ASN RN Atualização
Compartilhe

Empresas do Agreste e Litoral Sul do RN recebem Selo Feito Potiguar durante o Festival Pipa Gourmet

 Iniciativa valoriza produtos locais e reforça o compromisso do Sebrae-RN com o fortalecimento da gastronomia e da identidade produtiva potiguar
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Pipa/Tibau do Sul- Empresas da região do Agreste Potiguar e Litoral Sul foram reconhecidas com o Selo Feito Potiguar, em uma solenidade que realizada na última sexta-feira (17), dentro da programação do Festival Pipa Gourmet 2025, na Praça dos Pescadores, na praia da Pipa, em Tibau do Sul. A ação integra o trabalho do Sebrae no Rio Grande do Norte para promover e dar visibilidade aos empreendimentos que valorizam a produção local e contribuem para o desenvolvimento econômico do estado.

Durante o evento, Maria Luiza, gestora da área de alimentação fora do lar do Sebrae-RN, fez uma apresentação institucional sobre o movimento Feito Potiguar, destacando o papel do selo como instrumento de valorização dos produtos genuinamente potiguares, que se distinguem pela qualidade, origem, segurança sanitária e sustentabilidade. O público também conheceu de perto uma exposição com produtos de diferentes segmentos já certificados com o selo, representando a diversidade e a força da produção norte-rio-grandense.

O Festival Pipa Gourmet, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), reuniu chefs, produtores e apreciadores da boa gastronomia. Nesta edição, os restaurantes participantes apresentaram cardápios especiais elaborados com produtos que possuem o Selo Feito Potiguar, levando à mesa o sabor e a autenticidade da produção local.

A presidente da Abrasel Regional Litoral Sul Potiguar, Gilda Barros, também comemorou a parceria para realização da primeira edição do festival e da certificação concedida ao seu empreendimento, o Quintal Pipa. Ela ainda ressaltou a importância da parceria com o Sebrae/RN na valorização dos negócios locais. “Estamos muito felizes com a realização da primeira edição do Festival Pipa Gourmet e muito mais felizes de ter conciliado esse lançamento com o lançamento do selo Feito Potiguar do Sebrae aqui na nossa região. E esse selo veio para valorizar mais ainda a nossa culinária, a nossa gastronomia, dar uma força para o nosso trabalho”, afirmou.

O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, em seu momento de fala destacou que ‘o Feito Potiguar é um movimento de valorização do que é produzido no Rio Grande do Norte, estimulando o consumo consciente, o fortalecimento dos pequenos negócios e a criação de uma identidade produtiva regional. A entrega do selo durante o Festival Pipa Gourmet reforça essa proposta, aproximando produtores, empresários e consumidores em um ambiente de celebração e reconhecimento da cultura potiguar’.

Para o empresário da Coco & Cia, Tássio Cruz, a conquista do Selo Feito Potiguar representa o reconhecimento de uma trajetória sólida e da valorização da produção local. “A Coco & Cia tem 35 anos de mercado, começou com o coco in natura e hoje industrializa o produto, levando-o para todo o Brasil. Receber esse selo aqui no Rio Grande do Norte é fantástico, porque reafirma que nosso produto é feito com coco potiguar, com qualidade e responsabilidade social”, destacou. Localizada em São José de Mipibu, a fábrica possui tecnologia de ponta e capacidade de produzir 20 toneladas por dia, atendendo todos os estados brasileiros. Segundo Tássio, a empresa aposta nas compras diretas de produtores locais e oferece capacitação em parceria com o Sebrae e o Senai. “É um orgulho ver o coco potiguar ganhando espaço nas gôndolas do país e sendo reconhecido por sua excelência”, completou.

Equipe do Sebrae/RN faz entrega do Selo Potiguar para dois empreendimentos de Michaella.

A empreendedora Michaella Bitarelo, que comanda o Restaurante Macoco e a Mais Empanadas, celebrou a conquista do Selo Feito Potiguar para as suas duas marcas. “É uma felicidade enorme receber esse reconhecimento, porque ele valoriza um trabalho que fazemos há anos com muito cuidado e compromisso com o produto local”, afirmou.

Há 13 anos à frente do Macoco, em Pipa, Michaela construiu a identidade do restaurante com base na cozinha artesanal e no conceito do quilômetro zero, priorizando ingredientes do Rio Grande do Norte. Já a Mais Empanadas, especializada em empanadas argentinas e com três anos de atuação, segue a mesma filosofia. “O selo é uma certificação importante, que comunica diretamente ao cliente que a empresa tem um trabalho responsável e valoriza quem é da terra”, destacou.

O gerente da Agência Sebrae Agreste, Leonel Pontes, destacou a importância do reconhecimento às empresas que apostam na identidade potiguar como diferencial competitivo. “Essa entrega é um dia de muita alegria, um grande movimento de valorização do que é nosso, do nosso território potiguar. Essas empresas que receberam o selo nos dão orgulho,  nos dão cada vez mais vontade de fazer esta terra crescer e se desenvolver e gerar oportunidades. O Selo Feito Potiguar é mais do que uma certificação, é uma forma de valorizar quem produz com qualidade e mantém um vínculo genuíno com o nosso território”, afirmou.

Prestigiaram o evento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso, o Conselheiro do CDE, José Lucena, o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, a gerente de Desenvolvimento Setorial do Sebrae/RN, Verônica Melo, o embaixador do Movimento Feito Potiguar, o jornalista Rodrigo Levino (proprietário de um restaurante nordestino em São Paulo), equipe técnica do Sebrae/RN,  representantes da Prefeitura de Tibau-RN e da Abrasel Litoral Sul, além de empresários e público em geral.

Sobre o Feito Potiguar

O Movimento Feito Potiguar é uma iniciativa do Sebrae-RN, em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern), a Federação do Comércio (Fecomércio) e a Federação das Indústrias (Fiern). Conta ainda com o apoio institucional da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e do Governo do Estado. A ação, iniciada em abril deste ano,  integra uma estratégia ampla de fortalecimento da economia regional, estimulando a produção local e promovendo a conexão com os mercados consumidores. Com as novas adesões já são 175  empresas com Selo Potiguar.

  • Feito Potiguar