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Salas do Empreendedor de 131 cidades do RN concorrem a Selo de Atendimento 2023

Com quatro categorias, o Selo Sebrae de Referência em Atendimento vai reconhecer a qualidade dos serviços nas Salas do Empreendedor do país. O RN é o terceiro estado com mais adesões
Por Redação
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Natal –O Sebrae no Rio Grande do Norte vai avaliar e reconhecer os serviços e atendimentos realizados nas Salas do Empreendedor do estado com a segunda edição do Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2023. A iniciativa usa uma metodologia para verificar a qualidade dos atendimentos prestados pelas salas do empreendedor e redes de parceiros de atendimento aos empreendedores locais. O Selo é concedido em quatro categorias, sendo três estaduais (Ouro, Prata e Bronze) e uma nacional (Diamante), conforme pontuação obtida a partir de critérios qualitativos e quantitativos. O objetivo é atribuir categorias de qualidade em atendimento ao empreendedor em diversos momentos do ciclo de relacionamento, como prospecção, atendimento e pós atendimento, tanto nas interações presenciais quanto remotas.

Participam da iniciativa as salas do empreendedor com parcerias formalizadas por instrumentos jurídicos indicados pelo Sebrae. Nesta edição, salas de 131 municípios potiguares fizeram adesão para concorrer ao selo. Esse é o terceiro maior número de salas inscritas na avaliação entre os estados do Brasil.

As 167 Salas do Empreendedor no RN prestam atendimento aos empresários locais com o mesmo padrão do Sebrae

Até novembro, as salas desses municípios terão que comprovar os itens inseridos no rol de critérios estabelecidos para gerar pontuação, que servirá para classificar cada uma das salas. Aquelas com mais de 90 pontos vão receber o Selo Ouro na etapa estadual, prevista para ocorrer em dezembro deste ano, além de ganhar o direito de concorrer nacionalmente ao Selo Diamante, cuja solenidade está programada para março de 2024, em Brasília (DF). Serão contempladas com o título as salas mais bem pontuadas na categoria ouro nos estados.

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento começou no ano de 2022 com a proposta de reconhecer as melhores práticas nas salas do empreendedor de todo o Brasil. Durante o ano as salas são capacitadas e precisam comprovar seu atendimento de excelência por meio de um cliente oculto, bem como evidenciar que os atendentes estão se capacitando, que seguem um planejamento estratégico, que orientam o empreendedor sobre crédito, compras públicas e o portfólio diversificado do Sebrae, além de ter uma boa estrutura para receber o cliente, canais e serviços digitais, o registro dos atendimentos e uma quantidade mínima de atendimentos proporcional a densidade empresarial do seu município. Em 2022, o RN teve 42 salas inscritas e foram premiadas 6 salas, sendo 2 selos Ouro (Tibau e Monte Alegre), 1 selo Prata (Boa Saúde) e 3 selos Bronze (Rodolfo Fernandes, Serra Caiada e São Tomé).

Parâmetro de qualidade

De acordo com o gestor do Selo Sebrae de Referência em Atendimento no RN, analista técnico do Sebrae-RN Thales Rodrigues, a iniciativa é importante porque serve de parâmetro para ampliar o atendimento aos pequenos negócios nos municípios com serviços mais qualificados, assim como valorizar as equipes que atuam nesses locais e aumentar a satisfação dos usuários atendidos. Também serve para o Sebrae direcionar o apoio na execução dos atendimentos empresariais por meio de capacitações e orientações junto às estruturas que não foram bem posicionadas.

“O fato de sermos o terceiro estado com maior número de adesões ao selo, mostra que estamos com bom nível de relacionamento com as salas de empreendedor. Isso comprova que estão próximas ao Sebrae e bem engajadas, e ainda nos revela sobre capilaridade. Temos oito agências no estado e 167 municípios. A sala do empreendedor acaba sendo a ponte entre o Sebrae com a micro e pequena empresa daquele município. Por isso, a avaliação do atendimento nessas estruturas é estratégico para o Sebrae”, defende Thales Rodrigues.

Isso porque, ao buscar uma sala, o empreendedor tem acesso à orientação, soluções e portfólio do Sebrae. “Daí importância de cada município ter uma sala do empreendedor com um atendimento e qualidade e com equipes capacitadas. Ganha o Sebrae, o município e os empreendedores locais”, explica Thales Rodrigues.

Para auxiliar as salas do empreendedor no concurso, o Sebrae disponibiliza consultores e Agentes Territoriais, que receberam uma capacitação sobre o regulamento do Selo, destacando quais os pilares, os critérios e evidências necessárias para alcançar a melhor pontuação. Em julho, serão realizados oito encontros de capacitação com os atendentes das salas, sendo um encontro por agência, para replicar essas informações. “Esperamos que em dezembro possamos ter premiadas mais salas do que no ano passado e conseguirmos pelo menos um selo diamante, de reconhecimento nacional, para o Rio Grande do Norte”, espera Thales Rodrigues.