Quatro grupos produtivos de artesãos do Rio Grande do Norte participaram, nesta semana, de oficinas criativas conduzidas pela marca Catarina Mina. Durante uma das atividades, realizada na quarta-feira (12), os artesãos do Seridó Potiguar tiveram a oportunidade de apresentar, analisar e validar protótipos desenvolvidos ao longo do projeto.
A ação integra uma iniciativa de economia criativa que busca fortalecer o artesanato potiguar por meio do desenvolvimento de novos produtos. A Coleção Poti, sob a curadoria da marca Catarina Mina, é fruto da parceria entre Sebrae-RN e Instituto Riachuelo e tem sua conclusão programada para abril, quando as coleções criadas serão apresentadas ao público.
As atividades do projeto começaram em dezembro de 2024, com um diagnóstico detalhado de cada grupo produtivo. Em seguida, foram realizadas pesquisas criativas e ideação. Atualmente, a iniciativa está na fase de prototipagem, na qual novos produtos são desenvolvidos e testados com as quatro tipologias de artesanato do Rio Grande do Norte.
Desde o início desta semana, encontros presenciais estão sendo promovidos com artesãos de diferentes segmentos. Além de Caicó, onde o foco é o bordado, as reuniões também ocorreram em Natal (cerâmica), Alcaçuz (bilro) e Lajes Pintadas (sisal).
“A ação é direcionada para 4 grupos de artesãos de 4 tipologias de artesanato diferentes passando pelo processo criativo de desenvolvimento de novo produto. O projeto terá sua conclusão em abril, com a apresentação das coleções desenvolvidas a partir da capacitação”, explicou Maezia Teodora.
Para alinhar o processo criativo, discutir avanços e desafios, além de avaliar os testes realizados em cores, formas, materiais e modos de produção, a diretora criativa da marca, Celina Hissa, reuniu-se presencialmente com as artesãs do Seridó.
Celina destacou que o projeto representa uma oportunidade de valorização do artesanato potiguar e sua projeção para mercados nacionais e internacionais. “Estamos muito felizes por trabalhar com as bordadeiras e artesãs seridoenses. O trabalho delas é extremamente delicado e minucioso, e a qualidade tem nos surpreendido. Nosso objetivo é levar esse artesanato para fora do Rio Grande do Norte, ampliando sua visibilidade e reconhecimento”, afirmou. Além disso, Celia ressaltou que o espírito de trabalho coletivo das artesãs da região é um diferencial importante.
A coordenadora da Casa do Artesão, Fabiana Silva, enfatizou a importância da capacitação para a profissionalização das bordadeiras e a ampliação do mercado. “Receber um projeto como esse é motivo de grande alegria. A parceria com o Sebrae, o Instituto Riachuelo e uma marca de moda autoral, que trabalha impacto social e sustentabilidade, agrega muito valor ao trabalho das artesãs. Com essa capacitação, conseguimos qualificar ainda mais os produtos que já comercializamos, abrindo novas oportunidades, especialmente no mercado da moda”, afirmou.
Fabiana destacou ainda que os critérios para participação no projeto incluem ser expositora da Casa do Artesão do Seridó e possuir o Selo de Indicação Geográfica (IG) do Bordado de Caicó. Esse selo reconhece o talento e a tradição das bordadeiras da região, cujos trabalhos já conquistaram reconhecimento nacional.
Uma das beneficiárias do projeto, a artesã Heloísa Meneguel, celebrou a capacitação como uma oportunidade única de crescimento. “Estamos saindo da nossa zona de conforto e atravessando fronteiras. Ter a Catarina Mina interessada no nosso bordado é uma conquista imensa. O Selo de Indicação Geográfica nos ajuda a mostrar que nosso bordado é único e representa a cultura do Seridó”, declarou.
O analista técnico do Sebrae de Caicó, José Rangel, ressaltou a relevância da iniciativa para a valorização do bordado da região e a parceria com o Instituto Riachuelo, que vem proporcionando muitas oportunidades para a economia criativa do Seridó. “Esse projeto faz parte do planejamento do Sebrae e está focado na capacitação de quatro grupos de artesanato no estado. Aqui no Seridó, estamos trabalhando com as bordadeiras da Casa do Artesão, que possuem o Selo de Indicação Geográfica do Bordado de Caicó”, explicou.
Ele complementou que a capacitação tem sido desenvolvida de forma colaborativa e participativa, permitindo que as artesãs explorem novas possibilidades de design, materiais e acabamento. “Com o lançamento da coleção previsto para abril, a expectativa é que o projeto fortaleça ainda mais o artesanato potiguar e gere novas oportunidades de negócios para as bordadeiras da região”, finalizou.
/>