ASN RN
Compartilhe

Empresas potiguares recebem certificação de qualidade da ABSOLAR em evento nacional

WSO Solar e Grupo Kaio César são as primeiras certificadas por meio de parceria entre o Polo Sebrae de Energias Renováveis e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Duas empresas potiguares do setor de energia solar foram as primeiras reconhecidas no país, na última quarta-feira (10), com a Certificação Voluntária Qualidade ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, nível AA, na categoria Integradores. A WSO Solar e o Grupo Kaio César são as primeiras organizações a conquistar o selo por meio do Termo de Cooperação firmado entre o Polo de Energias Renováveis do Sebrae, sediado no Rio Grande do Norte, e a ABSOLAR.

A entrega ocorreu durante o 5º Encontro Nacional ABSOLAR, realizado em São Paulo e com programação até quinta-feira (11). A certificação atesta que as organizações foram avaliadas e aprovadas em auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade, demonstrando capacidade para executar adequadamente a operação fotovoltaica. O reconhecimento também reforça a segurança ao consumidor e fortalece a cadeia produtiva, garantindo que a expansão do mercado de energia solar ocorra de forma sustentável, transparente e alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais.

Williman Oliveira, empresário da WSO Solar, destaca que a certificação representa um marco importante. “Reforça a legitimidade de sermos uma empresa genuinamente potiguar, além de carregar o prestígio da ABSOLAR, que é conhecida mundialmente por sua defesa do uso de energia limpa e sustentável”. Ele afirma ainda que o selo amplia oportunidades no mercado e fortalece a competitividade da empresa em âmbito nacional.

“Os ajustes em pontos importantes trouxeram mais eficiência e um padrão nacional para nossos processos. Isso reflete diretamente no respeito que conquistamos dos clientes, concorrentes e do nosso distribuidor oficial, a WEG. Podemos dizer com confiança que seguimos crescendo e nos consolidando no mercado com credibilidade”.

Com sede em Currais Novos, o Grupo Kaio César também celebrou a conquista em suas redes sociais, reforçando o compromisso com a qualidade mesmo nascendo fora dos grandes centros urbanos. “Crescemos longe dos grandes centros, guiados pela busca constante por conhecimento, responsabilidade técnica e pelo compromisso real de transformar a realidade energética da nossa região. Esse reconhecimento reforça algo que sempre acreditamos: excelência não tem endereço. Tecnologia não escolhe capital. E o interior também constrói inovação, confiança e futuro”.
Apoio do Sebrae
Graças ao Termo de Cooperação com a ABSOLAR, as empresas receberam apoio do Sebrae por meio do programa Sebraetec para adequação aos requisitos da certificação. O serviço incluiu diagnóstico e preparação das empresas para a auditoria.

Diretor Técnico, João Hélio e Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR. Foto: Cedida

“A entrega dessa certificação representa muito mais do que um reconhecimento técnico. Ela simboliza um ano inteiro de trabalho conjunto, de debates, de fóruns, de encontros e de amadurecimento do setor. Foram diversas discussões importantes, desde temas regulatórios até desafios das redes, que exigem de todos nós sensibilidade e responsabilidade. Hoje, ao ver empresas potiguares alcançando essa certificação, percebemos o quanto avançamos. E, sinceramente, poucos lugares no mundo têm o ‘problema’ que nós temos: abundância de energia, especialmente a solar. Em muitos países que visitamos, a falta desse potencial leva à interrupção de produção. Aqui, temos o privilégio de transformar essa riqueza em desenvolvimento, eficiência e competitividade. A certificação ABSOLAR confirma que estamos no caminho certo e que nossas empresas estão preparadas para competir em alto nível” disse, João Hélio Cavalcanti, diretor Técnico do Sebrae-RN,

Segundo Lorena Roosevelt, gerente do Polo de Energias Renováveis, também presente na solenidade, o Termo de Cooperação tem como propósito impulsionar o avanço tecnológico e fortalecer a competitividade das empresas do setor fotovoltaico. “A iniciativa promove a adoção de padrões elevados de qualidade, segurança e integridade operacional, estruturando processos internos e ampliando a confiabilidade técnica das organizações”.

Para Marijara Leal, gestora do Sebraetec, a parceria fortalece toda a cadeia de valor da energia solar fotovoltaica no país. “Essa certificação cria um diferencial competitivo para as empresas do setor, garantindo mais segurança aos atores e consumidores ao atestar que a empresa possui capacidade técnica para realizar de forma adequada a operação de sistemas fotovoltaicos. No Rio Grande do Norte, o Sebraetec já realizou 9.504 atendimentos em 2025 com soluções tecnológicas em 155 municípios. Em 2026, essa solução será ofertada nacionalmente em benefício das empresas do estado”.

Encontro Nacional ABSOLAR 2025
O Encontro Nacional ABSOLAR é considerado um dos principais eventos do setor fotovoltaico no país. A programação reúne profissionais de toda a cadeia de valor da energia solar, com debates sobre novidades regulatórias, tendências de mercado e inovações tecnológicas, além de oportunidades de conexão com fornecedores, clientes e potenciais parceiros de negócio.

  • Absolar
  • Certificação
  • Energia Solar