ASN RN Atualização
Compartilhe

Encontro presencial da fase de fomento do Programa Startup Nordeste reúne startups potiguares para acelerar ideias

Seu Manual Pro, uma das selecionadas, aposta em tecnologia para transformar a gestão pós-obra no setor da construção civil
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

O ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte deu mais um passo estratégico nesta segunda-feira (21) com a realização do primeiro encontro presencial da fase 3 do programa Startup Nordeste, promovido pelo Sebrae, em parceria com a FAPERN. O encontro marcou o início do ciclo de aceleração para as 60 startups selecionadas no Estado, que agora avançam para as mentorias individuais e coletivas mais recebimento de bolsas sócio empreendedor. A ideia é seguir com a validação de mercado e estruturação de seus modelos de negócio.

-

Entre as startups selecionadas, a Manual Pro já chama atenção por sua proposta disruptiva no setor da construção civil. A construtech oferece uma plataforma digital para a gestão do pós-obra, integrando funcionalidades como notificações automáticas de manutenção, chamados técnicos e relatórios personalizados. O objetivo é promover economia, eficiência e segurança jurídica para construtoras e incorporadoras. Dentro da programação do Startup Nordeste, Jesse Régis representou a empresa – lançada há 1 ano e 6 meses a partir da dor latente das construtoras que é a gestão pós-obra- durante o evento Nordeste ON no início do mês, ocasião em que participou de uma rodada de negócios articulada pelo Sebrae. “Essa foi nossa primeira experiência em rodada e estamos na expectativa de fecharmos negócio nos próximos meses”, avaliou Jessé que gerencia uma equipe de 15 pessoas e está presente em 16 estados

-

Programação

A programação começou com uma apresentação institucional conduzida por Isabela Cavalcanti, que explicou os pilares do Startup Nordeste, programa que busca identificar, apoiar e acelerar negócios inovadores com alto potencial de impacto. Em seguida, o gerente de Inovação do Sebrae-RN, David Gois, falou em nome da diretoria executiva da instituição, ressaltando a importância estratégica do programa para o estado. “O Rio Grande do Norte é o único estado com três edições do Startup Nordeste, o que representa uma responsabilidade muito grande. Isso mostra que estamos deixando de ser apenas produtores de insumos básicos para ocupar um espaço relevante no desenvolvimento de tecnologia de ponta”, destacou.

Representando a Fapern (Fundação de Apoio à Pesquisa do RN), uma das instituições parceiras do projeto, Rebeca Marota deu as boas-vindas aos empreendedores e reforçou o compromisso da fundação com o fomento à inovação e ao empreendedorismo científico. Já o analista de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, Eugênio Spíndola, apresentou algumas das ações da instituição voltadas ao ecossistema de startups, como o StartRN, a Jornada Potiguar de Startups a ser lançada nos próximos meses – que organiza o atendimento conforme o nível de maturidade dos negócios – e o Petris, programa de inovação aberta focado na cadeia de petróleo e gás.

Monnalize Medeiros, gestora da Dealist realizou uma palestra inaugural

A gestora nacional do Startup Nordeste, Jéssica Sena, também participou da abertura, reforçando os diferenciais da nova etapa do programa. A agenda foi iniciada com uma palestra inaugural da gestora da Dealist, Monnaliza Medeiros, que abordou o cenário de investimentos no Brasil, estratégias de captação e a importância de “plantar sementes de possibilidades” desde os primeiros estágios dos negócios.

Durante a programação, os participantes também foram apresentados à jornada estratégica que será desenvolvida ao longo da etapa, com trilhas dedicadas a temas como vendas (ICP e precificação), marketing, produto e gestão financeira, além de uma introdução ao ecossistema de startups e venture capital, fortalecendo a base de conhecimento necessária para a evolução dos modelos de negócio.

“O encontro consolidou o início de uma nova fase para as startups potiguares, reforçando o papel do Rio Grande do Norte como um polo emergente de inovação no Nordeste brasileiro”, avaliou Isabela Cavalcanti, gestora do Startup Nordeste no âmbito do RN.

  • #startup #inovacao #startupnordeste