O município de Cruzeta deu um passo importante rumo ao fortalecimento do ambiente de negócios ao oficializar, na última quarta-feira (19), a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que transforma cidades em territórios mais favoráveis ao empreendedorismo, aos pequenos negócios e ao desenvolvimento econômico sustentável. A entrega dos primeiros estudos e diagnósticos marca o início de um novo ciclo de planejamento, participação social e construção de políticas públicas orientadas para resultados.
Durante encontro realizado na Prefeitura, a gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae-RN, Cátia Lopes, apresentou ao prefeito Joaquim José de Medeiros o Relatório de Dados Oficiais Socioeconômicos de Cruzeta e a Pesquisa de Percepção do Cidadão. Os documentos oferecem um panorama detalhado da realidade econômica e social da cidade e funcionam como base para a tomada de decisões estratégicas.
Segundo Cátia Lopes, os estudos representam a primeira etapa do programa e se tornam ferramentas essenciais para gestores e equipes técnicas compreenderem o cenário local. A pesquisa revelou percepções positivas da população sobre o ambiente empreendedor. Em torno de 55,6% dos entrevistados reconhecem que a gestão municipal facilita a abertura de novos negócios e 58,4% consideram a administração pública como incentivadora do empreendedorismo. O levantamento também mostra que os pequenos negócios formam a base da economia local, com 60,4% dos CNPJs pertencentes a MEIs, 35,4% a microempresas e 4,2% a empresas de pequeno porte, reforçando o papel estratégico da Sala do Empreendedor.
Cátia destacou ainda que o estudo aponta oportunidades importantes, especialmente relacionadas ao consumo local. Parte da população beneficiada por auxílios governamentais, por exemplo, poderia fortalecer o comércio da cidade ao priorizar produtos e serviços locais. “Ao escolher comprar aqui, fortalecer produtos e serviços que nascem no município, a população alimenta uma cadeia de valor que gera emprego, renda e dinamismo econômico”, afirmou. Ela também ressaltou a importância do eixo de compras públicas do programa, que prevê ações de simplificação dos processos licitatórios e o incentivo ao uso do Contrata+Brasil, plataforma digital do Governo Federal destinada a contratação de MEIs para serviços de até R$ 12 mil.
A próxima etapa será a elaboração de um diagnóstico aprofundado e o planejamento das 30 soluções que compõem o programa, construídas de forma colaborativa com secretários, coordenadores, lideranças empresariais e cidadãos. O lançamento oficial do programa em Cruzeta está previsto para janeiro de 2026, seguido da Oficina DEL (Desenvolvimento Econômico Local), que mobilizará a comunidade para definir prioridades e metas.
Para o secretário de Administração e Tributação, Balfan Kattson Dantas, a adesão ao programa reforça o comprometimento da gestão municipal com a profissionalização da gestão e o fortalecimento dos pequenos negócios. Ele lembrou que Cruzeta já participou do programa Inova, que levou consultorias aos empreendedores locais, e destacou que a reabertura da Sala do Empreendedor aproxima ainda mais o município do Sebrae. A participação no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora também reflete o empenho da administração em estimular o desenvolvimento econômico e a geração de oportunidades.
O prefeito Joaquim José de Medeiros avaliou a parceria com o Sebrae como um marco na trajetória de desenvolvimento de Cruzeta. Segundo ele, transformar informação em ação será o eixo central das próximas etapas. “Esta parceria com o Sebrae certamente renderá bons frutos para o município. As informações que recebemos hoje irão se transformar em benefícios reais para o desenvolvimento de Cruzeta”, destacou.
Com a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, Cruzeta inicia uma trajetória baseada em planejamento técnico, participação comunitária e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento. A expectativa é de que o trabalho conjunto impulsione o empreendedorismo, amplie oportunidades e gere impactos positivos para toda a população.

