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Do networking à inovação: marcas criam produtos colaborativos a partir de conexões locais

Iniciativas como o Feito Potiguar mostram como conexões estratégicas podem gerar valor, visibilidade e inovação no mercado potiguar
Por Redação
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Muitas vezes, a importância dos momentos de networking é subestimada, sendo vistos como encontros informais de pouca relevância. No entanto, esses espaços têm o poder de proporcionar a aquisição de novos conhecimentos, incentivar a troca de informações, abrir caminho para oportunidades de negócios e gerar conexões estratégicas — como o cobranding, quando duas ou mais marcas se unem para criar um único produto inovador.

Três marcas de alimentos se uniram para lançar uma edição especial de sanduíche, combinando seus produtos.

Um exemplo disso é a parceria entre as empresas Elas Vida Leve, Cordeiro Patriota e a queijaria Dona Gertrudes. As três foram reconhecidas com o selo Feito Potiguar e, a partir de um encontro promovido pelo movimento, surgiu a ideia de co-criarem um produto especial em comemoração ao Dia do Hambúrguer, celebrado em 28 de maio.
A iniciativa, porém, ganhou novos contornos e se consolidou como algo ainda maior. O resultado foi a produção de um combo exclusivo com itens das três marcas, disponível para compra até o dia 6 de junho — ou enquanto durarem os estoques.

O combo inclui quatro pães Elas Vida Leve, quatro hambúrgueres artesanais da Cordeiro Patriota, quatro tipos de queijo da Dona Gertrudes e dois molhos especiais: ketchup de goiabada e maionese vegana temperada da casa, com assinatura da chef Lua Andrade, sócia da fábrica de panificação inclusiva Elas Vida Leve. Tudo isso entregue em uma bolsa térmica exclusiva com a marca Feito Potiguar.

“Estamos nos unindo e fortalecendo nossas marcas, alcançando os clientes uns dos outros e levando nossos nomes, o nome do Sebrae e do estado para onde for. Fico feliz por essa parceria de sucesso, que já está promovendo outras uniões, atingindo o público de cada um, aumentando o alcance das empresas e fortalecendo-as mutuamente”, relata Lua Andrade.

Parceria estratégica

“Co-branding é uma estratégia de negócio que une a força de duas ou mais marcas para criar um produto, serviço ou até mesmo uma experiência conjunta”, explica Ana Carolina Ribeiro, gestora do projeto de Alimentos e Bebidas e analista do Sebrae-RN, destacando que o sucesso desse tipo de parceria só faz sentido caso exista alinhamento entre valores, cultura e posicionamento das marcas envolvidas.

Segundo ela, entre as principais vantagens estão o aumento do alcance de mercado, a ampliação da base de clientes, o fortalecimento da identidade das marcas e a geração de oportunidades de inovação. “Mas é fundamental escolher um parceiro com valores compatíveis e público-alvo semelhante, antes de iniciar qualquer colaboração”, alerta.

Iniciativas como as promovidas pelo Sebrae, que estimulam o networking entre pequenos negócios, são ambientes propícios para o surgimento de novos cobrandings. “Quando há trocas reais entre empreendedores, surgem ideias, sinergias e, muitas vezes, produtos inovadores que não nasceriam isoladamente”, conclui.

Novas conexões no Feito Potiguar

O movimento Feito Potiguar é uma dessas oportunidades que os empreendedores podem aproveitar para ampliar conexões e fortalecer seus negócios. Empresas interessadas em obter o reconhecimento do selo podem se inscrever pelo site oficial (feitopotiguar.com.br), preenchendo um formulário com informações sobre a empresa e seus produtos. Após a inscrição, a solicitação passa por uma análise que inclui um diagnóstico do negócio.

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