ASN RN
Compartilhe

Sebrae-RN recebe homenagem por contribuição na geração de 10 GW de energia eólica, marcando nova era no setor energético

Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O Sebrae-RN foi homenageado na noite da última sexta-feira(23) por seu papel essencial na promoção e desenvolvimento do setor de energias renováveis no Rio Grande do Norte, destacadamente no segmento eólico. A honraria foi concedida pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) ao Sebrae, no ato representado pelo diretor Técnico, João Hélio Cavalcanti, durante a cerimônia “Do Vento ao Desenvolvimento: 10GW de Energia Eólica no Rio Grande do Norte” que reuniu autoridades, empresários e especialistas do setor.

Este evento não apenas destaca o Rio Grande do Norte como líder incontestável na produção de energia eólica no Brasil, mas também reforça o compromisso do Sebrae-RN em impulsionar o crescimento sustentável e a inovação tecnológica no país. O reconhecimento foi recebido com entusiasmo pela comunidade empresarial e por diversos atores do setor, que apontam o Sebrae-RN como um papel importante na transformação do estado em um polo estratégico de energias renováveis.

Desde o início dos primeiros projetos eólicos no estado, o Sebrae-RN desempenhou um papel importante ao apoiar pequenas e médias empresas na integração com a cadeia produtiva do setor. Por meio do Polo Sebrae de Energias Renováveis, instalado em Natal e atua em todo território nacional, a instituição não apenas capacitou profissionais e empreendedores, mas também fomentou a inovação e a adoção de tecnologias avançadas que hoje colocam o estado na vanguarda da transição energética brasileira.

“A contribuição do Sebrae-RN para o setor de energias renováveis é muito importante. Eles não apenas prepararam o terreno para o crescimento da energia eólica no estado, mas também ajudaram a criar um ambiente de negócios favorável e sustentável, onde pequenas e médias empresas podem prosperar e inovar,” destacou Darlan Santos, diretor-Presidente do CERNE, durante o discurso que homenageou além do Sebrae, outras nove instituições como o Instituto Senai de Inovação (ISI), Voltalia, CPFL Renováveis e Neoenergia.

João Hélio recebeu homenagem, em nome do Sebrae, de Darlan Santos (CERNE). Foto: Guilherme Arnaud/Fiern

O marco de 10 GW gerados é mais do que um número simbólico; ele representa um salto significativo na matriz energética nacional, reforçando a importância das energias renováveis como pilar do desenvolvimento econômico e ambiental do Brasil. O Polo Sebrae de Energias Renováveis, com sua visão estratégica e compromisso com o futuro, tem sido uma peça chave nesse processo, promovendo conhecimento que proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências, para possibilitar um empreendedorismo de forma competitiva.

“Estamos muito orgulhosos de receber este reconhecimento. É o resultado de um trabalho conjunto com nossos parceiros e, principalmente, do esforço e da dedicação dos empreendedores potiguares que acreditam e investem no futuro das energias renováveis,” afirmou o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, ao receber a homenagem.

Com o sucesso do marco na geração de 10 GW eólicos, o Sebrae-RN reafirma seu compromisso em continuar apoiando o desenvolvimento sustentável e a inovação, abrindo novos horizontes para o setor energético brasileiro. O futuro é promissor, e o Rio Grande do Norte, com o Polo Sebrae de Energias Renováveis, está preparado para liderar a próxima fase da revolução energética no Brasil.

“Celebramos hoje os 10Gw de energia eólica que coloca o RN na vanguarda das energias renováveis do país. Esse resultado é fruto de um esforço coletivo- poder público, privado, empresários e o povo- que se mobilizou e transformou os nossos ventos em emprego, renda e sustentabilidade”, disse a Governadora do RN, Fátima Bezerra, uma das personalidades homenageadas da noite ao lado do ex-Presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, Senador Flávio Azevedo e a ex Governadora Wilma Maia no ato representada pelos filhas Márcia Maia e Ana Cristina Maia.

O Rio Grande do Norte, líder do ranking dos maiores produtores de energia de fonte eólica do Brasil, responde por cerca de 30% da capacidade de geração eólica do país e possui em seu território mais de 300 parques eólicos em operação.

Fórum Sebrae de Energia Solar

Nos dias 27 e 28 de agosto, o Polo Sebrae de Energias Renováveis, com o apoio do Mercado Solar, promove em São Paulo/SP o Fórum Sebrae de Energia Solar. Gestores de energias renováveis, especialistas, startups, pesquisadores da área, além de representantes dos órgãos de regulamentação e outros stakeholders do segmento de todo país, estarão reunidos para debater as principais temáticas e tendências relacionadas à energia solar fotovoltaica.

Na programação palestras diversificadas, networking estratégico e oportunidades de negócios. O evento acontece na Faculdade SEBRAE e mais detalhes sobre a programação podem ser obtidas no link a seguir: https://forumdeenergias.com.br/

-

Representantes de empresas e personalidades homenageadas no evento- Fotos: Guilherme Arnaud/Fiern

-

-

  • Energias renováveis; Prêmio Cerne