Como inovar e impactar o mercado da moda? Essa foi a questão central debatida no evento Costurando IA – O Futuro das Confecções na Era da Inteligência Artificial, realizado nesta sexta-feira (14) pelo Sebrae-RN, em parceria com a Associação de Moda do Rio Grande do Norte (AMO-RN).
Reunindo diversos atores da cadeia produtiva da moda potiguar, o evento foi pensado para atender às necessidades de um setor em constante transformação, com foco no uso estratégico das novas tecnologias aplicadas à produção, gestão e vendas.
O workshop foi conduzido por Eduardo Cristian, conhecido como “embaixador das confecções” e fundador do movimento Costurando Sucesso, acompanhado de sua equipe. A proposta foi oferecer um treinamento prático e estratégico voltado para a gestão inteligente das confecções.
Além de Cristian, o evento contou com as palestras de Chai Demarch, que abordou como potencializar os lucros com o uso da inteligência artificial, e de Kaká Sabocinski, que apresentou o método D.E.C.A., com foco em estratégias de marketing e construção de narrativas que geram vendas.

A capacidade de tornar as empresas mais eficientes — seja no uso dos canais de comunicação, no auxílio ao desenvolvimento de coleções ou na organização dos processos internos — foi um dos destaques do encontro. Segundo Verônica Melo, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, as novas tecnologias representam uma ampla gama de oportunidades para o setor. “Vemos um leque de oportunidades gigantesco para que as marcas possam se apropriar dessa tecnologia para melhorar seu produto, seu processo e sua gestão, tornando-se cada vez mais competitivas no mercado”, destacou.

Para Eduardo Cacho, presidente da AMO-RN, o domínio da tecnologia é essencial para manter a competitividade no setor de vestuário. “O mundo está evoluindo muito rápido, então ficar fora da inteligência artificial é algo impossível. Ou a gente se adequa ou fica para trás. Hoje conseguimos desenvolver coleções e criar estampas com o uso da inteligência artificial, por exemplo”, afirmou.
Gestão eficiente e IA: caminhos para escalar confecções
Durante o evento, foram apresentadas estratégias fundamentais para que empresas do setor consigam se adaptar, crescer e escalar suas marcas diante do novo cenário competitivo. Os participantes aprenderam a estruturar equipes mais eficientes, alinhar produção e demanda e otimizar processos para reduzir desperdícios — tornando as confecções mais lucrativas e competitivas.
Entre os principais desafios discutidos estiveram a escassez de mão de obra qualificada, a necessidade de equipes mais produtivas e as formas de alinhar produção e vendas para evitar sobras de estoque ou falta de mercadoria.
Antes de explorar as possibilidades da inteligência artificial na confecção, Eduardo Cristian fez um alerta sobre a importância do fator humano.
A IA não faz nada sozinha — é necessário saber usá-la corretamente, e para isso é fundamental fazer bem o básico da gestão. Sem dados e organização, a IA só potencializa erros, afirmou Eduardo Cristian, fundador do movimento Costurando Sucesso.
Como solução, ele enfatizou a importância de “arrumar a casa” primeiro: estruturar a empresa, investir nas pessoas e, só então, aplicar as ferramentas de IA de forma consciente e eficiente.