ASN RN
Compartilhe

Caravanas mobilizam 2 mil produtores do interior do RN à Festa do Boi

Articuladas pelo Sebrae RN, 30 comitivas participarão da programação técnica da feira, que acontece de 10 a 18 deste mês, em Parnamirim
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Produtores rurais do interior do Rio Grande do Norte terão a oportunidade de acessar conhecimento técnico e ampliar as oportunidades de negócios em mais uma edição da Festa do Boi, maior feira agropecuária do Nordeste. Eles integrarão 30 caravanas promovidas pelo Sebrae RN, com o intuito de fomentar as principais cadeias produtivas potiguares e fortalecer a economia regional. A expectativa é de que a iniciativa impacte cerca de 2 mil participantes, que partirão de todas as regiões do estado. A Festa do Boi começará na próxima sexta-feira (10) e seguirá até o dia 18, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Organizadas pelos diversos setoriais do Sebrae, por meio das agências regionais espalhadas pelo Estado, as caravanas garantem acesso à programação técnica da Agência Sebrae. São palestras, oficinas e workshops, com ênfase em temáticas como inovação, sustentabilidade e soluções para o campo, focadas em cadeias produtivas (suinocultura, bovinocultura, fruticultura, apicultura, entre outras). Também haverá exposição de produtos em estandes.

Somente do setorial da Fruticultura, as caravanas beneficiarão aproximadamente 200 produtores atendidos pelo Sebrae RN nas regiões Oeste, Vale do Açu, Mato Grande e do Seridó. Destaque para o município de Serra do Mel, de onde partirão cerca de 60 pequenos produtores dedicados exclusivamente à cajucultura, uma das mais representativas atividades econômicas locais.

Alexsandro Dantas preside a Cooperativa dos Beneficiadores Artesanais de Castanha de Caju do Rio Grande do Norte (Coopercaju), de Serra do Mel, e participará do evento ao lado de outros associados, em programação destinada à fruticultura, no dia 16. O produtor acredita que a iniciativa deve gerar novas oportunidades diretamente para os cooperados e em melhorias nos processos de produção da cooperativa.

“Esse tipo de ação é muito positiva para nós, pequenos produtores do interior, que, muitas vezes, não temos como participar de eventos tão importantes. Participar da caravana será uma oportunidade única para adquirir conhecimento e fazer novos negócios, deixando a cooperativa mais forte. O Sebrae tem sido um parceiro muito forte, que faz a diferença para que a gente siga o caminho certo e promissor para a cajucultura da Serra do Mel e do RN”, frisa.

Conexões e negócios

Gestor de Fruticultura do Sebrae RN, Franco Marinho explica que as caravanas têm papel estratégico para o fortalecimento das cadeias produtivas da agropecuária potiguar, especialmente para os pequenos produtores. Segundo o gestor, quando associadas a outras intervenções realizadas pelo Sebrae, como orientação técnica e ações de mercado, por exemplo, as caravanas contribuem na ampliação do acesso ao conhecimento, gerando conexões e favorecendo novos negócios.

Franco Ramos

“As caravanas servem justamente para esse propósito, de promover conhecimento e gerar oportunidades. O Sebrae oportuniza os pequenos produtores para que tenham acesso a informações valiosas que possam contribuir para fortalecer os pequenos negócios espalhados pelo interior do estado. Quando somamos essa ação a outras iniciativas, o resultado é nossa economia mais forte”, avalia.

As 30 caravanas partirão das agências regionais de Assú, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Currais Novos, Santa Cruz e Natal. Essas comitivas também terão acesso, na programação da Agência Sebrae na Festa do Boi, a rodadas de negócios, à instalação da Fazendinha Modelo, que simula o funcionamento de diversos cultivos de forma interativa, e à Queijeira Artesanal Modelo Nivardo Melo.

Mais informações sobre a programação podem ser acessadas no portal https://agenciasebraefestadoboi.com.br/

Realizada pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Parnamirim e Sebrae RN, a Festa do Boi celebra a 63ª edição em 2025. Com programação diversificada, a feira agropecuária conta com exposições e shopping de animais, julgamentos, leilões, palestras técnicas, além de atrações culturais e espaço gastronômico. Também inclui área de negócios voltada para empresas, produtores e visitantes, consolidando o evento como vitrine do agronegócio potiguar.