ASN RN Atualização
Compartilhe

Expofruit: Sebrae RN certifica novas empresas com selo Feito Potiguar

Com adesões, já são 123 empresas com a chancela do programa em todo o estado; expectativa é de alcançar a marca de 150 negócios neste ano
Por Especial Expofruit 2025
ASN RN Atualização
Compartilhe

Em uma das ações de destaque na programação do Sebrae RN na Expofruit 2025, sete empresas da Região Oeste receberam, nesta quarta-feira (20), o selo Feito Potiguar – certificação que valoriza a produção local e fortalece empreendedores potiguares em seus mercados. A cerimônia aconteceu no estande do Sebrae, na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró, onde a feira internacional de fruticultura abriu oficialmente suas portas para três dias de intensa movimentação de negócios, conhecimento e oportunidades.

Com as novas adesões, já são 123 selos Feito Potiguar entregues em todo o Rio Grande do Norte, e a expectativa é de alcançar a marca de 150 empresas certificadas até o final do ano. Receberam o selo as empresas Agro Frutas, Aprofam, Cooderg, Abps Frutas, M&M Agro, Feirinha da Fran e Ovos Caipira Pé de Serra.

O selo integra o Programa Feito Potiguar, criado pelo Sebrae RN para valorizar e certificar empresas que oferecem produtos de qualidade genuinamente potiguares. Além de um reconhecimento, a iniciativa promove diferenciação competitiva, ampliando acesso a mercados, fortalecendo negócios e aumentando a visibilidade das marcas.

Histórias que inspiram

Entre os contemplados com a certificação está Francileide Oliveira, proprietária da Feirinha Fran, em Mossoró. A empreendedora iniciou sua trajetória vendendo frutas e hortaliças produzidas em casa e hoje administra um negócio consolidado, que reúne produtos de diferentes agricultores familiares da região.

“O Sebrae nos acompanha desde muito tempo. Esse selo é um reconhecimento como produtora e empreendedora. Hoje já trabalhamos com produtos de todo o estado, e cada vez mais produtores querem participar da feirinha, colocando seus produtos na nossa loja”, destacou.

Outro exemplo é o de Ivanildo de Lima, do Assentamento Angicos, em Baraúna, proprietário da Agro Frutas, que cultiva principalmente melão em cerca de 20 hectares, com distribuição para grandes centros como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Para ele, o selo é uma conquista que agrega valor e dá visibilidade ao trabalho de pequenos produtores.

“Com o Sebrae dando essa oportunidade da gente ter o certificado, é muito gratificante. O selo fortalece cada vez mais a agricultura. Estou muito feliz, porque para mim é uma grande conquista”, afirmou o produtor.

A cerimônia de entrega contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto, diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, equipe técnica do Sebrae, além de representantes do poder público local e estadual.

Estratégia de fortalecimento

Analista técnica do Sebrae RN, Daniela Tinoco ressalta que o Feito Potiguar vai além da certificação entregue às empresas participantes. Significa, também, oportunidade de acesso a novos mercados, a partir do apoio recebido do Sebrae RN.

“Esse diferencial tem atraído essa grande quantidade de empresas que já aderiram ao programa. Elas têm a possibilidade de fortalecer seus negócios e aumentar a competitividade, acessando novos mercados. Nossa ideia é chegar a 150 empresas até o fim do ano, ampliando inclusive a participação de restaurantes e hotéis como compradores dos produtos com o selo. Isso fomenta toda a cadeia produtiva e conecta nossos empreendedores a turistas e consumidores finais, mostrando o que temos de melhor no estado”, detalhou.

Sobre o Programa Feito Potiguar

O Programa Feito Potiguar é uma inciativa articulada pelo Sebrae RN, em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern), Federação do Comércio (Fecomércio) e Federação das Indústrias (Fiern), e conta com o apoio institucional da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e Governo do Estado. A ação integra uma ampla estratégia de fortalecimento da economia regional, estimulando a produção local e promovendo a conexão com os mercados consumidores.

Sobre a Expofruit
Reconhecida como uma das principais feiras de fruticultura do Brasil e da América Latina, a Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (Expofruit) reafirma o protagonismo de Mossoró e do Rio Grande do Norte no cenário nacional e internacional do setor.

Realizada pelo Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Sebrae RN, o evento reúne produtores, empresários, pesquisadores, compradores e instituições parceiras em um ambiente de negócios, inovação e conhecimento, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva da fruticultura tropical irrigada.

  • EXPOFRUIT
  • Feito Potiguar