A Expofruit 2025, Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (20), em Mossoró, reafirmando seu papel como o maior evento de fruticultura do Nordeste e um dos principais da América Latina. Parceiro da feira desde a primeira edição, no início dos anos 1990, o Sebrae no Rio Grande do Norte voltou a marcar presença com uma programação estratégica voltada à inovação, à internacionalização e à valorização da produção potiguar.
Um dos destaques da agenda, a Rodada Internacional de Negócios – Frutas Frescas, realizada pelo programa Exporta Mais Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Sebrae-RN. A iniciativa reúne produtores locais e compradores internacionais em encontros de negócios que devem ampliar o alcance da fruticultura potiguar nos mercados mais exigentes do mundo.

No estande do Sebrae, localizado na entrada da feira, a diversidade e a inovação ganham vitrine própria. O espaço conta com a exposição de 10 empresas com produtos certificados pelo selo “Feito Potiguar”, movimento criado para valorizar e identificar itens de origem local com qualidade reconhecida. Sete delas receberam a chancela oficialmente durante solenidade realizada no dia 20. Além disso, a Cozinha Show promete atrair o público ao longo dos três dias de feira, com chefs preparando pratos exclusivos utilizando ingredientes potiguares certificados. Já a Vitrine Tecnológica será o palco para startups apresentarem soluções voltadas ao agronegócio, reforçando a conexão entre tradição e inovação.
Durante a solenidade de abertura, o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destacou a importância da parceria histórica com a feira que fortalece toda cadeia da fruticultura. “O Sebrae esteve presente desde a primeira edição da Expofruit e tem contribuído para que o setor da fruticultura potiguar se torne uma referência internacional. Hoje celebramos não apenas um evento, mas um legado de inovação e oportunidades para os produtores do nosso estado”, afirmou.
O presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), Fábio Queiroga, ressaltou o impacto econômico e a relevância da feira para o setor. “A Expofruit é uma vitrine que conecta produtores, compradores e pesquisadores, promovendo negócios e desenvolvimento. É um orgulho para a fruticultura do RN receber tantos investidores e parceiros em Mossoró”, disse.
Em seu momento de fala o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, destacou a relevância da cidade como palco da Expofruit e sua posição de destaque no mercado internacional da fruticultura. “Mossoró se destacou ao ponto de que o melão que chega à Europa é o melão daqui de Mossoró. Isso significa ampliação de áreas cultivadas, mais empregos, geração de renda e crescimento do nosso PIB”, ressaltou.
A governadora Fátima Bezerra enfatizou o papel estratégico da fruticultura para a economia e a identidade do estado. “A fruticultura é um dos motores da nossa economia, gera emprego, renda e coloca o Rio Grande do Norte em destaque no cenário mundial. A Expofruit simboliza esse potencial e mostra como sustentabilidade e inovação caminham juntas para garantir o futuro da atividade”, declarou.
Encerrando a solenidade de abertura, a organização prestou homenagem aos diretores da agrícola Famosa, Carlo Porro e Sr Richard Miller, pelas boas práticas nos serviços prestados na fruticultura. Presente no município desde 1995, numa área de mais de 30 mil hectares, a empresa gera mais de 10 mil empregos e é a maior produtora de melão do país.
A Expofruit 2025 acontece até sexta-feira (22), na Estação das Artes, em Mossoró-RN, com o tema “Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”. São mais de 200 empresas expondo em 300 estandes distribuídos em 17 mil m² de área, com expectativa de receber mais de 40 mil visitantes de várias regiões do Brasil e do exterior durante os dias de evento. O impacto econômico estimado pelos organizadores da feira é superior a R$ 90 milhões, somando negócios realizados durante e após a feira.