ASN RN Atualização
Compartilhe

Aberta etapa do programa Desenrola para MEI, micro e pequenas empresas

Para auxiliar os empreendedores a entenderem sua capacidade de pagamento e negociar com clareza, o Sebrae-RN oferece consultoria financeira gratuita através da plataforma 'Crédito Já'
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O programa ‘Desenrola Pequenos Negócios’, destinado a auxiliar microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenos empresários que acumularam dívidas até o dia 23 de janeiro deste ano, começou a aceitar inscrições. O programa foca em empresários com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. A ação faz parte do programa ‘Acredita Brasil’, uma iniciativa do Ministério da Fazenda, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Para participar, os interessados devem procurar as instituições financeiras onde possuem débitos, seja pessoalmente nas agências ou por meio de plataformas online. A Agência Brasil informa que os bancos que aderiram ao programa têm autonomia para estabelecer as condições de quitação dos débitos, incluindo os prazos para pagamento. Os descontos podem chegar a até 90%.

A iniciativa busca oferecer um respiro financeiro para os empreendedores que enfrentam dificuldades, permitindo que eles regularizem suas situações financeiras sem comprometer a continuidade de suas atividades. A flexibilidade nas condições de pagamento é um dos pilares do programa, proporcionando uma chance para que empresários possam ajustar suas contas de acordo com suas capacidades econômicas atuais.

“Estamos animados com essa notícia porque ela pode representar um novo começo para milhares de pequenos negócios,” afirma o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti. “Os microempreendedores são fundamentais para a geração de oportunidades e renda no país. É essencial valorizá-los e apoiá-los, garantindo um cenário favorável à estabilidade financeira e o crescimento dos negócios.”

De acordo com a gestora de Crédito do Sebrae-RN, Ruth Maia, antes de procurar as instituições financeiras para renegociar suas dívidas, é importante que o empreendedor busque ter clareza sobre sua capacidade financeira. Para isso, o Sebrae-RN oferece uma consultoria financeira gratuita. O serviço, com duração de seis horas, visa auxiliar os empresários a calcular a capacidade de pagamento real, fornecendo uma base sólida para negociações mais eficazes e ajustadas às suas condições financeiras atuais.

“Antes de renegociar suas dívidas, é fundamental entender sua capacidade de pagamento. Nossa consultoria no Sebrae faz exatamente isso: calculamos sua capacidade financeira para que você possa abordar as instituições com uma proposta adequada às suas reais necessidades, ajudando a evitar futura inadimplência”, enfatiza a gestora de Crédito do Sebrae-RN, Ruth Maia.

Crédito Já

A plataforma já conta com mais de 30 instituições colaboradoras

A gestora de Crédito do Sebrae-RN destaca que os serviços de consultoria financeira da instituição estão acessíveis através da plataforma ‘Crédito Já’. Disponível desde abril no endereço http://creditoja.rn.sebrae.com.br/, a ferramenta de gestão e acesso a crédito desenvolvida pelo Sebrae-RN facilita a interação dos empresários com recursos essenciais para a organização financeira de seus negócios.

Adicionalmente, a plataforma inclui um Simulador de Crédito que simplifica a tomada de decisões sobre financiamentos, fornecendo uma análise clara das opções disponíveis. Ela também destaca as taxas mais vantajosas, operando em parceria com uma ampla rede de instituições financeiras para garantir que os empreendedores encontrem as melhores soluções para suas necessidades.

Para o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a ferramenta é uma resposta importante aos desafios de acesso ao crédito enfrentados pelos gestores de pequenos negócios. “O ‘Crédito Já’ não apenas simplifica o processo de obtenção de crédito, mas também fornece um guia detalhado e passo a passo, garantindo que o empreendedor possa usá-la de forma educativa com suporte online integral. É uma ferramenta projetada para capacitar o empreendedor potiguar, facilitando o acesso às soluções financeiras que necessitam para crescer”, afirma o diretor técnico.