As estratégias e experiências de desenvolvimento integrado do Geoparque Seridó serão apresentadas como referência internacional durante o I Fórum de Geoparques Mundiais da UNESCO – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento acontece entre os dias 27 e 30 de maio, em Arouca, Portugal, reunindo geoparques, territórios aspirantes, especialistas, investigadores, gestores públicos e parceiros institucionais dos países lusófonos.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios reconhecidos pela relevância geológica internacional e que promovem ações de conservação, educação e desenvolvimento territorial sustentável por meio da Rede Mundial de Geoparques. Atualmente, os países de língua portuguesa somam seis geoparques portugueses — Arouca, Açores, Estrela, Naturtejo, Oeste e Terras de Cavaleiros — e seis brasileiros: Araripe, Caçapava, Quarta Colônia, Caminhos dos Cânions do Sul, Uberaba e Seridó, localizado no Rio Grande do Norte.
A programação dos dois primeiros dias do fórum contará com palestras, painéis temáticos e mesas-redondas, com a participação de representantes de Geoparques Mundiais da UNESCO de Portugal, do Brasil e de países da CPLP interessados na criação de novos geoparques. Já nos dias 29 e 30 de maio, os participantes farão visitas técnicas ao território do Arouca Geopark, com atividades voltadas ao patrimônio geológico, natural e cultural da região.
Para Janaína Medeiros, diretora do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó (CPIGS), a participação no evento reforça o protagonismo do semiárido brasileiro na construção de estratégias inovadoras de desenvolvimento sustentável. “Compartilhamos experiências e práticas desenvolvidas no território do Seridó, demonstrando como a união entre municípios, instituições e comunidades pode construir soluções sustentáveis que transformam territórios e inspiram o mundo”, destaca.
Sobre a atuação do Sebrae-RN junto ao Geoparque Seridó, o gestor de Turismo da instituição, Yves Guerra, destaca que o apoio ao território ocorre de forma estratégica desde a sua concepção, com iniciativas voltadas à promoção do destino, capacitação de empreendedores e comercialização turística. Segundo ele, essas ações contribuem para consolidar o território como referência internacional em desenvolvimento sustentável.
“A participação no Fórum de Geoparques de Língua Portuguesa fortalece a cooperação entre territórios, promove o intercâmbio de boas práticas e amplia a visibilidade internacional do Geoparque Seridó e do Rio Grande do Norte, reforçando o papel dos geoparques no desenvolvimento econômico, social e sustentável”, pontua.
Geoparque Seridó
Reconhecido pela UNESCO desde 2022, o Geoparque Seridó abrange seis municípios: Currais Novos, Parelhas, Lagoa Nova, Cerro Corá, Acari e Carnaúba dos Dantas. São aproximadamente 2.800 km², onde vivem cerca de 120 mil habitantes.
O território se destaca pela diversificação das opções de lazer e pela promoção da preservação ambiental. Com o apoio do Sebrae-RN e de parcerias público-privadas, a região tem investido em infraestrutura turística e capacitação de profissionais locais, o que fomenta a economia em municípios distantes das capitais.
Entre os atrativos presentes na área estão a nascente do Rio Potengi, em Cerro Corá; o Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas; os açudes Gargalheiras, em Acari, e Boqueirão, em Parelhas; a Mina Brejuí e o Cânion dos Apertados, em Currais Novos; além do Tanque dos Poscianos, em Lagoa Nova, local historicamente utilizado por mulheres da comunidade para lavagem de roupas.

