O projeto “Transformando Açúcar em Oportunidade”, uma iniciativa social do Sebrae-RN, inicia suas atividades em 2025 com uma Oficina de Páscoa gratuita voltada para mães atípicas. A capacitação acontece nesta quinta-feira (3), às 14h, na Agência Sebrae Grande Natal.
Realizado em parceria com a confeiteira Vivi Costa, o projeto tem como objetivo a formação empreendedora em confeitaria, promovendo a inclusão produtiva e criando oportunidades de renda para quem deseja ingressar no mercado.
Nesta primeira oficina, que contará com o apoio da clínica Vivianny Lopes, as participantes aprenderão técnicas profissionais para produção de ovos de chocolate e trufas, além de estratégias para comercialização e precificação dos produtos.
Todas as inscritas receberão o Kit Sementes, contendo insumos e utensílios para a primeira produção, possibilitando que a capacitação já gere renda imediata com as vendas de Páscoa.
De acordo com Elisete Lopes, gestora de Negócios de Impacto do Sebrae-RN, a edição passada do projeto focou na capacitação técnica e em orientações de vendas, resultando em uma feira ao final do ano. Para 2025, o escopo será ampliado com novos temas de gestão, como fotografia gastronômica, estratégias de vendas nas redes sociais e precificação.
Precisamos não apenas capacitar, mas ajudar essas empreendedoras a acessarem o mercado confeiteiro. O essencial é vê-las gerando renda e conquistando sua autonomia financeira, destaca Elisete Lopes, gestora de Negócios de Impacto do Sebrae-RN.
Ela também explica que, nesta primeira atividade do ano, a capacitação será voltada para mães atípicas, grupo que frequentemente enfrenta dificuldades para manter um emprego formal. Porém, o objetivo é atender o máximo de perfis que necessitam ser incluídos produtivamente, ampliando as oportunidades de empreendedorismo para quem antes não tinha renda.
Além desta Oficina de Páscoa, estão previstas mais oficinas de ovos de chocolate e trufas, além de capacitações para a produção de biscoitos, brigadeiros, bolos caseiros e bolos regionais. A programação do projeto também inclui a realização de uma Feirinha no fim do ano, onde as participantes poderão comercializar seus produtos, e a participação no evento Papo de Confeiteiras, previsto para outubro.