ASN RN
Compartilhe

Primeiras startups firmam contrato com incubadora de saúde SeriHub de Currais Novos

Heal.app, Cuida Fácil, Orientea e Cotafarma iniciam jornada de inovação em parceria com Sebrae-RN e Liga Contra o Câncer
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O Seridó deu um passo importante rumo à inovação na área da saúde. Quatro startups formalizaram nesta terça-feira (30) adesão à SeriHub, a primeira incubadora de soluções em saúde da região, que funciona no Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó, em Currais Novos. A iniciativa é resultado da parceria entre o Sebrae-RN e a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, por meio do seu Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação.

A assinatura dos contratos ocorreu na sede estadual do Sebrae-RN, com a presença do superintendente da instituição, Zeca Melo, além de representantes da Agência Sebrae Seridó Oriental e da Unidade de Inovação e Tecnologia (UNIT). Pela Liga, participaram Maciel Matias (diretor do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação), Francisco Irochima (gerente de Inovação) e Amália Rêgo (gerente geral de Ensino, Pesquisa e Inovação). As startups incubadas são Heal.app, Cuida Fácil, Orientea e Cotafarma.

Segundo Zeca Melo, a criação da incubadora representa um marco na abertura do estado para a inovação. “Esse é um fruto de uma construção ao longo do tempo, e só é possível graças à parceria sólida com a Liga”, afirmou.

O gerente da Agência Sebrae de Currais Novos, Célio Vieira, lembrou que o movimento de fomento à inovação na região começou em 2018, com o Seridó Digital. “Desde o início, vimos uma adesão surpreendente, com pessoas ávidas por informação e participação”, destacou.

Foto: Moraes Neto

Para Maciel Matias, a união do Sebrae com a Liga fortalece a saúde e a inovação. “Esse projeto vai agregar valor definindo processos, trazendo velocidade às decisões e, principalmente, incluindo pessoas”, ressaltou.

Já Francisco Irochima apontou que a expectativa é de que o SeriHub funcione como um polo de atração para novas startups, investidores e parceiros interessados no mercado de inovação em saúde.

As startups selecionadas passarão por um processo de capacitação com o Método Bootcamp Ágil Sebrae, que envolve seis etapas, incluindo formação empreendedora e preparação para a comercialização. Também contarão com a Assessoria de Negócios do Sebrae, um acompanhamento contínuo e personalizado, em um modelo inédito de atendimento a um ecossistema de inovação. A parceria deve se expandir futuramente para outras regiões do estado, como Caicó, Santa Cruz e Nova Cruz.

Juliana Medeiros, CEO da Cotafarma, startup de Carnaúba dos Dantas. Foto: Moraes Neto

Entre os negócios incubados, a Cotafarma, de Carnaúba dos Dantas, desenvolveu uma plataforma de cotação de preços para pequenas e médias farmácias, já presente em seis estados brasileiros com 42 clientes ativos.

“Participar do SeriHub é uma oportunidade de aprimorar nossa gestão e ampliar o acesso a investimentos, fortalecendo a expansão da startup”, destacou a CEO Juliana Medeiros.

Já Fábio Júnior, da startup Orientea, que trabalha com soluções voltadas para crianças autistas e com atrasos no desenvolvimento, ressaltou a importância do apoio da Liga e do Sebrae no processo de validação e estruturação do negócio. “O objetivo é transformar nosso protótipo em uma startup sustentável, capaz de gerar renda e democratizar o acesso a serviços de saúde de qualidade”, afirmou.

-

  • ELI CURRAIS NOVOS
  • SERIHUB