ASN RN Atualização
Compartilhe

Evento do setor industrial aborda saúde mental no trabalho

Summit de Liderança e RH: Conexão Transformadora da Indústria Potiguar, ocorrerá no dia 14 de agosto, no Teatro Riachuelo
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

A saúde mental tem se tornado um tema cada vez mais relevante no ambiente corporativo, refletindo diretamente na produtividade e no bem-estar dos trabalhadores. Transtornos mentais, como depressão e burnout, são causas significativas de afastamentos laborais. Segundo o psiquiatra Jales Clemente, a depressão já é a segunda maior causa de afastamento do trabalho no mundo, perdendo apenas para dores nas costas. Dados globais indicam que 15% dos afastamentos estão relacionados a transtornos mentais.

Esse importante tema será abordado no evento “Summit de Liderança e RH: Conexão Transformadora da Indústria Potiguar”, que ocorrerá no dia 14 de agosto, das 14h às 21h, no Teatro Riachuelo. Com o apoio do Sebrae-RN, Fiern, CNI e do Programa PROCOMPI, a organização está a cargo do Sindicato da Indústria de Sorvetes, Congelados e Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (Sindisorvete-RN). A palestra “Saúde Mental Corporativa: Impactos da Saúde Mental no Trabalho” contará com a participação da psicóloga Alda Karoline, do psiquiatra Jales Clemente e de Georgia Antony (SESI Nacional).

Para o médico, os números revelam a necessidade urgente de as empresas adotarem medidas preventivas. Ele enfatiza que o primeiro passo é informativo: conhecer os problemas de saúde mental e reconhecer os fatores de risco. O burnout, ou esgotamento profissional, é um exemplo claro de um desses fatores. “Mapear funcionários que apresentam sinais de risco para adoecimento mental pode ser crucial na prevenção. Ferramentas online e algoritmos disponíveis na internet permitem que as empresas realizem esse mapeamento por meio de questionários, frequentemente integrados aos setores de medicina do trabalho”, relata.

O Sebrae-RN oferece consultorias e suporte para empresários e líderes de pequenos negócios que reconhecem a importância de proporcionar aos seus colaboradores um ambiente de trabalho saudável.

Ana Carolina Ribeiro, gestora da Indústria de Alimentos e Bebidas do Sebrae-RN, explica que as consultorias de gestão de pessoas oferecidas pelo Sebrae-RN seguem uma metodologia que permite o desenvolvimento de lideranças, com orientações para tomada de decisão e estratégias para motivar e engajar equipes; autoavaliação dos pontos fortes e oportunidades de melhoria desse líder e de sua equipe; e desenvolvimento de habilidades de gestão por meio do uso de ferramentas práticas, como a criação de uma matriz de desenvolvimento.

Nesse contexto de desenvolvimento e fortalecimento empreendedor, um dos cursos sempre indicados para os empresários é o Empretec, o principal programa de formação de empreendedores do mundo, que atende gestores em diferentes estágios empresariais, ajudando-os a aprimorar suas habilidades e competências.

Outra abordagem que proporciona grande suporte aos líderes é a participação em grupos empresariais, associações, sindicatos e redes de negócios, nas quais o Sebrae tem uma presença ativa. Essas ações acolhem o empresário e geram parcerias, permitindo uma troca de conhecimento e experiência, e muitas vezes mentorias. “Uma liderança eficaz terá um impacto significativo na saúde mental das equipes. Líderes que promovem um ambiente de trabalho positivo, com comunicação aberta e apoio emocional, podem contribuir para o bem-estar mental dos colaboradores. Uma liderança não treinada, inadequada, por outro lado, pode ser um gatilho para estresse, ansiedade e burnout”, destaca a gestora.

Cenário da saúde mental no trabalho no Brasil

No Brasil, o impacto econômico das doenças mentais é alarmante, com gastos anuais na ordem de 80 bilhões de reais, destaca o psiquiatra Jales Clemente. Para mitigar esses custos, o médico aponta como uma estratégia eficaz oferecer tratamentos psicológicos, especialmente aqueles focados na terapia cognitivo-comportamental, além de tratamentos psiquiátricos via telemedicina. Segundo Jales, essa abordagem aumenta o acesso dos funcionários aos cuidados necessários.

“Adicionalmente, a Organização Mundial da Saúde recomenda fortemente o treinamento de líderes e gestores sobre saúde mental. Esse treinamento visa evitar práticas prejudiciais, como o assédio moral, e promover um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor”, sintetiza o médico.

Summit de Liderança e RH

A expectativa da organização do evento Summit de Liderança e RH é reunir cerca de mil participantes, entre empresários, líderes industriais, estudantes universitários, instituições de ensino técnico-profissionalizante e profissionais de RH. Os ingressos estão disponíveis para compra através do Sympla, pelo link https://outgo.com.br/summit-de-lideranca-e-rh, ou diretamente na bilheteria do Teatro Riachuelo.

!important;">-

Serviço:

Summit de Liderança e RH: Conexão transformadora da Indústria Potiguar

14 de agosto de 2024, às 14h

Teatro Riachuelo

Realização: Sindisorvete/RN

Apoio: FIERN, SESI, SENAI, IEL, Sebrae e Procompi

  • RH
  • Summit Liderança