ASN RN Atualização
Compartilhe

Startups impulsionam inovação e sustentabilidade no agronegócio potiguar

Soluções tecnológicas apresentadas na Festa do Boi buscam otimizar operações e garantir a qualidade no setor agro
Por Especial Festa do Boi
ASN RN Atualização
Compartilhe

Parnamirim – Na edição deste ano da Festa do Boi, a Agência Sebrae tem destacado a importância das startups para o desenvolvimento do agronegócio. Com um espaço dedicado à apresentação de soluções inovadoras, o evento reúne agrotechs que trazem tecnologia e novas perspectivas para o campo, buscando impulsionar o crescimento sustentável do setor no Rio Grande do Norte.

A coordenadora do espaço das startups na Agência Sebrae Festa do Boi, Ariadna Lima, destacou o papel das empresas inovadoras para o desenvolvimento do agro potiguar: “As startups são uma ponte entre o produtor e as tecnologias de ponta, possibilitando uma produção mais eficiente e sustentável. Isso é essencial para enfrentar os desafios atuais do agronegócio.” Ao todo, 6 startups apresentaram suas soluções no evento.

O Laboleite, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem se destacado como um parceiro na cadeia produtiva de leite, com uma atuação focada na melhoria da qualidade dos produtos lácteos. O projeto realiza uma gama abrangente de análises físico-químicas, microbiológicas e de detecção de fraudes, garantindo que os produtos atendam aos mais altos padrões de qualidade. O objetivo é duplo: garantir a segurança e qualidade do leite para o consumidor final e proporcionar ao produtor acesso a ferramentas que promovam um manejo mais eficiente e seguro.

Além das análises laboratoriais, o Laboleite também desenvolve pesquisas e ações educativas.

“Nosso foco é não só levar qualidade ao consumidor, mas também capacitar os produtores com orientações técnicas detalhadas, que permitam aprimorar o manejo e a produção no setor de pecuária leiteira,” explicou Kayro Cipriano, representante do Laboleite.

A iniciativa também oferece aos produtores cartilhas e manuais de boas práticas, abrangendo desde o manejo sanitário até técnicas de coleta e preservação do leite.

Zaori atua com foco em utilizar dados para aumentar a produtividade de negócios no agro | Fotos Isaac Silva

Outra startup que está como expositora na Festa do Boi é a Zaori Data, que se especializa no uso de dados para otimizar operações agrícolas e diversos outros segmentos. A representante da startup, Izabela Lima, comenta que a participação na Festa do Boi é uma oportunidade valiosa para dialogar com os produtores e validar as necessidades do setor. “Aqui, podemos entender melhor as demandas e aprimorar nossas soluções para atender cada vez mais ao mercado,” afirmou.

A Zaori oferece ferramentas tecnológicas avançadas que incluem monitoramento em tempo real, previsões meteorológicas detalhadas e análise de dados estratégicos. Essas soluções podem auxiliar os produtores a planejar suas operações com maior precisão e a tomar decisões mais informadas, seja no plantio, colheita, ou no manejo de recursos. Além de prever condições climáticas, a plataforma permite ajustar rapidamente estratégias conforme as mudanças nas condições do campo, otimizar o uso de insumos e reduzir desperdícios.

A Festa do Boi continua até o dia 19 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer de perto as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas no Rio Grande do Norte.

Sebrae na Festa do Boi 

A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.