Mais do que um palco para discussões e inovações cruciais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o evento Conexão ODS se prepara para celebrar a diversidade artística e cultural brasileira. Por meio do Conexão Cultural, a programação oferece um respiro inspirador e um espaço de descontração e leveza, que ressalta a importância de valorizar os talentos artísticos locais em meio a debates tão relevantes para o futuro.
Ao longo dos três dias de evento artistas prometem encantar o público. Quem abre a programação, no dia 7 de agosto, com sua energia contagiante e exaltando brasilidade, é o grupo Fuxico de Feira, dando boas vindas aos participantes do evento. Para abrir os trabalhos na plenária do evento, o canto indígena de Nathalia Tatanka conecta o público às raízes ancestrais. Já no fim do dia, as crianças da Comunidade Novo Horizonte são protagonistas da plenária com o Balé da Ralé, e o encerramento do 1o dia será com o ritmo cativante da Skarimbó Banda.

No segundo dia de evento, 8, o público poderá desfrutar da percussão vibrante de Batukedô e para fechar a programação em grande estilo, o Conexão Cultural traz talento e o samba envolvente da potiguar Roberta Sá que, este ano, comemora 20 anos de carreira.
Para o último dia, está confirmada a tradicional manifestação cultural e religiosa, Roda de Toré – ritual que é celebrado por diversas etnias do nordeste brasileiro. E, para festejar a 2a Edição do Conexão ODS, o grupo Samba Preto no Branco, encerra as atividades do evento com uma vibração contagiante.
O Conexão Cultural foi cuidadosamente pensado para enriquecer a experiência dos participantes, proporcionando pausas artísticas que estimulam novas perspectivas e conexões. Para Ticiana Rolim, idealizadora do evento e presidente da Somos Um, é um momento de reconhecer a arte como uma ferramenta poderosa de engajamento, reflexão e celebração, fundamental para inspirar a ação em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento social. “Acreditamos que a arte tem o poder de unir, inspirar e transformar, elementos essenciais para alcançarmos os ODS”, reforça.
A realização do Conexão Cultural reafirma o compromisso do Conexão ODS em integrar todas as dimensões do desenvolvimento sustentável. O Conexão Cultural é um projeto financiado com recursos do Programa Cultural Câmara Cascudo, executado pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA) e tem como patrocinadores a Brisanet, Instituto Riachuelo, Santa Clara e Solar Coca-Cola.
O Conexão Cultural faz parte da programação do Conexão ODS que é Promovido pela Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, e, nesta edição, também pelo Sebrae RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Serviço:
Conexão ODS
Quando: 07 a 09 de agosto de 2025
Onde: Hotel Senac Barreira Roxa – Natal/RN
Realização: Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, Sebrae-RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade.