Parnamirim – Com sua localização privilegiada à beira do Oceano Atlântico, o Rio Grande do Norte emerge como um polo de desenvolvimento promissor no setor da aquicultura, que está experimentando um crescimento exponencial. O estado oferece condições positivas para o cultivo de peixes, graças à abundância de água doce, um clima favorável e vastas terras agricultáveis. Essas questões foram debatidas nos seminários técnicos da Agência Sebrae Festa do Boi, um espaço do Sebrae no Rio Grande do Norte dedicado ao empreendedorismo potiguar e aos produtores rurais na 61ª Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
Durante a tarde desta terça-feira (10), o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Daniel Carlos Lanza, abordou em palestra e repassou informações valiosas sobre como ampliar a eficiência na carcinicultura, um importante segmento da aquicultura. O professor destacou a missão da universidade de levar tecnologia para o setor público e privado, com o objetivo de melhorar a produção da atividade.
Nesse contexto, a UFRN estabeleceu parcerias estratégicas com diversas empresas, incluindo a Genaptus, especializada no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a carcinicultura. Lanza ressaltou que a Genaptus oferece análises avançadas, como PCR para detecção de vírus, genotipagem e metagenoma, que auxiliam os produtores na tomada de decisões mais assertivas. “Essas inovações têm contribuído significativamente para a melhoria da produção nas fazendas e desempenharam um papel fundamental na capacitação de recursos humanos para utilizá-las com eficácia”, afirmou o especialista.
O Sebrae-RN também tem desempenhado um papel fundamental na promoção da carcinicultura no Rio Grande do Norte. A instituição promove consultorias técnicas para o licenciamento ambiental de empreendimentos, capacitação técnica de produtores e introdução de novas tecnologias de cultivo. Agora, em parceria com a Genaptus, irá auxiliar os produtores no uso de tecnologias para ganho de eficiência na produção.

-
“O Sebrae trabalhará diretamente com os produtores, empregando essas tecnologias para fornecer soluções práticas. Nosso objetivo é aumentar a eficácia do diagnóstico e das soluções para os produtores, tornando o setor ainda mais produtivo e sustentável.”, explicou Daniel Lanza.
Na programação, também foram abordados temas importantes, como a ostreicultura e sua comercialização. Além disso, houve uma palestra dedicada às boas práticas e aos desafios enfrentados na produção de tilápia, o peixe mais produzido no Brasil. A 61ª Festa do Boi é uma realização da Associação Norte-rio-grandense de Criadores – ANORC e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnamirim, Sebrae-RN e Polo Sebrae Agro. O evento prossegue até o próximo sábado (14), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal.