Muitas vezes, a importância dos momentos de networking é subestimada, sendo vistos como encontros informais de pouca relevância. No entanto, esses espaços têm o poder de proporcionar a aquisição de novos conhecimentos, incentivar a troca de informações, abrir caminho para oportunidades de negócios e gerar conexões estratégicas — como o cobranding, quando duas ou mais marcas se unem para criar um único produto inovador.

Um exemplo disso é a parceria entre as empresas Elas Vida Leve, Cordeiro Patriota e a queijaria Dona Gertrudes. As três foram reconhecidas com o selo Feito Potiguar e, a partir de um encontro promovido pelo movimento, surgiu a ideia de co-criarem um produto especial em comemoração ao Dia do Hambúrguer, celebrado em 28 de maio.
A iniciativa, porém, ganhou novos contornos e se consolidou como algo ainda maior. O resultado foi a produção de um combo exclusivo com itens das três marcas, disponível para compra até o dia 6 de junho — ou enquanto durarem os estoques.
O combo inclui quatro pães Elas Vida Leve, quatro hambúrgueres artesanais da Cordeiro Patriota, quatro tipos de queijo da Dona Gertrudes e dois molhos especiais: ketchup de goiabada e maionese vegana temperada da casa, com assinatura da chef Lua Andrade, sócia da fábrica de panificação inclusiva Elas Vida Leve. Tudo isso entregue em uma bolsa térmica exclusiva com a marca Feito Potiguar.
“Estamos nos unindo e fortalecendo nossas marcas, alcançando os clientes uns dos outros e levando nossos nomes, o nome do Sebrae e do estado para onde for. Fico feliz por essa parceria de sucesso, que já está promovendo outras uniões, atingindo o público de cada um, aumentando o alcance das empresas e fortalecendo-as mutuamente”, relata Lua Andrade.
Parceria estratégica
“Co-branding é uma estratégia de negócio que une a força de duas ou mais marcas para criar um produto, serviço ou até mesmo uma experiência conjunta”, explica Ana Carolina Ribeiro, gestora do projeto de Alimentos e Bebidas e analista do Sebrae-RN, destacando que o sucesso desse tipo de parceria só faz sentido caso exista alinhamento entre valores, cultura e posicionamento das marcas envolvidas.
Segundo ela, entre as principais vantagens estão o aumento do alcance de mercado, a ampliação da base de clientes, o fortalecimento da identidade das marcas e a geração de oportunidades de inovação. “Mas é fundamental escolher um parceiro com valores compatíveis e público-alvo semelhante, antes de iniciar qualquer colaboração”, alerta.
Iniciativas como as promovidas pelo Sebrae, que estimulam o networking entre pequenos negócios, são ambientes propícios para o surgimento de novos cobrandings. “Quando há trocas reais entre empreendedores, surgem ideias, sinergias e, muitas vezes, produtos inovadores que não nasceriam isoladamente”, conclui.
Novas conexões no Feito Potiguar
O movimento Feito Potiguar é uma dessas oportunidades que os empreendedores podem aproveitar para ampliar conexões e fortalecer seus negócios. Empresas interessadas em obter o reconhecimento do selo podem se inscrever pelo site oficial (feitopotiguar.com.br), preenchendo um formulário com informações sobre a empresa e seus produtos. Após a inscrição, a solicitação passa por uma análise que inclui um diagnóstico do negócio.