Natal – A importância do relacionamento com o cliente como um elemento para o sucesso de um negócio foi um dos assuntos debatidos no espaço ‘Empreededorismo’ no Go!RN. Giovana Andrade, sócia da WAWS Comunicação, compartilhou percepções significativas sobre como encantar clientes, usando a Disney como exemplo, na palestra de tema “Disneyficação do atendimento: Como encantar clientes como a Disney”.

Durante o encontro, Giovana compartilhou sua visão sobre a importância da qualidade no atendimento ao cliente, enfatizando a necessidade de treinar equipes e cultivar uma cultura de atendimento de excelência. Ela ressaltou a importância do feedback dos clientes como uma ferramenta essencial para a melhoria contínua dos serviços prestados. ‘Ouvir atentamente os clientes e incorporar suas sugestões é fundamental para qualquer negócio que busca se destacar no mercado.’
Ao apresentar a Disney como um caso de sucesso, ela destacou o compromisso contínuo da empresa com o atendimento excepcional, mencionando a ‘Universidade Disney’ como um exemplo de investimento no aprimoramento da equipe.
‘A conquista da Disney não foi instantânea, mas sim o resultado de um esforço consistente ao longo dos anos’, observou Giovana, destacando a importância de pensar a longo prazo e persistir nos esforços de treinamento e desenvolvimento da equipe.
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Ao discutir os desafios da implementação dessa abordagem de atendimento, ela mencionou as pressões do ambiente empresarial, enfatizando a importância de ser paciente e persistente para alcançar resultados a médio prazo. ‘É fundamental resistir à pressão do ambiente de negócios e manter o foco na qualidade do atendimento’, comentou.
Giovana também destacou que não importa o tamanho da empresa, o foco no atendimento ao cliente é essencial. “Mesmo em empresas menores, é possível implementar estratégias de pesquisa de satisfação e garantir um serviço de pós-venda eficaz. Os clientes são o pilar fundamental de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho”, observou.
Como resultado desse investimento, o empreendedor pode esperar por benefícios tangíveis de um atendimento excepcional, tendo como resultado uma base de clientes mais fiel e, consequentemente, redução dos custos de aquisição de novos clientes. “Clientes satisfeitos também se tornam defensores da marca, gerando um valioso boca a boca. Além dos benefícios financeiros, um bom atendimento impulsiona a eficiência operacional e contribui para a sustentabilidade dos negócios a longo prazo”, conclui.
Maior evento de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital, o GO!RN acontece nesta sexta (3) e sábado (4) no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. Realizado pelo Sebrae-RN e mais 40 correalizadores do ecossistema de inovação, o evento oferece vasta programação com conteúdos e experiências aos aficionados e fãs da tecnologia e inovação.
O GO!RN 2923 é promovido pelo Sebrae e pelos seguintes correalizadores: LIGA CONTRA O CÂNCER, JA Rio Grande do Norte, Jerimum Valley, RN Júnior – Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte, PONG, Darkwaves, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN, GDG, Prefeitura do Natal, Metrópole Parque, Seahub Coworking, FIERN – Sistema Indústria, Potiguaras Valley, ITNC -IFRN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, FERN, CDL Jovem Natal, GruPy-RN, Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX | RN, PHP-RN, Comunidade SaltValley, AGIR – Agência de Inovação da UFRN, Universidade Potiguar – UnP, Funpec, WiE, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), OWASP Natal, Potilivre, Pyladies, SETIRN – Sindicato das Empresas de Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, LIDE RN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Banco do Nordeste, Women Techmakers (WTM), DevOpsDays, SESI Robótica, ERIRN, Liga Ventures, Poti Ventures, Grupo Rede+, ShiftT, FI Boost, Avati Aceleradora, Troposlab e WOW Aceleradora.