando referência regional quando o tema é inovação e tecnologia”, destacou o vereador de Acari.
Na avaliação do coordenador de inovação do município, Edward Feitosa, Currais Novos já se consolida como um case nacional em inovação. “Esta conferência inicia o Conselho Municipal de Inovação e o próximo passo é instituir o Fundo Municipal de Inovação para garantir mais recursos e oportunidades. O Ecossistema Local de Inovação, programa do Sebrae presente em diversos territórios, mostra a maturidade da cidade, que já conta com iniciativas como o programa Cidade Inovadora”, explica Edward Feitosa.
O presidente do conselho recém-instalado, Danilo Cortez (IFRN), também reforçou a relevância do momento. “A fundação do conselho revela para o município e para a região que estamos no caminho certo, pensado por vários atores da sociedade e do poder público, olhando para o futuro de Currais Novos e pensando no desenvolvimento local a partir da inovação. Na oportunidade, pudemos, de fato, começar a colocar em prática o que está previsto na Lei Complementar-CMCN nº 20, de 20 de dezembro de 2024, mais conhecida como a Lei da inovação no município, com a instituição e posse do Conselho Municipal de Inovação”, enfatizou o presidente.
O Conselho Municipal de Inovação é composto por diversos representantes do poder público, de instituições, empresas e da sociedade civil organizada: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Secretaria de Planejamento e Finanças, Sebrae, CDL, Potidev, IFRN, UFRN-FELCS, Anhanguera/FAS/Única Master.
Danilo Cortez esclarece que, “dentre tantas possíveis ações do Conselho, uma das principais é propor, formular e avaliar políticas públicas de promoção da inovação para o desenvolvimento local, bem como auxiliar na articulação entre os diversos agentes institucionais – públicos e privados – em busca de melhorias para o município no que diz respeito à inovação”.
A programação reuniu representantes da gestão pública, como o prefeito Lucas Galvão e vereadores da Câmara Municipal, além de entidades como a CDL e instituições de ensino superior. Também estiveram presentes lideranças de comunidades de inovação e tecnologia como Potiguaras Valley, Techno Valley e InovaTech Seridó, além de representantes de municípios vizinhos, como Acari e Cerro Corá.