ASN RN
Compartilhe

31ª Fiart reforça protagonismo do artesanato potiguar com apoio do Sebrae-RN

Solenidade oficial de abertura destaca economia criativa, inclusão produtiva e histórias de transformação apoiadas pela instituição
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

A 31ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) reafirma seu papel como uma das maiores vitrines da economia criativa do Rio Grande do Norte, unindo cultura, identidade e geração de oportunidades. A feira teve início na sexta-feira (23), no Centro de Convenções de Natal, e a solenidade oficial de abertura foi realizada na segunda-feira (26), reunindo autoridades, artesãos, parceiros institucionais e representantes do setor produtivo.

Presente de forma estratégica na programação, o Sebrae no Rio Grande do Norte participa da Fiart com uma série de espaços e ações voltadas à valorização do artesanato, ao fortalecimento dos pequenos negócios e à ampliação do acesso a mercado para empreendedores criativos. Os ambientes localizados logo na entrada da feira, funcionam não apenas como vitrines comerciais, mas como espaços de acolhimento, aprendizado e geração de renda.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Itamar Manso, destacou a Fiart como um exemplo concreto de construção coletiva e valorização do fazer artesanal. “A Fiart é um espaço que valoriza o artesanato e emociona, porque conecta pessoas, histórias e culturas, despertando o interesse do público brasileiro e internacional. Esse é um trabalho que só acontece de forma colaborativa, pois ninguém faz nada sozinho. Por isso, o reconhecimento deve ser compartilhado com todos os parceiros e envolvidos, direta ou indiretamente, para que o resultado seja um evento bonito, forte e à altura da importância do artesanato potiguar”, afirmou.

O diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, no seu momento de fala, ressaltou que a presença da instituição na Fiart vai além da exposição de produtos e reflete uma estratégia consistente de desenvolvimento dos pequenos negócios. “A Fiart é um ambiente estratégico de acesso a mercado, onde o artesanato deixa de ser apenas expressão cultural e passa a ser também um negócio estruturado, competitivo e sustentável. O papel do Sebrae é justamente apoiar o empreendedor em toda a jornada, desde a capacitação técnica e a inovação até a comercialização, fortalecendo marcas autorais e ampliando oportunidades para que esses empreendedores cresçam e se consolidem no mercado”, afirmou.

Impacto

Entre os exemplos que traduzem o impacto das ações do Sebrae está a trajetória da artesã venezuelana Andreia Vallero, da marca Encanto Mulheres do Seridó. No primeiro dia da feira, ela abriu as atividades do espaço “Feito de Criar” com uma oficina de Costura Criativa, ambiente que promove vivências culturais por meio de oficinas gratuitas rápidas em diferentes tipologias artesanais.

Andreia Vallero, empresária venezuelana residente em Caicó. Foto: Mariana Falcão/ASN

A costura se tornou a nova profissão de Andreia em 2023, após participar de um projeto de capacitação realizado em parceria entre Sebrae-RN, Senai-RN e Aldeias Infantis SOS Caicó. Atualmente formalizada como Microempreendedora Individual (MEI), ela produz bolsas e chapéus a partir de resíduos de tecidos da indústria de bonés da região do Seridó, com peças expostas para comercialização na Loja Colaborativa do Sebrae-RN na Fiart.

“Aprendi a costura e me apaixonei por bolsas e chapéus. Estou formalizada como MEI e agora quero crescer, formar minha própria empresa. Já comprei minha própria máquina. Estar na Fiart é minha primeira experiência expondo, comercializando meus produtos e, ainda, ensinando o que aprendi”, relatou. Segundo a artesã, “o Sebrae é uma peça importante na minha vida, junto com as Aldeias Infantis, por todo o apoio e acolhimento”.

Outro destaque é a participação da empreendedora Mychelle Magalli da Silva, da marca Virô Bolsas Sustentáveis, que estreia na Fiart com coleções desenvolvidas especialmente para o evento. Alinhadas à temática nordestina, as linhas “Raízes do Nordeste” e “Toma Juízo” apostam na sustentabilidade como diferencial, utilizando lonas de eventos que seriam descartadas para a confecção de bolsas personalizadas.

Foto: Tiago Lima

Na coleção “Raízes do Nordeste”, as peças valorizam funcionalidade e elementos simbólicos da cultura regional. Já a coleção “Toma Juízo” reúne lona-bags com frases na linguagem nordestina, estimulando o consumo consciente e a redução do uso de sacolas descartáveis durante as compras na feira. “A minha expectativa é que o produto chegue ao maior número de pessoas, porque a Fiart é uma feira de grande potencial e visibilidade. Sempre foi um grande desejo participar, por ser um evento que valoriza tanto a cultura do nosso Nordeste quanto o trabalho de artesãos e empreendedores”, destacou.

-

Sebrae-RN na 31ª Fiart
O Sebrae no Rio Grande do Norte participa da 31ª Fiart, que segue até o dia 1º de fevereiro de 2026, com uma programação ampla dedicada à economia criativa e aos pequenos negócios. Entre as iniciativas estão a Loja Colaborativa do Sebrae, que reúne 14 artesãos de diversas tipologias, como moda autoral, acessórios sustentáveis, bordado, cerâmica, joalheria artesanal, crochê e produtos feitos a partir do reaproveitamento de materiais.

A programação inclui ainda o espaço Feito de Criar, voltado a oficinas e vivências artesanais; a Rodada de Negócios; o Espaço Feito Potiguar, com cervejarias artesanais do estado; e a Loja Feito Potiguar, dedicada à comercialização de produtos alimentícios regionais reconhecidos com o selo de origem do Sebrae. As ações reforçam o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a valorização da identidade cultural potiguar.

  • economia criativa
  • Fiart